SETEMBRO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de setembro! E ouça nossa playlist.
ESPANHA
pela equipe dos sites Mundo Sonoro e Zona de Obras
O verão acabou, embora as temperaturas amenas continuem. Mas isso não significa que uma das grandes preocupações continue sendo “energia”. A guerra na Ucrânia pinta um quadro pouco animador para a Europa nos próximos meses. Por isso, mais do que nunca teremos que nos refugiar na música e na cultura. Aqui nossos destaques da Espanha de setembro passado para aquecer sem aumentar a temperatura do aquecimento.
DESTAQUE PRINCIPAL
“HIJOS DEL DIVORCIO” – CONFETI DE ODIO: Lucas Vidaur continua a amadurecer depois de sua estreia atraente com “Tragedia Española” há dois anos. Sua proposta está cada vez mais definida e as boas canções se acumulam à dúzia em “Hijos del Divorcio“, entre desespero e momentos preciosos a partir do belo (e irônico) início com “El Coro de los Hijos del Divorcio”. [ Joan S. Luna ]
OUTROS DESTAQUES
“REPUTA” – ZAHARA: Em “REPUTA”, Zahara reinventa o universo doloroso do premiada “PUTA” (2021) com a ajuda de uma longa lista de amigos (de Alizzz a Carolina Durante, Shego, Delaporte e María José Llergo) ampliando a onda expansiva de um dos discos de referência do recente indie espanhol para além do que seu criador poderia imaginar. [Joan S. Luna ]
“LUNA LLENA” – NATOS Y WAOR: Outros se contentariam em continuar repetindo a fórmula, mas Natos y Waor nos lembram em “Luna Llena” as razões pelas quais são um dos maiores grupos do rap espanhol. Correm riscos, tomam novos caminhos e, como não poderia ser de outra forma, não erram o alvo. [ Joan S. Luna ]
“LA CRUZ DE SANTIAGO” – LA BIEN QUERIDA Y SANTIAGO MOTORIZADO: Eis mais uma daquelas colaborações ibero-americanas de que tanto gostamos: La Bien Querida junta-se a Santiago Motorizado para apresentar “La Cruz de Santiago”, o primeiro corte do seu próximo trabalho. A música, inspirada na bachata dominicana e no clássico bolero, inclui um verso de “El Magnetismo”, sucesso do El Mató.
10 MOMENTOS VIVE LATINO ZARAGOZA: O dia finalmente chegou e o lendário festival mexicano Vive Latino atravessou El Charco pela primeira vez para desembarcar com sucesso em Zaragoza e oferecer as apresentações de 36 artistas em dois dias. Todos ibero-americanos, claro. Babasónicos, Café Tacvba, Aterciopelados, Molotov, Mon Laferte, Silvana Estrada, Instituto Mexicano del Sonido, Centavrvs, Mula, Kumbia Queers e Little Jesus, Vetusta Morla, Love Of Lesbian, León Benavente, Iván Ferreiro, Kase.O, Amaral y Sidonie, entre outros. Dois grandes dias para a integração musical da América Latina e Espanha. Destacamos aqui 10 momentos!
MAIS CULTURA
Com atividades na Casa de América e na Livraria Alberti de Madri foi realizada a segunda edição do Festival Centroamérica Cuenta com uma interessante agenda de atividades que reuniu mais de 20 escritores da Ibero-América.
Quanto à sétima arte, foi realizada a septuagésima edição do Festival de San Sebastian, um dos eventos cinematográficos mais importantes da Europa. A Concha de Ouro de Melhor Filme foi para “Los reyes del mundo”, da colombiana Laura Mora Ortega, enquanto o Prêmio do Público foi para “Argentina, 1985”, filme dirigido por Santiago Mitre.
Dois aguardados filmes espanhóis chegaram aos cinemas: “Rainbow”, dirigido por Paco León, uma fantasia musical inspirada no clássico “O Mágico de Oz”; e “En Los Márgenes”, drama social do hispano-argentino Juan Diego Botto estrelado por Penélope Cruz.