texto de Marcelo Costa
2024 começou emocionante para os fãs do The xx: no dia 30 de dezembro, Romy, que se apresentava solo no festival australiano Beyond The Valley Fest, confirmou em entrevista nos bastidores – reproduzida pela NME – que o trio está trabalhando em um novo álbum: “Sim, é divertido, é bem diferente estar no estúdio com The xx”. Segundo ela, os experimentos solo de cada um dos integrantes devem trazer novos ares para o som do xx, mas nada que mude a sonoridade da banda radicalmente: “Ainda é muito cedo [mas] ainda acho que você será capaz de dizer que somos nós. Acho que estamos entusiasmados para seguir em frente e manter a sensação de frescor”.
Ainda que esteja de volta ao estúdio com Jamie xx and Oliver Sim (o último trabalho do trio saiu em 2017), Romy Madley Croft está rodando o mundo fazendo shows no trabalho de divulgação de seu primeiro disco solo, “Mid Air”, lançado em setembro de 2023: após festivais na Austrália neste começo de janeiro, ela passa por Seul (Coréia) e Tóquio (Japão), voa para Los Angeles, estica para Nova York e, ali pra maio, baixa na América do Sul para shows em Buenos Aires, Santiago e… São Paulo: ela é uma das atrações da segunda edição do C6 Fest – a primeira, excelente, você relembra aqui – numa noite que promete fazer todo o público dançar muito, afinal ela divide o palco com Jaloo feat Gaby Amarantos, Soft Cell e a dupla incendiária 2ManyDjs.
Antes de “Mid Air” sair, os shows de Romy eram divididos meio a meio com ela fazendo DJ Set na primeira parte (que incluía hits de Rihanna, Sonique e Alice Deejay, entre outros) e deixando as programações para uma parceira no segundo trecho enquanto assumia o microfone, divertindo-se em números com dançarinos no palco, e mostrando uma confiança de quem sabe muito bem o território que quer ocupar. Já com o álbum nas ruas, Romy levou para a estrada o “Club Mid Air” – o show que chega ao Brasil no dia 18 de maio – ansiando recriar a cena queer dos clubes dos anos 1990 e 2000 para transformar em boate qualquer espaço que surgisse em sua frente na busca por diminuir a distância e aproximar as pessoas na pista de dança.
Daí que no show de Romy, ela é uma de nós, e não uma estrela no palco, intocável, distante. No Webstar Hall, em Nova York, no começo de dezembro, ela foi dançar no meio do público, meio que recriando as imagens do clipe de “Enjoy Your Life”, um dos singles de “Mid Air”. Na volta para o palco, contou que alguém havia derramado alguma bebida na sua cabeça, concluindo: “Sinal de que a noite está boa”. Detalhe: Romy vem fazendo isso em todos os shows, e a foto de Gabrielle Clement, que abre o texto, flagra Romy dançando na pista de seu show anteontem (03 de janeiro) em Sidney, na Austrália (há mais no Insta dela). A vibe de festa com todo mundo se sentindo livre permeia um show que promete ser uma das boas surpresas da segundo edição do C6 Fest.
Abaixo, registros de duas canções de Romy ao vivo em momentos e arranjos diferentes: no set para a rádio pública WFUV, de Nova York, gravado em setembro de 2023, Romy se apresentou solo com guitarra em punho em momentos de pura delicadeza lírica. Para o mítico programa de Jools Holland, gravado em outubro, Romy mostrou a mesma “Weightless” na versão eletrônica. “Strong” também surge desnuda na versão da WFUV e com arranjo eletrônico no BBC Radio 1 Live Lounge.
O C6 Fest acontece no Parque Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de maio. Conheça a programação completa dividida por dias aqui. Os ingressos estão à venda aqui.
– Marcelo Costa (@screamyell) é editor do Scream & Yell e assina a Calmantes com Champagne.