Aliança FARO: Panorama MÉXICO (Destaques de Fevereiro de 2022)

FEVEREIRO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de fevereiro!

MÉXICO
por Anali Rodríguez do site Indie Rocks!

O segundo mês de 2022 chega com fortes notícias que ressoam em todo o mundo e que preocupam cada um de nós. Em primeiro lugar, no México, a crise do COVID-19 continua mantendo um grande número de infecções, felizmente, as aplicações das vacinas continuam. Por outro lado, a invasão da Ucrânia pela Rússia também nos preocupa como cidadãos, especialmente depois de ter ouvido o presidente Andrés Manuel López Obrador dizer que “não somos a favor de nenhuma guerra, o México é um país que sempre falou pela paz e para a solução pacífica de controvérsias”. A manutenção de uma posição “neutra” e, em certa medida, “fora dos acontecimentos”, desencadeou fortes diálogos com a Embaixada da Ucrânia no México, que pede abertamente o rompimento dos laços de conveniência com a Rússia. O México vai aceitar? Impossível saber quais são os planos de AMLO diante desse evento devastador, porém, temos quase certeza de que sua decisão não o favorecerá completamente. Por outro lado, o primeiro festival do ano, Bahidorá, foi realizado em Las Estacas de Morelos. O evento paradisíaco aconteceu de 18 a 20 de fevereiro recebendo artistas como James Blake, Kings Of Convenience e muito mais. E já no meio da onda musical, continuamos a compartilhar alguns dos lançamentos mais relevantes do mês.

RPLK Y JOHEEL RODMAR – “TELEVISIÓN”: Uma balada lo-fi indagando entre ritmos dançantes e estrondos entre sintetizadores vintage, dá lugar a “Televisión”, single de RPLK, de Guadalajara, Jalisco. A canção conta com a colaboração de Joheel Rodmar, com quem faz um doce dueto. Este é o terceiro avanço do que será “Nostalgia Pop”, o novo EP da cantora mexicana.

GIRL ULTRA Y LITTLE JESUS – “PUNK”: Escreva novas histórias sob o céu nublado da sua cidade com “Punk”, a nova música de Girl Ultra junto a Little Jesus. Um toque de R&B é combinado com rock casual, resultando em uma faixa rápida, suave e rebelde. Aproveite as filmagens feitas por Girl Ultra & GRLS.

JEAN LOUP – “SHIMMER”: O grupo independente mexicano Jean Loup está de volta e oferece, em “Shimmer”, uma paleta de cores nostálgica para sintetizar sentimentos envoltos entre bateria e guitarras eufóricas cheias de energia. A sua filmagem feita por Julio Horta retrata-os no meio de uma sala; alcançando um encontro íntimo e ao mesmo tempo divertido.

EL DAVID AGUILAR – “RUMBO BELLO”: As guitarras rítmicas de El David Aguilar ressoam novamente em “Rumbo Bello”, sua nova música que persegue o objetivo de relaxar a mente e cobri-lo com um manto de alegria. A experiência da vida soa em cada riff de seu violão.

BELMAR Y PAHUA – “DESCIFRARTE”: Uma faixa cheia de sensualidade que vagueia entre o afrobeat e aquele toque de festa é “Descifrarte”, o single colaborativo de Belmar e Pahua. Com esta música você se sentirá livre e seu corpo se moverá ao ritmo de cada uma das batidas.

MYUNÉ – “BONI NAITÓ”: Sintetizadores sonhadores tocam em cumplicidade em “Boni Naitó”, a nova música do cantora de Tijuana Myuné. Levado por uma enxurrada de batidas escuras e distorcidas, o som é complementado pela filmagem que acompanha a lua crescente. Aproveite as ideias criativas de Pedro Augusto Meza.

BUILD A VISTA – “NO SÉ NI QUIÉN SOY”: Os riffs hipnóticos e o bater constante dos tambores dão lugar a uma premissa complexa em que se expõe desinteresse e frieza. “No Sé Ni Quién Soy”, o novo single de Build a Vista, chega pela Discos Hipnosis para cativar com suas sombras escuras em mais uma prévia de seu próximo álbum.

CARLA RIVAROLA – “LA GRAVEDAD”: Para seu novo single, Carla Rivarola lança notas de nostalgia, evolução e sinceridade ao ritmo dos silêncios, um guia misterioso pelo rock despreocupado. “La Gravedad” chega junto com um videoclipe dirigido por Adrián Mendez.

AXEL CATALÁN – “ANA”: Diga adeus a esse amor que não poderia ser ao ritmo de sons frescos e suportáveis em “Ana”, o novo single de Axel Catalán que vem colocar na mesa o exato momento em que um relacionamento começa a se deteriorar.

MONOCROM – “DIECINUEVECERONUEVE”: Os intervalos musicais geralmente fornecem reforço para os projetos. Monocrom tem sido um exemplo disso. O grupo levou quase dois anos para criar algo novo, e seu single “Diecineveceronueve” oferece uma série de solos de guitarra angustiantes, bem como uma afinidade pura com a eletrônica; uma prévia de sua reconstrução artística.

THE AMERICOJONES EXPERIENCE – “ANIMAL DEL DEMONIO”: Se você se sente incompreendido e perdido nessa coisa chamada vida, recomendamos que você ouça “Animal del Demonio”, o novo LP da banda da capital, The Americojones Experience, um material que chega via Latigo para se tornar aquele ombro de apoio entre guitarras e roucas vozes e algum outro flash hipnotizante.

PORTER – “LA HISTORIA SIN FIN”:La Historia Sin Fin” da excelente banda de Jalisco, Porter, chega via Universal Music para demonstrar que a banda pode correr o risco de trilhar novos caminhos sonoros; um material que transita entre a gravidade e a força, e inclui também uma colaboração com Ana Torroja em “Cachito de Galaxia”.

THE FROYS – “MALA VIBRA”: Guitarras desenfreadas combinadas com a energia da bateria dão lugar a “Mala Vibra”, o primeiro álbum completo dos The Froys. O selo Devil In The Woods distribui esta parcela cheia de frenesi com um lado punk; um álbum que retrata a evolução do grupo mexicano.

EL SHIROTA – “NIEBLA”: São apenas três músicas que compõem “Niebla“, o EP de El Shirota que consegue agitar o público com sons que facilmente vão explodir seu cérebro. É através de Devil in the Woods que essa produção desafiadora e um tanto angustiante chega.

O QUE VEM EM MARÇO

Durante o mês de março poderemos assistir à próxima edição de um dos festivais mais esperados do México, o Vive Latino, cujo cartaz apresenta talentos locais e grandes expoentes da indústria como Julieta Venegas, Vetusta Morla, Love Of Lesbian, Maldita Vecindad e Siddharta, para citar alguns. Esta vigésima segunda edição será realizada nos dias 19 e 20 de março no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Além disso, como parte das atividades do 8M, La Casa del Lago UNAM, localizada na floresta de Chapultepec, na Cidade do México, apresentará dois arquivos históricos de fotografia e pôsteres. ¡En la calle y en la historia! 40 años de lucha feminista mexicana, é o nome desta exposição que também abre uma chamada para apresentar uma canção feminista.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.