JULHO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de julho! E ouça nossa playlist.
CHILE
pela editoria do site POTQ Magazine
DESTAQUE PRINCIPAL
CHINI.PNG – “LAUREL”: María José Ayarza a.k.a Chini.png foi seu próprio César e bufão. A jornada que ela tem vivido pela música desde seu projeto anterior, Chini and the Technicians, e as inúmeras colaborações, são um processo incansável de descoberta pessoal e reflexões que acabam sendo aplicáveis a muitos de nós.
O esforço excessivo em que vivemos nesta sociedade, pegando nossos talentos e transformando-os em veneno, assim como no passado se fazia com as coroas de louros, e o constante confronto que vivemos entre o eu que mostramos e o eu que somos protagonizam esse clipe que chega como a primeira prévia do que será o álbum de estreia deste projeto.
Com a própria música no comando, e protagonista nos papéis do poder e de sua vítima, somos testemunhas de como as linhas entre os dois caminhos se dissipam; como comprometemos até a nossa própria voz por uma pequena validação. “Esses personagens surgiram tocando a música e desenhando o vídeo com os arquétipos de ser seu próprio juiz e carrasco, mas ao mesmo tempo sendo influenciados pela opinião dos outros. Ele fala um pouco sobre se comparar de forma negativa com o mesmo que apresentamos à sociedade; a distância infinita que parece existir entre nosso eu interno e social quando a auto-aceitação não existe”, explica ela. Assista abaixo!
OUTROS DESTAQUES
PANCHO GANA – “AMOR MODERNO”: Há muito que Pancho Gana traça uma carreira honesta na sua composição; canções e reflexões que vão desde as áreas mais adoráveis da existência até a angústia que os tempos em que vivemos significam. Nessa linha, ele apresenta “Amor Moderno”, seu terceiro álbum em que ousa fugir à auto-ajuda instagramável e tenta descodificar o que é, hoje, esse sentimento universal que é o amor. Um cancioneiro pessoal no qual, sem dúvida, haverá mais de uma frase que toca o seu coração.
NOAH BLANCO – “NENE”: Há alguns anos, Noah irrompeu o movimento pop chileno nas profundezas de seu projeto, mas foi apenas em julho que ele nos deu seu álbum de estreia. Uma obra que não é apenas uma carta de apresentação aos interesses musicais que persegue, mas também o registto de tudo o que viveu. Mudando sua voz, encontrando suas cores novamente. Usando as músicas para curar as mágoas que havia no coração. Ensinando-nos algo tão básico quanto respeitar os pronomes. Noah Blanco intitula este primeiro álbum como “Nene”, a maneira de se referir às crianças em seu Uruguai natal. Um exercício de memória, 8 músicas que são antes a tangibilização sonora daquele bebê que sempre viveu dentro dele e que este 2022, enfim, nasceu. Ouça o disco aqui.
ALEX JUNE – “RÍO”: Alex June lança música há 10 anos, mas agora está mirando mais alto do que nunca. “Rio” é seu novo single, que é a carta de apresentação de “Fidélité”, seu próximo álbum que será lançado em março de 2023 e contará com sete músicas e três interlúdios. Este single funciona como ponta de lança, mostrando que desta vez a letra terá um compromisso mais social; Sem ir muito longe, “Río” centra-se na história da comunidade de Petorca e nos constantes saques que têm sido feitos às suas águas, tudo num tom indie-pop direto e dançante.
BARBACIUS – “PRÍNCIPE”: Se o pop é o gênero por excelência para cantar o amor, é natural que surjam expoentes que o façam na linguagem de hoje. A magia de “Príncipe” apresentada por Barbacius (fundador da organização Agentes de la Música Independiente Kuir) está em sua capacidade de contar histórias em códigos modernos e ritmos latinos sobre romance, amizade e autocuidado, enquanto a produção impecável de Biosqui confere a este EP uma surpreendente atemporalidade . Assim, músicas como ‘Error 404’ ou ‘‘Cuando Te Encontré” podem facilmente entrar em uma de suas listas desde a primeira audição.