Fim de semana de shows e 200 discos

Já se recuperou dos shows do New Order? Ainda guarda lembranças do Tim Festival? O show do Franz Ferdinand no Motomix não saiu da memória? Bem, o que posso dizer é que a maré de grandes shows ainda não acabou. Neste fim de semana, alguns prometem muito, começando na sexta-feira e indo até o domingo. Enquanto Goiânia se transforma na capital do rock por três dias com a festança do já tradicional Goiânia Noise, São Paulo recebe um time de bandas indies no Nokia Trends. Mas não é só isso…

Em São Paulo, na sexta-feira, o Los Pirata lança oficialmente seu novo álbum com show no Studio SP. “La Revuelta” foi disco da semana desta coluna no começo de outubro, e o Los Pirata aparece como segundo melhor show nacional de 2006 na listinha que fica na barra ao lado, após uma apresentação irrepreensível em fevereiro no mesmo Studio SP. Futuros clássicos como “A República de Los Bananas”, “La Telepatia” e a sensacional “Lospi Gospel” devem ecoar durante a madrugada de sexta. Confere as infos no site do Studio SP.

Também na sexta, o duo de eletrorock Lucy and The Popsonics passa por Porto Alegre, na festa Rebel Rebel, no Mosh; o Expresso Rock aporta no Porão do Rock em Curitiba com Locomotores, Jeans, Identidade e Pata de Elefante (esta última, a melhor banda em cima de um palco para Fabricio Nobre, do MQN). Em Goiânia, 33 bandas se alternam em dois palcos em três dias no sensacional Goiânia Noise, de sexta a domingo, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Das 33 bandas, a Revoluttion recomenda Trissônicos, Montage e MQN na sexta; Violins, Los Diãnos e Prot(o) no sábado; no domingo, para quem estiver vivo, Ratos de Porão.

Voltando a São Paulo, no sábado, às 19h, o Supercordas (uma das 13 bandas que importam no rock nacional, segundo reportagem da revista Bizz) lança seu novo álbum (“Seres Verdes ao Redor: Música Para Samambaias, Animais Rastejantes e Anfíbios Marcianos”) com show no Centro Cultural São Paulo (metrô Vergueiro). A Revoluttion acredita fez um entrevistinha com Bonifrante, vocal e guitarra da banda:

Como é ser uma das 13 bandas que importam no rock nacional?
Se realmente somos, eu acho incrível. E até concordo. Nós temos muito o que emitir às pessoas em termos musicais e líricos, e temos a pretensão de ser uma banda relevante (o que, convenhamos, não é uma característica muito roqueira hoje em dia).

Vocês estão com um novo disco no pedaço. Qual a piração de vocês no momento?
Trata-se de um disco verde e clorofilado, que inclui canções escritas em tempos muito diferentes (da primeira canção que eu escrevi à última, podemos dizer). É claro que não seguiremos essa linha pra sempre, já temos canções pro próximo disco e elas me parecem soar um tanto mais abertas e ao mesmo tempo enigmáticas.

Como funciona o som do Supercordas ao vivo? Tem muita diferença pro CD ou a viagem é a mesma?
Estamos constantemente tentando acertar um certo desequilíbrio que surge da impossibilidade de reproduzir ao vivo tudo o que fazemos nas gravações – todas as minhas teclas e guitarras, os sons complexos do Giraknob, as percussões exóticas do Wakaplot, etc. Procuramos inclusive explorar esse desequilíbrio de modo a tornar os concertos mais interessantes. Por um momento até nos entregamos à exploração da crueza das canções, mas agora procuramos trazer o experimentalismo e a diversidade das gravações pro palco, e contamos com a participação de um guitarrista extra pra engordar o som.

Supercordas e Lulina
Sábado, 25 de novembro, 19h
CCSP: Rua Vergueiro, 1000 (prox. ao metrô Vergueiro)
Ingresso: R$ 10 (estudantes pagam meia-entrada)

Escreve para mcosta@ig.com para concorrer a um par de ingressos. O sorteio será feito na sexta à noite, e eu aviso por e-mail (ou telefone) o vencedor, que estará com nome na lista de convidados da banda, com direito a um acompanhante.

