Chegou às plataformas digitais o tributo “O Manual de Instruções“, contendo 21 covers para canções do grupo gaúcho Superguidis, que encerrou suas atividades em 2011. A realização do tributo é dos selos Senhor F Discos, do Brasil, e Scatter Records, da Argentina, com produção da Produtora Senhor F Discos e mixagem de Iuri Freiberger.
O tributo reúne 15 artistas e bandas de vários estados brasileiros e seis bandas argentinas que, em diferentes momentos, mantiveram relação musical com o quarteto. Escolhidas pelos artistas e bandas, estão no tributo canções dos três discos oficiais gravados pelo grupo, entre 2006 e 2010, e lançados por Senhor F Discos, além de uma canção dos EPs e outra “demo”.
Superguidis foi um dos grupos mais importantes dos anos dois mil, tendo seu disco de estreia considerado o melhor do ano em 2006 pela Trama Virtual e outros sites e blogs, e presença constante nos festivais nacionais. Com seus discos lançados na Argentina pelo selo Scatter Records, conquistou espaço junto à mídia e ao público local, participando de importantes eventos, como o Festival Ciudad Emergente, em Buenos Aires.
“Quando meu irmão me apresentou a banda Superguidis lembro que fiquei louco, empolgado com a maneira que eles compunham as músicas num formato de rock não convencional”, diz o gaúcho Fabrício Sofia, autor de um dos primeiros covers para uma canção da banda, ao piano, em 2005.
“Não dá para imaginar uma mescla de fúria juvenil, ingenuidade e esperteza melhor calibrada que a dos guris”, destaca Olavo Rocha, da banda paulista Lestics, que reinterpreta “Malevolosidade”, um dos principais hits do grupo que, para ele, “sempre foi e sempre será a minha música favorita do Superguidis”.
“Foi triste saber do final da banda, dá saudade, mas também dá um prazer enorme por eles saberem terminar – (isso) é para poucos”, diz o clássico cantor e compositor Wander Wildner, que gostou do Superguidis (e apoiou) desde a primeira vez que ouviu uma de suas músicas na Rádio Ipanema.
O MANUAL DE INSTRUÇÕES – Um tributo afetivo ao Superguidis (Ouça no Spotify)
01 –Fabrício Sofia – “O Véio Máximo” (intro piano)
02 – Lestics – “Malevolosidade”
03 – Ragazzas – “Apenas Leia” (Argentina)
04 – Diogo Soares & João Vasconcelos + Saulo Olímpio – “O Manual de Instruções”
05 – Miguel Martins (Watson) – “O Véio Máximo”
06 – Jéf – “Mais Um Dia de Cão
07 – Impermeables – “A Parte Boa” (Argentina)
08 – The Baudelaires – “Discos Arranhados”
09 – Cine Baltimore – “Bolo de Casamento”
10 – Las Diferencias – “De Mudança” (Argentina)
11 – Beto Só – “O Banana”
12 – Império da Lã – “Lucina”
13 – Fuzz X– “Fanclube Adolescente” (Argentina)
14 – Ansiedaed – “Mais do Que Isso”
15 –Turbo – “Guri de Apartamento”
16 – Frida – “Spiral Arco-Iris”
17 – Los Posibles – “O Manual de Instruções” (Argentina)
18 – Claúdio Bull – “Roger Waters”
19 – Wander Wildner – “Piercintagem”
20 – Lo Inadvertido – “Visão Além do Alcance” (Argentina)
21 – Andro Baudelaire – O Raio Que o Parta
Leia também:
– Superguidis 2002/2011: “Eles ainda tinham muita lenha pra queimar”, por Eduardo Martinez (aqui)
– Lucas Pocamacha fala sobre o Terceirão ao Scream & Yell, por Janaina Azevedo (aqui)
– “A Amarga Sinfonia do Superstar”: poesia juvenil movida a guitarradas, por Mac (aqui)
– “Superguidis 3”: há uma cicatriz na alma do álbum que pede atenção, por Mac (aqui)
– “Bootleg: Ao Vivo em Brasilia”, Superguidis, por Marcelo Costa (aqui)
Melhor banda de rock que o Brasil já teve. Subestimada pra caralho. Merecido o tributo.