JULHO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de julho! E ouça nossa playlist.
COLÔMBIA
por Fabián Páez López do site Shock.co
Enquanto na Europa estão tocando a session de Quevedo e Bizarrap repetidamente no verão, na Colômbia a máquina de festivais e shows ainda está ligada. Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. A cidade de Cali, por exemplo, realizou o festival afro-diaspórico mais emocionante que já vimos, o Petronio Álvarez, e shows de Rosalía, C. Tangana, Imagine Dragons, Dua Lipa, etc. Outros festivais como Cordillera e Rock al Parque mantêm a agenda nacional repleta de música. Mas, sobretudo, suculentos lançamentos nacionais em forma, fundo e cor não param de circular. Aqui estão os nossos favoritos de julho (e da primeira semana de agosto). Altamente recomendado.
DESTAQUES
JUNIOR ZAMORA – “EGO”: Este é o primeiro de nossos dois álbuns recomendados para julho. Uma joia. Meticulosamente desenhado por quem é, com certeza, a melhor voz masculina do R&B colombiano. “EGO” traz 15 cortes com interlúdios e colaborações que o tornam um trabalho bem elaborado e bem executado. Junior Zamora é seu autor. Salve esse nome.
LUIS EDUARDO ACÚSTICO – “WAURY”: No departamento (região) de Chocó, no Pacífico colombiano, há um novo acontecimento musical massivo que pode ser um gênero ou um movimento: o ritmo exótico. Quando ouvem, dizem, o corpo se move por conta própria. Pois bem, Luis Eduardo Acústico é o referente máximo do movimento. E “Waury” é seu primeiro álbum cheio. Faça o teste.
OUTROS DESTAQUES
JOSSMAN Y ALEXIS PLAY – “DEJATE CAER”: “Excesso de tempero” de afroking, Jossman, o pai dos afrobeats no país. Ao seu lado, um professor: Alexis Play. Duas peças-chave do afrofuturismo colombiano foram reunidas nesse single.
ZOO MUSIC – “CULITO DE NADIE”: Da cidade de Tumaco, no Pacífico Sul, a Zoo Music canta reggaeton para solteiros. Verito Asprilla, JpMusic, Melvi la Matraka e Yason tu Favorito são os que compõem este combo, um novo hit da Discos Pacífico.
AMANTINA – “VIVO, NASTY”: Este é o single que dá nome ao álbum mais recente do colombiano-equatoriano Daniel Sorzano. Aqui sua voz rasgada e uma letra tristonha, como despeito, brincam com uma melodia que ilumina e faz você querer trovejar no volume máximo.
SOY EMILIA – “TU Y YO”: Pop sintético e açucarado de Juanita Carvajal, de Bogotá, a.k.a. Soy Emilia. Uma das músicas do seu EP mais recente, “Agridulce”.