AGOSTO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de agosto! E ouça nossa playlist.
ARGENTINA
por Juampa Barbero / do site Indie Hoy
Os primeiros dias quentes de agosto chegaram acompanhados de novos álbuns, músicas, livros e filmes que não podemos deixar de recomendar nesta seleção. Foi também um mês de grande reconhecimento na indústria da música: Wos foi consagrado com o Gardel de Oro na 24ª edição dos Premios Gardel. O rapper foi o artista mais indicado da noite, competindo em oito categorias, das quais ganhou cinco, incluindo Melhor Canção de Rock por “Que Se Mejoren” e Melhor Álbum de Rock Alternativo por “Oscuro éxtasis”.
Em meio a tanto brilhantismo lamentamos comunicar a morte de Karina Vismara aos 31 anos. A cantora, compositora e referência do novo folk argentino foi saudada por centenas de colegas, que deram a conhecer suas condolências através de mensagens que testemunhavam todo o amor que ela havia semeado com sua arte e carisma.
Aqui estão os lançamentos em destaque do mês:
DESTAQUE PRINCIPAL
VALDES – “UNA VEZ MÁS”: A dupla de Córdoba publicou seu quarto álbum pelo selo Pop Art. Intitulado “Una Vez Más” e produzido por Bernardo Ferrón, o disco encontra os irmãos explorando através de diferentes registros a forma de ressignificar a elegância e a energia que caracterizam sua proposta sonora.
Sucessor de “Postal” (2020), “Una Vez Más” também tem uma aura pandêmica ancorada na incerteza dos meses distópicos que passamos por dois anos. É uma reação a toda aquela nebulosa, um raio de luz esperançoso com o mesmo cenário de fundo: o da reconstrução. Um álbum extremamente introspectivo que mostra o crescimento das composições da dupla cordobesa.
MIRANDA! Y DILLOM – “DOS”: Uma das colaborações mais esperadas finalmente se materializou. Com ar setenta e refrão cativante, o single “Dos” conta uma história romântica que, mais do que uma novela, parece sair da trilha sonora de um filme de terror.
ISLA MUJERES – “CORRER ADENTRO”: O sucessor de “Secreto” (2020) evidencia a incessante busca e transformação do grupo de La Plata através de nove canções produzidas por Aziz Asse. Um álbum poderoso e emocionante que libera uma lufada de ar fresco com melodias que perfuram corações na primeira audição.
LAS SOMBRAS – “EL CLUB DE LOS NOSTÁLGICOS”: O grupo pampeano construiu uma ponte que atravessa diferentes gerações da música argentina. Em seu terceiro álbum, o quarteto desdobrou sua proposta sonora, incluindo sintetizadores e percussão com referências a grupos dos anos 80 como Virus e Los Encargados.
WESTE – “WISH WISH”: A dupla pop alternativa surpreendeu com um álbum profundamente intimista e com forte presença orquestral. Ao longo de suas onze músicas, “Wish Wish” abraça funk, lo-fi hip-hop, minimalismo, jazz, soul, pop carioca e baladas, guiado pelo pop étnico e experimental da dupla formada por Clara Trucco – também vocalista do Fémina – e o produtor montevideano Ignacio Pérez.
MAIS CULTURA
Chegou aos cinemas “Um Crime Argentino”, filme dirigido por Lucas Combina baseado em fatos reais, onde o desaparecimento de um renomado empresário desencadeia uma série de importantes acontecimentos e investigações. O roteiro é inspirado no livro homônimo de 2022 sobre o caso escrito por Reynaldo Sietecase.
As livrarias receberam “Stoner argentino. Rock pesado y psicodelia (1995-2020)”, livro de Carlos Noro e Facundo Llano que traça a história do gênero musical com informações detalhadas sobre os maiores expoentes da cena local como Los Natas e Güacho.