Saindo do show do Supercordas, a balada é o 6º Nokia Trends, que acontece no Anhembi. A balada vai acontecer em dois palcos (Club e Live Stage) e é dividida entre eletrônico e rock indie. Do lado rock, Hot Hot Heat promete ser um grande show. Se eles tocarem “Goodnight, Goodnight”, “Bandages” e “Get In or Get Out” poderemos estar assistindo a um dos shows do ano. Na seqüência vem o We Are Scientists. Duas canções deles estão entre as 50 que mais ouvi neste ano, conforme minha lista a minha Last FM: o poderoso single “Nobody Move, Nobody Get Hurt” e a matadora versão deles para o clássico “Be My Baby”, das Ronnetes. Então vem o Bravery… mas nesse mesmo horário estará tocando no outro palco o 2Many DJs! Outro parágrafo.

O 2Many DJs já cruzou duas vezes o meu caminho. Na primeira vez, escrevi isso: “Após ter chacoalhado o público inserindo a clássica ‘Don’t Stop ‘Til You Get Enough’ de Michael Jackson na pista, o clima definitivamente pegou fogo quando as caixas de som introduziram ‘Lithium’ do Nirvana. No famoso refrão berrado por Kurt Cobain, era possível ver aproximadamente mil pessoas pulando sem parar. Isso, às 4h da manhã”. Foi no Tim Festival 2003, e foi inesquecível. As mixagens dos irmãos belgas Stephen e David Dewaele são sensacionais. Na segunda vez, no Personal Fest, em Buenos Aires, passei apenas em frente a tenda que a banda enchia de barulho. Naquele momento eles faziam uma mixagem como “Don’t Cry For Me Argentina”, na versão da Madonna…

Voltando ao palco rock, após o Bravery (que já adiantou que irá tocar muitas músicas novas no show, o que nem é novidade, já que eles não são conhecidos mesmo por aqui), o estiloso Ladytron fecha a balada com seu show começando às 4h40. Acabou? Que nada. Mau Mau entra discotecando às 7h. Para quem tiver pique, o domingo ainda reserva rock para São Paulo. Ecos Falsos e Rock Rocket tocam juntas no ótimo Projeto 2em1, no Coppola Music. História da noite: as duas bandas vão tocar (cada uma) um disco do Ultraje a Rigor, na integra. O Rock Rocket vai tocar faixa a faixa o clássico “Nós Vamos Invadir A Sua Praia” (1985) enquanto o Ecos Falsos ensaiou cada sulco de “Sexo! ” (1987). Mais infos no site do Projeto 2em1.

Rock-se.


Ps1: Vencedores da promoção City Jam Festival

A resposta da pergunta da coluna passada era… Pato Fu. Os dois sorteados – com direito a um par de convites cada – foram:

*Vanessa Cazotto Ferreira
*Ana Alice Vercesi Gallo

A promoção, no entanto, continua! A revista Jungle Drums liberou mais três pares de convites para a Revoluttion sortear para a perna paulistana do evento, que também irá acontecer em Nova York e Londres. O Pato Fu toca em Londres, dia 26 de novembro. Em São Paulo, no dia 01 de dezembro, se apresentam no City Jam Festival Los Hermanos, Hurtmold, Clube do Balanço e um DJ-jornalista. Descubra o nome do DJ-jornalista e escreva para mcosta@ig.com. Três pessoas vão ser sorteadas entre as respostas certas que chegarem, e o nome dos vencedores será publicado na coluna de quinta-feira (30/11), ok. Dedos cruzados e boa sorte.

Ps2: Vou perguntar de novo: já se recuperou do show do New Order? Está com saudade? Soube que o Peter Hook contou, na Argentina, que o New Order acaba ao fim da turnê? Quer baixar o show inteirinho que eles fizeram no Personal Fest, em Buenos Aires, logo depois de passaram por Brasília, BH, São Paulo e Rio de Janeiro? Então, o show de Buenos Aires foi transmitido por uma rádio local, ripado e devidamente jogado na web. Está lá o baixo cobrindo a voz de Bernard em “Regret”, a já famosa desafinada da escaleta em “Your Silent Face”, os gritos insanos de Peter em “Love Will Tear Us Apart” e a matadora “Shadowplay”, e tudo mais que vocês leram aqui na coluna passada. Está no blog Part Of The Queue.

