SETEMBRO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de setembro! E ouça nossa playlist.
ARGENTINA
por Juampa Barbero / do site Indie Hoy
Setembro na Argentina é sempre especial. Com a chegada da primavera, surgiram muitas músicas e álbuns para todos os gostos. Dia a dia, referências de diversas partes do país surpreendiam com notícias fortes e o público estava desesperado para contemplar o boom artístico que surgia a cada oportunidade. Nesse ritmo espetacular, ninguém queria perder nada e, culturalmente, parecia nada menos que sensacional. Conheça os destaques:
DESTAQUE PRINCIPAL
“PARA AFUERA”, CA7RIEL Y PACO AMOROSO: Em 2021, Ca7riel e Paco Amoroso lançaram separadamente dois dos álbuns mais ressonantes da cena local: “El disko” e “Saeta”. Após a colossal recepção que receberam, a dupla notou que há força na união e decidiram se confraternizar sob o título de “Temporada II” com os singles “Paga Dios” e “En el after”.
Depois da turnê pela Europa, a dupla explosiva voltou aos ringues com “Para Fuera”, uma faixa eletrizante em tom raver. Ca7riel e Paco mergulham no transe inerente das festas eletrônicas através de um ritmo estimulante e devastador idealizado pelos produtores Facu Yalve, Neekl e Tomy Sainz, e alinhado com o que eles mesmos chamam de “big room house”.
Em sintonia com esse frenesi musical, o single foi acompanhado por um vídeo dirigido e produzido por PampaxKato que realça a aura noturna da música através de um retrato de pesadelo em que os vemos vagando pelos labirintos de um supermercado enquanto são perseguidos pelas costas. Assista abaixo!
OUTROS DESTAQUES
– “POSGUERRA” – ATRÁS HAY TRUENOS: A banda de Neuquén marca o rumo de seu próximo álbum lançado pela Casa del Puente Discos. “Posguerra” abre uma nova etapa na trajetória do grupo com uma história luminosa que olha para o presente para se projetar no futuro.
– “EL CAMINO DEL DOLOR” – MUERAN HUMANOS: A dupla argentina radicada em Berlim continua a desvendar o universo do sucessor de “Hospital Lullabies” (2019) após a estreia dos singles “Reemplazante” e “Desastre Personal”. “El camino del Dolor” é uma faixa enigmática no tom de uma balada onde a dupla pós-punk revela toda a sua sensibilidade em chamas.
“CECILIA” – CHECHI DE MARCOS: Em seu primeiro álbum, a artista de Entre Ríos conseguiu cativar ao capturar seus pensamentos e emoções com uma fragilidade eloquente que nos desafia imediatamente. As nove músicas que compõem o repertório caloroso de “Cecilia” foram criadas em uma dupla criativa formado por Chechi e o produtor Tomás Merello.
KEXP EN ARGENTINA: Enquanto El Mató a un Polico Motorizado estreava sua sessão na icônica rádio de Seattle, a equipe KEXP viajou ao nosso país para gravar outros artistas em nosso próprio território. Estas breves mas significativas transmissões reuniram figuras relevantes como Nicki Nicole, Juana Molina, Mi Amigo Invencible, Sara Hebe e Bandalos Chinos, entre outras.
MAIS CULTURA
“Argentina, 1985”, o filme de Santiago Mitre inspirado na história verídica dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, estreou em mais de 200 cinemas argentinos (e já está disponível no catálogo brasileiro da Amazon Prime Video). Como esperado, o filme estrelado por Ricardo Darín e Peter Lanzani será o filme escolhido para representar a Argentina no Oscar 2023.
E a pioneira do rock argentino Gabriela Parodi se encarregou de reavaliar o papel da mulher dentro e fora dos palcos por meio de uma autobiografia intitulada “Las mil vidas de Gabriela”.