Panoramas FARO: Conheça os destaques de maio em 7 países (107 Faunos, Hermeto, Kei Linch, Knak, Ale Acosta, Cimafunk)…

por ALIANÇA FARO

A Argentina surge representada pelo 107 Faunos enquanto o bruxo Hermeto Pascoal emerge do Brasil. A Colombia lança luz sobre o rapper Kei Linch enquanto a ilha cubana exala, mais uma vez, o brilho de Cimafunk. Da Espanha surge a estreia solo de Ale Acosta enquanto o México marca presença com o divertido duo Juanpalitoschino e o Uruguai pede passagem com o rapper Knak.

Esses são alguns dos nomes comentados neste Panorama, um artigo conjunto dos meios de comunicação que compõem a Faro, Aliança Iberoamericana de Meios Culturais e Musicais, que tem como objetivo destacar os lançamentos que devem ser levados em conta por todos os amantes da música na região.

Como todos os meses, você também pode ouvir – e seguir – a nossa playlist atualizada no Spotify, que apresenta uma ampla seleção de músicas de destaque de cada país. Sempre bom lembrar que a Aliança Faro é formada por Indie Hoy (Argentina), Indie Rocks (México), MagazineAM:PM (Cuba), Mondo Sonoro (Espanha), Piiila Musica  (Uruguai), POTQ (Chile), Shock (Colômbia) e Scream & Yell (Brasil) .


ARGENTINA
por Juampa Barbero – Indie Hoy (indiehoy.com)

“VANDALISMO COMPARADO”, 107 FAUNOS
O sétimo álbum do 107 Faunos é uma ode à nostalgia encapsulada em oito músicas que ressoam com a visceralidade de tempos melhores que talvez nunca tenham existido. “Vandalismo Comparado” mistura distorções doces e letras existenciais que dançam entre a melancolia e a esperança. As colaborações com J, do Los Planetas, e Niño Elefante, do El Mató a un Policía Motorizado, acrescentam um toque de familiaridade a essa colagem policromática que não busca reinventar a roda, mas sim girar graciosamente em um terreno conhecido. Desde a suave “Mi Diablo” até a frenética “Arena Rápida”, a banda de La Plata nos lembra que, em um mundo onde tudo parece efêmero, a essência da autenticidade ainda é um refúgio precioso. “Promesa Feliz” e “Diciembre, Marzo” capturam a angústia do cotidiano, enquanto “Esta Noche” oferece uma fugaz escapulida ao ritmo de desejos não realizados. Com ironia sutil e honestidade absoluta, 107 Faunos não só se mantém fiel ao seu som característico, mas também abraça a incerteza de nossos tempos com uma sabedoria que só os anos podem conceder.

Playlist Argentina
107 Faunos – “Promesa feliz”
Revistas – “La maldad”
Anabella Cartolano – “ABC”
Gladyson Panther – “Tatuaje”
Violeta Castillo con Matt Montero – “Zoom”


BRASIL
por Marcelo Costa – Scream & Yell

“PRA VOCÊ, ILZA”, HERMETO PASCOAL E GRUPO
Aos 87 anos e ostentando saúde e vigor, o “bruxo” Hermeto Pascoal abre o coração em “Pra você, Ilza”, um álbum dedicado à memória de sua esposa Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e teve seis filhos. O disco surge 24 anos após a partida de Ilza. Entre 1999 e 2000, Hermeto registrou 198 partituras em um caderno dedicado à amada, e só agora decidiu registrar parte do material, escolhendo 13 temas para saudar Ilza e encantar o ouvinte. Acompanhado por André Marques (piano), Jota P (saxofone), Itiberê Zwarg (baixo), Ajurinã Zwarg (bateria) e Fábio Pascoal (percussão), Hermeto chegou ao estúdio com a partitura bruta, e ia indicando aos músicos como o arranjo deveria soar. O resultado é um disco atemporal e emocionante. Gravado por Miles Davis e recém condecorado com um título honoris causa pela prestigiada Juilliard, de Nova York, Hermeto demostra com “Pra você, Ilza” que tem material para nos encantar por uma década ou mais. Comece por aqui…

Playlist Brasil
Selton – Fatal
Gustavo Galo e Juçara Marçal – Pequena Árvore
Black Pantera – Tradução
Livia Nery – Tempo de Mistério
Hermeto Paschoal – Na Feira do Jabour


COLOMBIA
por Valentina Alfonso – Shock (shock.co)

“DULCINEA”, KEI LINCH
“Dulcinea” é o primeiro álbum da rapper colombiana que, em suas palavras, explica perfeitamente sua essência: ser doce e “nea” (algo como “da rua”). Em 16 canções, Kei Linch abre seu coração e sua vida enquanto explora as diferentes cores de sua voz no hip hop, R&B, RKT, música popular e neo soul. Tão complexo quanto o sentimento da vida cotidiana, “Dulcinea” passa por todas as emoções: gratidão, rancor, amor, raiva e o orgulho de ser uma rapper em um gênero que geralmente não é fácil para as mulheres. Kei nos convida a uma jornada introspectiva por quatro estados emocionais, cada um representado por um símbolo: o primeiro estado, simbolizado pelo sol radiante, nos envolve em um cobertor de gratidão. Músicas como “Bendecida & Afortunada” e “180 km”, ao lado de Junior Zamora, nascido em Cali, celebram as bênçãos da vida e a sorte encontrada na simplicidade. À medida que avançamos, um coração partido ocupa o centro do palco, encapsulando temas de desgosto e desilusão. “La Mejor Noche D Mi Vida <3” e “Hechixería”, ao lado de MelyMel, exploram as profundezas do desgosto e da traição. O punhal, símbolo da força interior, nos leva a uma viagem do ego. Músicas como “Iss$shhh” e “Bil Mode” mostram uma Kei desafiando as regras e recuperando o controle de sua narrativa. Finalmente, a viagem retorna ao sol, mas dessa vez com um tom de aspiração. Músicas como “Todo Cambia” nos lembram de como a vida é mutável.