Ps3: Muita gente me agradeceu pelo link da Patti Smith no show de fechamento do CBGB’s. Eles já postaram lá a última parte do show…

Ps4: Ivete Sangalo estará na capa da próxima Rolling Stone brazuca. Não torça o nariz, caro leitor. Uma revista é feita de reportagens, não de música. A idéia de uma entrevista é sempre mostrar que a pessoa entrevistada tem algo mais do que… pernas (no caso da Ivete). Ela é relevante para ser capa, disso não tenho dúvida, mas essa relevância só poderá ser medida com uma boa reportagem. Não adianta, como na caso da capa para Gisele Bündchen, acertar a pauta, mas não desenvolve-la. A música que ela faz pode não te interessar (também não me interessa), mas de repente ela nos surpreende com seus argumentos. Vamos lá, Ivete, me surpreenda.

Ps5: Saiu a lista da respeitada revista britânica Uncut com os melhores do ano. O debute da banda brasileira Cansei de Ser Sexy aparece em 18º, à frente de Beck, TV On The Radio, Bruce Springsteen e Sonic Youth. O disco saiu em 2005 no Brasil, mas som este ano na gringa, o que explica sua aparição na lista de melhores de 2006. No próprio Top Seven Scream & Yell, o álbum dividiu o posto de melhor disco do ano com “Cidadão Instigado e o Método Túfo de Experiências”. Pessoalmente, gostei muito do disco do CSS, mas não sei se é pra tudo isso não. Confira a lista final da Uncut:

01 – Bob Dylan, Modern Times
02 – Scritti Politti, White Bread Black Beer
03 – Comets On Fire, Avatar
04 – Joanna Newsom, Ys
05 – Neil Young, Living With War
06 – The Artic Monkeys, Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not
07 – Midlake, The Trials Of Van Occupanther
08 – Hot Chip, The Warning
09 – Sufjan Stevens, The Avalanche
10 – Thom Yorke, The Eraser

11 – Flaming Lips, At war With The Mystics
12 – Bonnie “Prince” Billy, The Letting Go
13 – Lindsey Buckingham, Under The Skin
14 – Cat Power, The Greatest
15 – Brightblack Morning Light, Brightblack Morning Light
16 – The Raconteurs, Broken Boy Soldiers
17 – Ali Farke Toure, Savane
18 – CSS, Cansei De Ser Sexy
19 – Beck, The Information
20 – Burial, Burial

21 – Vetiver, To Find Me Gone
22 – Espers, Espers II
23 – Ghostface Killah, Fishscale
24 – Howlin’ Rain, Howlin’ Rain
25 – Scott Walker, The Drift
26 – TV On The Radio, Return To Cookie Mountain
27 – Yo La Tengo, I Am Not Afraid Of You And I Will Beat Your Ass
28 – Tom Waits, Orphans: Brawlers, Bawlers And Bastards
29 – Oakley Hall, Second Guessing
30 – Neko Case, Fox Confessor Brings The Flood

31 – Mastodon, Blood Mountain
32 – Johnny Cash, American V: A Hundred Highways
33 – Clap Your Hands Say Yeah, Clap Your Hands Say Yeah
34 – Grandaddy, Just Like The Fambly Cat
35 – Sonic Youth, Rather Ripped
36 – Scissor Sisters, Ta-Dah
37 – Outkast, Idlewild
38 – Lily Allen,- Alright, Still
39 – Lambchop, Damaged
40 – Joan As Policewoman, Real Life

41 – Jenny Lewis, Rabbit Fur Coat
42 – Donald Fagan, Morph The Cat
43 – Bruce Springsteen, We Shall Overcome
44 – Kasabian, Empire
45 – The Walkmen, A Hundred Miles Off
46 – Band Of Horses, Everything All The Time
47 – Gnarls Barkley, St Elsewhere
48 – Muse, Black Holes & Revelations
49 – Belle & Sebastian, The Life Pursuit
50 – Drive-By Truckers, A Blessing And A Curse

Ps6: E se um disco virasse literatura?

