roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines
Conhecido como “the angry man of jazz” ou “o homem bravo do jazz”, Charles Mingus colocou o baixo na linha de frente da banda e passou por uma variedade de vertentes do gênero, como bebop, hardbop, avant-garde, além de trazer elementos do blues, música latina e clássica.
O músico, que começou pelo violoncelo, trocou o instrumento pelo baixo, e criou composições cheias de som e de fúria, gravadas em quase cem álbuns entre trabalhos como líder de banda e como músico de apoio de outros grupos.
Se estivesse vivo, Mingus completaria cem anos no próximo dia 22 de abril. Neste vídeo, o Garimpo Sonoro resgata a trajetória do baixista e faz um top 5 com os discos essenciais do músico. Assista!
ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO
Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.
– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro