FEVEREIRO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de fevereiro!
ARGENTINA
por Juampa Barbero / do site Indie Hoy
Fevereiro foi um mês cheio de emoções, canções e uma grande exibição de eventos musicais. A cena argentina mostrou toda a sua versatilidade com as mais variadas estreias, mas unidas pelo mesmo entusiasmo e espírito de verão. Abaixo está nossa lista de lançamentos recomendados.
IBIZA PAREO – “CRISIS DE AMOR”: Ibiza Pareo acabou com a espera dos fãs: o sucessor de “Bailemos Juntas” (2018) já está conosco. Composto por oito músicas, “Crisis de Amor” (2022) foi produzido por eles e lançado pelo selo Geiser Discos. Brian Iele foi o responsável pela mixagem e masterização do terceiro álbum da dupla; exceto pelos dois primeiros singles, “Aqui e Agora” por Alejandro Paz e “Tecnovia” por Gustavo Iglesias.
LARA91K – “COMO ANTES”: Lara91k apresentou seu tão esperado primeiro álbum solo. Ao longo de 20 canções, “Como Antes” impregna uma sensação nostálgica numa vasta gama de sonoridades que vão do pop punk ao indie rock, sem perder o estilo urbano que caracteriza a antiga integrante do Coral Casino. Produzido por Percii, o álbum também conta com colaborações de Santiago Motorizado, Saramalacara, Duki, Paco Amoroso e Dinastía. Ouça o disco!
SIX SEX – “AREA 69”: Depois de conquistar um lugar na cena argentina single após single, Six Sex lançou seu segundo EP através da Dale Play Records. “Area 69” foi produzido por seu fiel colaborador La Finesse e é composto por seis músicas. A promotora do raventón ficou encarregada de reunir seus lançamentos no mesmo repertório para estimular o perreo intenso na pista de dança, desencadeando um feroz incêndio.
EX-COLORADO – “LO BUENO DEL TIEMPO Y LAS DECISIONES”: Peta D’Agostino lançou “Lo Bueno Del Tiempo Y Las Decisiones”, seu segundo álbum sob o nome Ex-Colorado. Precedido pelos singles “Pero No Te Olvides Que…”, “Vivir de Sueños” y “Omni”, o sucessor de “Siete Mares” (2017) é composto por sete canções que irradiam sonoridades que lembram krautrock e dream pop contemplativo. Foi gravado no Moloko, estúdio que abrigou grande parte da cena indie argentina.
TELESCOPIOS – “LO QUIERO YA”: “Lo Quiero Ya” encerra uma etapa muito especial para a Telescopios, conforme revelado pelos próprios membros nas redes sociais. Ao cativar-nos anteriormente com os singles “Voy a Seguir” e “Todo de Lejos”, o grupo de Córdoba abre caminho para o seu próximo álbum. O single foi produzido por Bernardo Ferrón e Rodrigo Molina, e saiu junto com uma peça audiovisual com nuances cinematográficas dirigida por Joaquín Ferrón.
ISLA MUJERES – “ASFALTO”: “En la corriente encuentro un mensaje, me gustó la forma en la que te acercaste”, canta Isla Mujeres na primeira prévia de seu terceiro álbum. “Asfalto” contou com produção e mixagem de Aziz Asse, enquanto Percii se encarregou da masterização. Com esta música, o trio de La Plata volta ao ringue depois de quase dois anos para acariciar nossos corações com uma melodia tão deslumbrante quanto escaldante.
JUAN IBARLUCÍA E PAULA MAFFIA – “TATUAJE”: Juan Ibarlucía e Paula Maffia uniram forças em “Tatuaje”, uma canção que abre portais entre a Andaluzia e o Río de la Plata. A dupla exibe todo o seu sentimentalismo em um som flamenco, máquinas de ritmo e pequenas orquestras que criam uma atmosfera sugestiva de uma perspectiva jovial e efusiva. Em sua primeira colaboração, eles assumem que a mania de classifica-los em gêneros irá render uma desordem obsoleta.
NUNCA FUI A UM PARQUE DE DIVERSIONES – “MILES DE METALES”: Nunca Fui a un Parque de Diversiones lançou “Miles de Metales” confirmando seu retorno definitivo. Esta poderosa faixa com tons punk aborda uma marca eco-contestatória com vozes limpas e amplificadas para deixar claro seu profundo compromisso e desconforto. Dirigido e com a intervenção manual de Pilar Falco, o vídeo em super 8 revela o nervosismo do trio patagônico.
SEBASTIÁN PERILLO – “LAS NOCHES SON DE LOS MONSTRUOS”: Em meados de março chega aos cinemas argentinos “Las noches son de los monstruos”, o segundo filme de Sebastián Perillo, diretor de “Amateur” (2016). Trata-se de um drama emocionante que funde elementos do gênero de fantasia com o de amadurecimento, estrelado por Luciana Grasso, Jazmín Stuart, Esteban Lamothe e Gustavo Garzón. Paula Marotta ficou a cargo do roteiro, enquanto a direção de fotografia ficou a cargo de Christian Cottet.
FIBA 2022: A edição 2022 do Festival Internacional de Buenos Aires (FIBA) nos permitiu desfrutar de uma grande variedade de projetos criativos, tanto nacionais como internacionais. O renomado evento cultural se espalhou por 45 espaços espalhados pela cidade, entre salões, espaços culturais e praças. No espaço de dez dias, mais de 1.100 artistas participaram e proporcionaram atividades de todos os tipos.