15 anos atrás, Danilo Corci e Ricardo Giassetti decidiram fazer uma pergunta: e se um disco virasse literatura? Nascia a Mojo Books, primeira editora 100% digital do Brasil, que de dezembro de 2006 até dezembro de 2012 explorou de maneira diversificada essa possibilidade, lançando mais de 130 volumes de livros inspirados em discos.
O Scream & Yell tem a honra de republicar os livros da Mojo buscando manter o acervo da editora online (enquanto também estivermos online). Toda segunda, um livro da Mojo novo sobre um disco! O 28° volume da série (os anteriores, incluindo os volume da série Comix, estão aqui) tem como inspiração “Bone Machine”, de Tom Waits, que surge aqui recontado por Jay Urdánigo.
Bone Machine é o 11º álbum de estúdio de Tom Waits, lançado pela Island Records em setembro de 1992. Ganhou um Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa e conta com participações especiais de David Hidalgo (Los Lobos) e Keith Richards. Os temas do disco, que foi gravado no porão dos estúdios Prairie Sun Recording, giram em torno da morte e do caos. Baixe o PDF ou leia online esse Mojo Book!
BAIXE O MOJO BOOK 028 EM PDF AQUI
Escrever foi meu escape mental para o buraco em que vivia. Não é o melhor que já fiz – não falarei picas sobre isso -, mas me serve e isso já é algo. Quando meu padrasto batia em minha mãe, a única coisa que poderia fazer era escrever. Num caderno escolar, apontava uma a uma todas as formas de assassiná-lo. Eram assassinatos singelos, precários. Destroçar-lhe o crânio a marteladas. Arrancar o cérebro pelos buracos dos olhos com um garfo. Picá-lo a machadadas no banho…
Estou seguro de que escrever evitou o pior.
Os evangélicos batiam na porta de casa com seus livrinhos e suas revistinhas Atalayas, tentando salvar-me do Inferno. Eu abanava minha cabeça pela janela e gritava “fora daqui, esta casa é do Demônio”. Suponho que isso foi uma infância difícil para um poeta. Mas os poetas morrem rápido e o planeta continua se enchendo de imundices. Só se aferre a sua própria jangada de porcarias e se converta num porco agourento do seu destino.