JULHO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de julho! E ouça nossa playlist.
ESPANHA
pela equipe dos sites Mundo Sonoro e Zona de Obras
Enfrentamos a reta final do verão com o lançamento de uma lei que, visando economizar energia na Espanha, limita a temperatura do ar condicionado nos espaços públicos. Sem dúvida, um complicado avanço de outono que nos espera energeticamente falando. Enquanto isso, os festivais que ainda estão na agenda de verão estão sendo realizados e os lançamentos musicais estão chegando aos montes. Apesar da falta de novidades, típica dessa época do ano, aqui estão os nossos destaques do mês de julho.
DESTAQUE PRINCIPAL
MIQUI PUIG – “MIQUI PUIG CANTA VOL. 7”: Em seu novo LP, o catalão Miqui Puig abandonou a narrativa confessional para dar lugar ao sugestivo e evocativo. Qualquer uma de suas músicas nos leva a um momento da nossa vida, da dele, na verdade, porque o fã de Miqui, como o de Morrissey, como o de Gainsbourg, compartilha sua vida. Eis um álbum que surpreende, uma virada, a enésima. Bem entendido revisionismo da música dançante.
Miqui retorna melancólico, punk, dançante, resistente desde Barcelona Norte: sete e meio, casais duplos, cachorros e solteiros, amor e motocicletas e máquinas de ritmo. Como convidados de Puig encontramos Queralt Lahoz, Irantzu Valencia, Harny Roots, Ferran Palau e El Petit de Cal Eril. Miqui voltou para a pista, um tempo nos decks e outro mexendo os quadris. O amor. O maldito mestre. Ouça o disco no Spotify! (Por Octavio Milian)
OUTROS DESTAQUES
TANXUGUEIRAS – “DILUVIO”: Em 29 de julho foi finalmente lançado “Diluvio”, o aguardado terceiro álbum da banda galega Tanxugueiras, que vive um momento doce após o sucesso da sua passagem pelo Benidorm Fest e sendo protagonistas da campanha Equal Espanha do Spotify. Raízes, modernidade e perspectiva de gênero andando de mãos dadas.
LORENZO SORIA Y SEBASTIÁN ORELLANA – “TUS OJITOS MOROS”: Dança com tempero é o que Lorenzo Soria, integrante do Califato ¾, e o chileno Sebastián Orellana oferecem em “Tus Ojitos Moros”, a primeira prévia do álbum que preparam juntos e que será lançado em outubro. A música combina uma marmita de estilos, paixões e sonoridades onde se juntam a música urbana do sul da Espanha, a cumbia e alguns dos soundystens que sobrevivem na memória das raves clandestinas.
NATOS Y WAOR – “HASTA QUE SALGA EL SOL”: Natos y Waor mais uma vez surpreendem com “Hasta Que Salga el Sol”, a segunda prévia do que será seu novo trabalho e em que voltam a colaborar com seu parceiro de correrias em Hijos de la Ruina, Recycled J.. Eletrônica dançante e rap convergem sobre uma base de Pablo Gareta e com a guitarra convidada de Jack Sheehan.
LA MAR DE MÚSICAS ESPECIAL REPÚBLICA DOMINICANA: Um dos festivais espanhóis que sempre tem no radar os sons da América Latina ofereceu em sua 27ª edição um impressionante especial focado na República Dominicana. Assim chegaram a Cartagena Xiomara Fortuna, Mula, Riccie Oriach, Rita Indiana, Vicente García, Letón Pe, Yasser Tejeda, Álex Ferreira ou Sandro Reyes. Além disso, La Mar de Músicas contou ainda, entre muitos outros, com Guitarricadelafuente, La M.O.D.A., Tanxgueiras, Carla Morrison, Zucchero, Eliades Ochoa, Jacob Collier e Youssou N’Dour.