por ALIANÇA FARO
O ano de 2023 está chegando ao fim e a FARO, Aliança de Mídias Independentes Culturais da Iberoamérica, se despede deste ano intenso com o último panorama da temporada, um resumo dos destaques de oito países da região no mês de novembro, segundo o critério editorial dos diferentes meios que formam a aliança: Indie Hoy (Argentina), Indie Rocks (México), MagazineAM:PM (Cuba), Mondo Sonoro e Zona de Obras (Espanha), Piiila Musica Uruguai), POTQ (Chile), Shock (Colômbia) e Scream & Yell (Brasil) .
Ainda teremos dezembro, um mês de poucas novidades e em que as listas, com os lançamentos mais relevantes do ano são os protagonistas. Um evento do qual também estaremos participando para dar conta dos destaques de 2023 em cada um de nossos países. Mas é melhor não nos adiantarmos e passarmos para a música ibero-americana deste último mês e, é claro, para a já clássica playlist disponível no Spotify que elaboramos com todo o amor do mundo.
ARGENTINA
Por Juampa Barbero – Indie Hoy
FERMÍN – “TODO SOBRE LA NADA”
“Todo Sobre La Nada” revela uma nova metamorfose de Fermín Ugarte. Em seu segundo álbum, o artista nascido em Chascomús ecoa sua desconstrução estética para criar uma colagem pop que leva elementos do funk brasileiro, trap e reggaeton, sem perder de vista a música eletrônica que marcou presença em seu EP “Mañana es Peor” (2022). Recarregado de emoções, formas e estilos, Fermín parece pronto para deixar seu coração na mesa para nos fazer vibrar ao ritmo de suas palpitações. Ao longo dessas oito faixas, o produtor e DJ nos mostra que a música é tanto um canal para transmitir sentimentos intensos quanto um jogo divertido e necessário na busca do refrão perfeito. Entre melodias luminosas, versos magnéticos e flashes experimentais, o sucessor de “Orden y Progreso” (2021) revela um artista que não se importa em seguir manuais. Assim, nós o ouvimos orbitar as auras de Dillom e Six Sex em colaborações desafiadoras, ou fluir sobre batidas surreais que transformam a tristeza em uma pista de dança brilhante. Fermín nos leva a seu próprio paraíso, onde sempre é primavera.
Playlist Argentina:
Fermín – “Berlín”
Fransia – “Vitamina”
Faraonika – “Guapa vendo”
Peces Raros – “Óxido”
Coiffeur – “Piensa en mí”
BRASIL
por Marcelo Costa – Scream & Yell
BLACK PANTERA – “GRIÔ”
Trio de Minas Gerais que vem conquistando, ano a ano, um público fiel por onde quer que passe (Mike Patton, do Faith no More, foi fotografado usando uma camiseta da banda recentemente), o Black Pantera liberou em novembro um EP com cinco faixas em inglês. “Griô” (oradores de tribos da África que passam conhecimentos através de canções e história) expõe o desejo do grupo de expandir seu discurso antirracista. Formado pelos irmãos Charles Gama (vocal e guitarra) e Chaene Gama (baixo e backing vocals) mais o baterista Rodrigo Pancho, o Black Pantera tem três discos e esse novo EP segue investindo na combinação de elementos de rock, hardcore e metal com letras poderosas. Em “DREADPOOL”, que abre o EP de maneira empolgante, eles citam Spike Lee e dizem que estão infiltrados na klan. A acelerada “R.I.S.E.” brada que “eles nunca nos matarão nem apagarão nossa história”. “BURNOUT” versa sobre cansaço de forma ensandecida enquanto em “SHUT UP N’ FUCK OFF” eles pedem para não serem julgados. Na saideira, “UKUMKANI”, eles avisam: “Meus ancestrais mantêm a chama acesa”. São apenas 12 minutos, mas 12 minutos empolgantes. Espalhe a palavra.
Playlist Brasil
Rodrigo Campos e Romulo Fróes – “Já Morri Nos Meus Pais”
Maglore e Luê – “Dona da Minha Cabeça”
Jotadablio – “Estrelas Encobertas”
Borealis – “Moon Patrol”
Black Pantera – “Dreadpool”
CHILE
Por Equipe POTQ – POTQ Magazine
KAREN PAOLA – “DIME (VERSIÓN KAREN PAOLA 2023)”
No Chile, tivemos no mês de novembro um retorno muito aguardado. No início dos anos 2000, um programa de televisão juvenil de sucesso nos deixou uma promessa pop: Karen Paola, uma cantora que roubou a cena em 2004 com versões de sucessos como “Viva la noche”, “Dime” e “Ven ven ven vem”. Embora sua carreira tenha sido marcada por composições inéditas, são esses títulos que vivem na imaginação e no coração do cancioneiro chileno. Karen Paola encerra 2023 com a regravação de seu sucesso “Dime”, que pela primeira vez chega oficialmente às plataformas digitais. “Nesse retorno, eu queria ser a artista pop que sempre sonhei. Queria voltar a fazer pop em grande estilo, dançar, cantar e atuar”, diz ela sobre essa experiência que veio acompanhada de um videoclipe, uma de suas primeiras aventuras profissionais nessa segunda parte de sua carreira. A estreia fará parte de um curta-metragem, onde poderemos conhecer novas composições dessa figura televisiva que acabou se tornando um dos ícones pop do país.