Playlist Colombia
El truco – Santiago Cruz, Duplat
Razones – Mayra Sánchez
De cero a cien – Lika Nova
Criminal Cool – La Pestilencia
Combat – Ela Minus


CUBA
por Magazine AM:PM (magazineampm.com)

“CATALINA”, CIMAFUNK & MONSIEUR PERINÉ
Cimafunk apronta de novo! Algumas poucas horas em um estúdio em Bogotá foram suficientes para transformar a química instantânea com os colombianos do Monseiur Periné em uma faixa que deveria estar em qualquer playlist de verão que se preze. Em “Catalina” podemos desfrutar do prazer do reconhecimento de dois projetos empolgantes da cena latina atual. Um entrelaçamento de ritmos afro-caribenhos produzido pelo porto-riquenho Fux Beat que nos deixa ainda mais ansiosos pelo que trará o novo álbum da estrela cubana.

Playlist Cuba
Quería Saber – Silvio Rodríguez
Marca Mandarina – Bebeshito; El Taiger; Ernesto Losa
Elephanto; Milton McDonald; EIDI | Cocinando
Voces de Mi Familia – Alex Cuba
Catalina, Cimafunk & Monsieur Periné


ESPANHA
por David Pérez – Mondo Sonoro (mondosonoro.com)

“EL PORVENIR”, ALE ACOSTA
Música para dançar e música eletrônica para clubes ao ritmo e batida da ilha das montanhas de fogo, Lanzarote. Voltando ao passado com carinho, mas sem nostalgia, olhando para trás, mas sempre caminhando e olhando para frente. Esse é o pulso e a luz que flui em “El Porvenir”, a excelente estreia solo do produtor e músico Ale Acosta, metade do Fuel Fandango. Um álbum conceitual e um retrato dos costumes locais que, ao longo de suas oito faixas ecléticas, mas unificadoras e orgânicas, viaja pelas paisagens de Lanzarote e pelas lembranças que despertam aromas, cores e sentimentos.

Playlist Espanha
Ale Acosta – ¿A dónde vas niño?
Maximiliano Clavo – En solitario
Alizzz – EN tucas o en la mía
Zuaraz – También de dolor se canta
Parquesvr – Que arda Madrid


MÉXICO
por Ana Li Rodríguez – Indie Rocks! (indierocks.mx)

“NATSUKASHII”, JUANPALITOSCHINOS
Há quatro anos, um projeto divertido e cheio de atitude foi formado na Cidade do México, o Juanpalitoschinos. Friné Alejo e Joan Page são uma dupla que sabe como combinar o melhor do pop urbano japonês dos anos 1980 com certas nuances de sons latino-americanos. Depois de uma longa espera, o álbum de estreia da dupla, “Natsukashii”, está finalmente disponível de forma independente com um total de 12 músicas que o convidarão a dançar e viver sua vida a partir de uma perspectiva vintage. “’Natsukashii’ é o ponto culminante de muito trabalho duro, muita jornada e aprendizado, onde aprendemos não apenas sobre música, mas também sobre negócios. Eu acrescentaria que o lançamento desse álbum nos dá uma sensação de alívio”, explica Juanpalitoschinos em uma entrevista para o Indie Rocks! Aproveite, sonhe, dance, enlouqueça com esse álbum que o fará se sentir jovem e retrô ao mesmo tempo.

Playlist México
“Escapar” – Fer Altuzar ft. Wet Baes
“Mi cielo” – Hay un dinosaurio
“Oye amigo” – Niño Viejo
“Madrugada” – Abel Ibáñez G.
“309” – Andru


URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA

“KÁPSULA”, KNAK
Em uma noite fria de maio, centenas de pessoas se reuniram para ouvir “Kápsula”, o segundo álbum de Knak, pela primeira vez. Foi apenas uma audição, mas o público o vivenciou como se fosse um show: gritando junto com cada verso que já conheciam, fazendo pogo nas faixas mais poderosas, ouvindo atentamente e se emocionando com as letras mais sinceras. Porque “Kápsula” não apenas capta Knak cumprindo seu objetivo de elevar seu próprio nível e colocar o Uruguai mais firmemente no mapa do trap, mas é – antes de tudo isso – uma crônica de sua ascensão meteórica e um relato sincero dos bastidores do trabalho e do impacto emocional que isso exigiu. Por isso, ele abre seu coração, seja contando as mágoas amorosas e os objetivos alcançados, seja incluindo áudios de sua família, expressando em lágrimas o orgulho que sentem. Mas ele também explora novos terrenos musicais com seu colaborador Tadu Vázquez na produção artística e na companhia de nomes como Zeballos, Lucho SSJ, Luis Angelero e Barta no microfone e na produçã. Entre os destaques estão “Suave”, um funk muito chill; “H2O” e “Conjuro”, que vão mais para o pop eletrônico com um toque dos anos 1980; e “Tu Tu Tu <3”, que ativa a dança com sua bateria e baixo. O que foi comemorado em uma noite de maio foi consolidado alguns dias depois: um álbum que alcançou um milhão de ouvintes no Spotify em uma semana, que colocou faixas na lista das 50 músicas uruguaias mais virais e que marcou mais um grande momento na carreira de um artista que nunca para de seguir adiante.

Playlist Uruguai
Knak
Juan Campodónico
Bárbara Jorcin
Tadu Vázquez
Diego González

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.