Ps7: Comparando sete discos do meu Top 150 com o Top 50 da Uncut:

*Bob Dylan, que lidera a lista Uncut, é o segundo da Revoluttion
*Tv On The Radio que lidera a lista Revoluttion aparece em 26º na Uncut
*Neil Young é 4º na Revoluttion e 5º na Uncut
*Bruce Springsteen é 3º na Revoluttion e 43º na Uncut
* Raconteurs é 5º na Revoluttion e 16º na Uncut
*Arctic Monkeys é 6º na Uncut e 11º na Revoluttion
*Flaming Lips é 11º na Uncut e 13º na Revoluttion

TOP 150 Internacional, por Marcelo Costa

01 – Return To Cookie Mountain, Tv On The Radio 06/07
02 – Modern Times, Bob Dylan NACIONAL
03 – We Shall Overcome/The Seeger Sessions, Bruce Springsteen NACIONAL
04 – Living With War, Neil Young NACIONAL
05 – Broken Boy Soldier, Raconteurs NACIONAL
06 – Subtitulo, Josh Rouse 21/03
07 – Powder Burns, Twilight Singers 16/05
08 – Gulag Orkestar, Beirut 09/05
09 – Pieces Of The People We Love, The Rapture NACIONAL
10 – The Crane Wife, The Decemberists 03/10

11 – Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, Arctic Monkeys NACIONAL
12 – Ringleader of The Tormentors, Morrissey NACIONAL
13 – At War With The Mystics, Flaming Lips NACIONAL
14 – Sun Sun Sun, The Elected 24/01
15 – My Secret is My Silence, Roddy Woomble 29/08
16 – The Great Eastern, James Dean Bradfield 25/07
17 – Nineteeneighties, Grant Lee Phillips 27/06
18 – Waterloo to Anywhere, Dirty Pretty Things 11/05
19 – Fast Man / Raider Man, Frank Black NACIONAL
20 – Sorry I Made You Cry, The Czars 13/02

21 – The Greatest, Cat Power 24/01
22 – Eyes Open, Snow Patrol NACIONAL
23 – Through The Windowpane, Guillemots 10/07
24 – Puzzles Like You, Mojave 3 06/06
25 – Jarvis, Jarvis Cocker 16/11
26 – Everything All The Time , Band Of Horses 21/03
27 – The Drift, Scott Walker 06/06
28 – Peeping Tom, Peeping Tom 30/05
29 – The Information, Beck 03/10
30 – Sam’s Town, The Killers 03/10

31 – Eskobar – Eskobar 11/05
32 – Civillian, Boy Kill Boy 16/05
33 – Wilderness Is Paradise Now, Morning Runner 18/04
34 – Destroyers Rubies, Destroyer 21/02
35 – Riot City Blues, Primal Scream NACIONAL
36 – Hundred Miles Off, The Walkmen 23/05
37 – Friendly Fire, Sean Lennon – 03/10
38 – Inside in/Inside Out, The Kooks 21/02
39 – The Warning, Hot Chip 13/06
40 – Rather Ripped, Sonic Youth NACIONAL

41 – Élan Vital , Pretty Girls Make Graves 11/04
42- With Love And Squalor, We Are Scientists 10/01
43 – Ballad of the Broken Seas, Isobel Campbell and Mark Lanegan 07/03
44 – Without Feathers, The Stills 09/05
45 – Cannibal Sea, The Essex Green 21/03
46 – Peregrine, The Appleseed Cast 21/03
47 – 3121, Prince NACIONAL
48 – The Avalanche, Sufjan Stevens 24/06
49 – Impeach My Bush, Peaches 11/07
50 – Tired Of Hanging Around, The Zutons 17/04

51 – Under a Billion Suns, Mudhoney 07/03
52 – Dying To Say This To You, The Sounds 21/03
53 – 5.55, Charlotte Gainsbourg 10/10
54 -Under The Iron Sea, Keane NACIONAL
55 – Meds, Placebo NACIONAL
56 – Alright Still, Lily Allen NACIONAL
57 – In the Name of the World EP, The Holy Fire 21/02
58 – The Loon, Tapes ‘n Tapes 04/04
59 – Victory for the Comic Muse, Divine Comedy 18/06
60 – Keys To the World, Richard Ashcroft NACIONAL