Playlist Chile
Karen Paola – “Dime (Versión Karen Paola 2023)”
Estoy Bien – “Apoyo Emocional”
Elnegrojoan – “Papi Dame”
Isleña Antumalen – “KO”
Jirafa Ardiendo – “Doce”
COLOMBIA
Por Paula Ricciulli – Shock.co
JAISON NEUTRA – “ELEGANTE ARRABALERO”
Eis um álbum que não poderia ter outro nome. “Elegante Arrabalero” resume a proposta do artista colombiano Jaison Neutra: a combinação de sons próximos ao rock e ao pop com a cumbia e outros estilos da música campestre mais desinibida e travessa. Jeison Neutra evoca nomes famosos da música tradicional colombiana, como Calixto Ochoa, Alfredo Gutiérrez ou Noel Petro, com um som autêntico e letras que lembram as histórias dos avós passadas de geração em geração. “Elegante Arrabalero” é um disco que nos leva a uma viagem por todas as regiões da Colômbia e à nostalgia dos subúrbios.
Playlist Colômbia
Jaison Neutra – El peso
Álvarezmejia, Duplat – Tóxico
Alcolirykoz – Medellificación
Lika Nova – El corazón no suelta
Juliana – Mar adentro
CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM
JOEY CALVEIRO; ARTURO SANDOVAL – “YOU & I”
Ninguém esperava essa colaboração, mas depois que você a ouve, é impossível não a adorar. Joey Calveiro, que aos 16 anos é uma sensação do saxofone, uniu-se ao lendário trompetista cubano Arturo Sandoval para apresentar “You & I”, uma balada carinhosa em que os dois instrumentistas mostram o que têm de melhor: enquanto Sandoval desfia a melodia com sabedoria e elegância, Calveiro impulsiona a faixa com uma alegria juvenil contagiante. O resultado é encantadoramente coeso e uma prévia do que o álbum de estreia deste jovem cubano-americano pode trazer – incluindo a participação de estrelas como Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba. Teremos que ficar de olho nesse nome.
Playlist Cuba
Joey Calveiro; Arturo Sandoval – You & I
Wampi; Lenny Tavárez – Maleante – Remix
Land Whales – Declive
Hector Tellez Jr.; Peter Buck – Lonely Road
Daymé Arocena – American Boy
ESPANHA
por Fran González – Mondo Sonoro
MEDALLA – “DUELO”
Para um bom entendedor, poucas palavras bastam, já dizia o famoso ditado. Eric Sueiro, Marc López, Joan Morera e Josep Peris só precisaram de uma das cinco letras para reduzir em expressão e contexto o destino do que eles dizem ser seu primeiro álbum conceitual, inspirado na perda e nos diferentes sentimentos que a tristeza e o desenraizamento trazem consigo. Depois de três álbuns marcados por uma certa instabilidade formativa e uma fórmula ambiciosa difícil de rotular, a banda Medalla, de Barcelona, agora nos lança um chute forte e furioso intitulado “Duelo”, com o qual eles não apenas entregam seu melhor material até o momento, mas também enquadram, a partir da universalidade de sua mensagem, todos os problemas comuns que a vida coloca diante de nós, como se fosse uma gincana macabra e impiedosa.
Playlist Espanha
Karmento – “La Loca del pueblo”
Bala – “Prisas”
Robe – “Nada que perder”
Depresión Sonora – “vivo del aire”
Medalla – “El cielo no espera”
MÉXICO
por Cynthia Flores – Indie Rocks!
TITÁN – “NAVE NODRIZA”
Com uma nova configuração de membros, a lendária banda mexicana indie-eletrônica Titán retorna com um quinto disco de nove singles para nos acompanhar neste caótico encerramento de 2023. “É música para dançar no apocalipse. Para rir diante do desespero. Para acordar aceitando as consequências”, afirmam no release de apresentação do álbum, e sim, é isso mesmo. Um tanto sombrio, lúdico, experimental em batidas nunca antes implementadas pelo trio (Emilio Acevedo, Julián Lede e Yamil Rezc) da capital mexicana, “Nave Nodriza” transporta o ouvinte para diferentes mundos da eletrônica com atmosferas techno, rock, psicodélicas e uma variedade de situações, respeitando sua essência glamourosa e irreverente.
Playlist México
Girl Ultra ft. Alba Reche – “La Dosis”
Luisa Almaguer – “Una Perra”
Wet Baes – “Quémalo”
Vanessa Zamora – “El Mundo Puede Esperar”
The Americojones Experience – “Me He Portado Mal”
URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA
ZEBALLOS Y KNAK – “UBI AL PRIVADO”
À medida que 2023 se aproxima do fim, podemos afirmar com segurança quem foram as personalidades musicais do ano no Uruguai. E duas delas foram, sem dúvida, os rappers Zeballos e Knak. Superando-se a cada passo e esgotando shows tanto em seu próprio país quanto no exterior, eles estão entre nossos artistas de exportação por excelência. E como colegas e amigos, as colaborações foram muitas este ano. Em agosto, foi lançado o romântico “Ragazza”; em setembro, foi a vez do boom bap “Gloriax”, em que Knak diz que eles têm que “parar de olhar para fora se estivermos à altura”; e no mês seguinte, a tríade “Rosalía”, de romances de boliche com instrumentação orgânica. Mas, como se isso não bastasse, este mês eles lançaram “Ubi al Privado”, um EP de três faixas em que não só continuam a fazer o que sabem em alta qualidade confiando no talento um dos outro, mas o grande sucesso dessas músicas vem dos produtores Bruno Cammá (Dostrescinco) e Tadu Vázquez, incorporando o candombe ao assunto. E para isso contaram com dois papas: Tatita Márquez na bateria e Nicolás Ibarburu na guitarra. Três sucessos contagiantes para encerrar o ano.
Playlist Uruguai
Zeballos y Knak – “Handy”
Eté y Los Problems – “Las Palomas”
Luana y Jotape – “Solo tú y yo”
Neamwave – “Post Anima”
Camila Ferrari y Nacho Mateu con Noelia Recalde – “Segundo domingo de marzo”