17 anos atrás, Danilo Corci e Ricardo Giassetti decidiram fazer uma pergunta: e se um disco virasse literatura? Nascia a Mojo Books, primeira editora 100% digital do Brasil, que de dezembro de 2006 até dezembro de 2012 explorou de maneira diversificada essa possibilidade, lançando mais de 130 volumes de livros inspirados em discos.
Desde 2022, o Scream & Yell vem republicando os livros da Mojo buscando manter o acervo da editora online (enquanto também estivermos online). A ideia é ter toda semana um livro “novo” da Mojo sobre um disco disponível! O volume 108 da série (conheça os anteriores) é dedicado a “O Fole Roncou”, disco que Luiz Gonzaga lançou em 1974 pela Série Coronado da Odeon.
No início dos anos 1970, Luiz Gonzaga passou um breve período fora da RCA, gravando pela Odeon um compacto simples (“Samarica Parteira”, de 1973) e dois álbuns: “Luiz Gonzaga” (1973) e “Daquele Jeito” (1974). “O Fole Roncou” é uma coletânea que reúne canções desses dois discos da Odeon lançada na série Coronado. Quem assina esse Mojo Book é Carlos Henrique de Castro Assis. Faça o dowload do livro ou leia online em PDF.
BAIXE O MOJO BOOK 108 EM PDF AQUI
Manuel, o velho Manu, apesar da idade, tinha o couro esticado. Com setenta e tantos anos ainda derrubava boi indolente agarrado aos chifres do bicho.
Criou treze filhos: sete da primeira falecida, seis da última defunta. O facão, pegado à cintura, era carregado pra cima e pra baixo. Já empunhara a espada pra muito valente de terreiro. Antes de morrer, praticava os golpes nas pequenas abóboras que abria pra complementar a refeição das vacas paridas. Segundo os parentes, morreu das tripas e, no dia seguinte ao do enterro, sepultou a paz entre os filhos.
Enquanto velavam o morto, Nazaré, a velha, disse às mulheres:
— Antes de o velho Manu esfriar, as coisas daqui, dos vivos, esquentam.
Em seguida, tratou de lançar o xale preto sobre a cabeça branca, dando à sua fala um ar profético. As rezadeiras fizeram o sinal da cruz e recomeçaram a reza…