por Marcos Paulino
Bruno Gouveia está a todo vapor. Sua banda, o Biquini Cavadão, da qual é vocalista e fundador, está com a agenda cheia de shows e prepara um DVD comemorativo às suas três décadas de estrada, que serão completadas em 2015. E seu projeto paralelo, a coleção “Rock Your Babies”, que organiza junto com Carlos Coelho, também guitarrista do Biquini, está lançando mais uma fornada.
“Rock Your Babies” é uma série de coletâneas instrumentais com 12 faixas cada, voltada ao público infantil, contendo uma seleção de canções do rock brasileiro, com as principais bandas e artistas, desde a década de 60 até os dias atuais. As três primeiras coletâneas lançadas, em 2013, reuniram músicas alternadas de bandas como Blitz, Ira!, Titãs, Legião Urbana, O Rappa, NX Zero e Capital Inicial, além de Cazuza, Pitty e Raul Seixas.
Logo depois, foram lançadas as coletâneas exclusivas de cada artista: Biquini Cavadão, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso. Ainda serão produzidos, até o final do ano, CDs exclusivos das bandas Engenheiros do Havaí, Skank e Titãs, além de Rita Lee. Sobre este momento, Bruno Gouveia deu a entrevista a seguir.
Como surgiu a ideia da coleção “Rock Your Babies”?
Eu já havia pensado em fazê-la há seis anos, quando meu filho nasceu, mas não tive como. Quando Coelho, o guitarrista do Biquini Cavadão, soube que ia ser pai, ele mergulhou neste universo e me perguntou por que motivo não havia discos assim, já que era muito comum com bandas estrangeiras. Nos juntamos com o nosso empresário Júlio e o projeto começou.
Você acredita que esse projeto vai contribuir para formar uma nova geração de roqueiros?
Minha formação musical começou com as músicas que meus pais ouviam. Cresci ouvindo Roberto Carlos, Caetano, Chico… Pais que gostam de rock poderão apresentar as suas bandas para os seus filhos desde pequeninos. Este projeto só vai antecipar o que naturalmente aconteceria.
Como vocês escolhem as bandas que entrarão nos discos?
Fizemos uma seleção de bandas com vasto repertório e grande número de fãs. Também pedimos a autorização delas para este projeto. Não foi difícil fazer. E, além das coletâneas, lançaremos mais 14 discos assim. Mas isto é só o começo.
O que vocês procuram manter nas músicas e o que precisa ser alterado?
Nosso foco é sempre na melodia. E buscamos escolher músicas que permitam que haja uma releitura da própria letra, num momento novo para pais e filhos. Por exemplo, não incluímos “Selvagem” (“A polícia apresenta as suas armas…”), do Paralamas, mas sim a bela “Cuide bem do seu amor”, que passa a ter nova interpretação.
Como está sendo conciliar este projeto com o Biquini Cavadão, que está com uma agenda de shows bastante movimentada?
Temos uma ótima equipe trabalhando no projeto, o que nos ajuda e muito na realização do trabalho. Os tecladistas Dudu Trentin e Geovanni Andrade mergulharam neste universo de sons para melodias infantis com muita propriedade.
Aliás, o Biquini Cavadão vem se mantendo firme na estrada, enquanto muitas bandas da mesma geração ficaram pelo caminho. Qual é o segredo dessa longevidade?
Em uma palavra, acredito que seja o respeito. Respeitar-nos dentro da banda, respeitar nosso público, quem nos entrevista, quem nos chama para fazer shows. Vi muita banda acabar por cuspir no prato que comia.
Você sente que a banda tem conseguido renovar seu público nestes quase 30 anos?
Mais do que renovado, ampliamos o nosso público unindo pais, filhos e até netos.
Que novos projetos vocês estão preparando para os fãs?
Do “Rock Your Babies”, ampliaremos a coleção cada vez mais. Saíram Biquini Cavadão, Paralamas, Legião e Jota Quest. Até o fim do ano, vêm Rita Lee, Engenheiros, Skank e Barão. E o Biquini Cavadão lançará, brevemente, um super DVD em homenagem aos 30 anos que faremos em 2015.
– Marcos Paulino é jornalista e editor do caderno Plug, do jornal Gazeta de Limeira.
Leia também:
– Leia entrevista com o Biquini Cavadão em 2001 (aqui), 2009 (aqui), 2013 (aqui)