por Aliança Faro
Vive Latino, um dos maiores festivais do México e da América Latina, inicia neste fim de semana sua primeira edição na Espanha. Nos dias 2 e 3 de setembro, a Expo del Agua 2008 de Saragoza será o palco do festival cuja programação inclui artistas como Babasónicos, Molotov, Aterciopelados, Mon Laferta, Café Tacvba e outros. Os ingressos ainda podem ser adquiridos através deste link.
A grade do Vive Latino Zaragoza inclui mais de 30 artistas da Espanha e da América Latina. No primeiro dia – sexta-feira 2 – estão agendados os shows de Babasónicos, Molotov, Mon Laferte, Vetusta Morla, León Benavente, Aterciopelados, Love Of Lesbian, Silvana Estrada, Cecilio G., Centavrvs, Coque Malla, Miss Cafeína, Dengue Dengue Dengue, DJ R de Rumba, Sho Hai, Sidonie, Trashi e Taburete.
Por sua vez, no segundo dia – sábado 3 – Café Tacuba, Instituto Mexicano del Sonido, Kase.O, Carlos Tristeza, Iván Ferreiro, Nortec, Pequeno Jesus, Mula, Bebe, Kumbia Queers, Leiva, Caligaris, Rulo e La Contrabanda, María Guadaña, Mikel Erentxun e Enrique Bunbury.
“Vive Latino é um festival de música de referência na Ibero-América. Durante seus 20 anos de história, caracterizou-se por desenvolver a cena rock e underground no México, América Latina e também na Espanha. Atualmente, tornou-se o maior festival de música de língua espanhola e a plataforma para a apresentação de novas propostas musicais“, indicam da imprensa oficial.
E acrescentam: “Este festival chega a Saragoçza com uma expansão no espectro musical, já que contempla agora várias vertentes musicais, abrindo-se assim a novas dimensões que enriquecem o conceito e o valor original do festival Vive Latino sediado no México. Com mais de 36 artistas onde se fundem grandes bandas espanholas e latino-americanas, este evento musical, cheio de contrastes, cria um símbolo de identidade cultural, pois entende a música como forma de aproximação entre culturas e veículo ideal para transmitir os próprios valores de cada país”.