61 – Convicts, You Am I 20/06
62 – It’s Never Been Like That , Phoenix 23/05
63 – St. Elsewhere, Gnarls Barkley NACIONAL
64 – Film School, Film School 24/01
65 – The Letting Go, Bonnie Prince Billy 19/09
66 – Making Dens, Mystery Jets 07/03
67 – You in Reverse, Build To Spill 11/04
68 – Love And Other Planets , Adem 04/05
69 – Garden Ruin, Calexico 11/04
70 – Fear Is On Our Side, I Love You But I’ve Chosen Darkness 07/03

71 – Let’s Get Out of This Country, Camera Obscura 05/06
72 – Chulahoma EP, The Black Keys 02/05
73 – Me Myself and Rye, The Russian Futurists 10/08
74 – Carnavas, Silversun Pickups 25/07
75 – Hind Hind Legs, The Lovely Feathers 18/04
76 – Supernature, Goldfrapp NACIONAL
77 – We Are The Pipettes, The Pipettes 17/06
78 – Be Your Own Pet, Be Your Own Pet 13/03
79 – Bring it Back, Mates of State 21/03
80 – The Obliterati, Mission Of Burma 23/05

81 – Pearl Jam, Pearl Jam NACIONAL
82 – Mr. Beast , Mogwai 06/03
83 – Wow Twist, DAT Politics 18/04
84 – From A Compound Eye , Robert Pollard 24/01
85 – The End Of History, Fionn Regan 24/07
86 – Ships, Danielson 09/05
87 – Comfort of Strangers, Beth Orton 07/02
88 – The Life Pursuit, Belle & Sebastian NACIONAL
89 – First Impressions Of Heart, Strokes NACIONAL
90 – Show Your Bones, Yeah Yeah Yeahs NACIONAL

91 – Hosannas From The Basement Of Hell, Killing Joke 18/04
92 – The Animal Years, Josh Ritter 11/04
93 – Enemies Like This, Radio 4 NACIONAL
94 – Wolfmother, Wolfmother NACIONAL
95 – Simpatico, Charlatans 02/05
96 – Uninvited, Like The Clouds, The Church 18/04
97 – My Dark Places, The Television Personalities21/03
98 – Espers II, Espers 16/05
100 – Give Me a Wall, !Forward Russia! 15/06

101 – News & Tributes, The Futureheads NACIONAL
102 – A City by the Light Divided, Thursday 02/05
103 – Below The Branches, Kelley Stoltz 07/02
104 – So Gone, Evangelicals 06/06
105 – The Gun Album, Minus 5 07/02
106 – Black Holes And Revelations, Muse NACIONAL
107 – The Garden, Zero 7 06/06
108 – The Million Colour Revolution, The Pinker Tones 07/02
109 – Death By Sexy, Eagles of Death Metal 11/04
110 – Fictions, Jane Birkin 27/03

111 – A Blessing And A Curse, Drive By Truckers 18/04
112 – Bitter Tea, The Fiery Furnaces 18/04
113 – Monsieur Gainsbourg Revisited, Varios NACIONAL
114 – The Eraser, Thom Yorke 11/07
115 – Do It Again – A Tribute To Pet Sounds – Varios 14/11
116 – Brightblack Morning Light, Brightback Morning Light, 20/06
117 – Dusk And Summer, Dashboard Confessional 27/06
118 – Shearwater – Palo Santo 09/05
119 – Like Vines, The Hush Sound 06/06

120 – The Black Magic Show, Elefant NACIONAL
121 – Under the Covers Vol. 1, Matthew Sweet & Susanna Hoffs 18/04
122 – Empire, Kasabian 19/09
123 – Vision Valley, The Vines 04/04
124 – Declare A New State, The Submarines 20/06
125 – Bande a Part , Nouvelle Vague 27/06
126 – Flat-Pack Philosophy, Buzzcooks NACIONAL
127 – Born Again in the U.S.A., Loose Fur 21/03
128 – How We Operate, Gomez 02/05
129 – Songs The Animals Taught Us, Roommate 18/04
130 – The Brave and the Bold, Tortoise & Bonnie Price Billy 24/01

131 – You See Colours, The Delays 06/03 (UK)
132 – Love Travels at Illegal Speeds, Graham Coxon 14/03
133 – Fab Four Suture, Stereolab 07/03
134 – Back to the Web, Elf Power 25/04
135 – Nautical Antiques, Pinback 05/09
136 – In Colour, The Concretes 04/04
137 – The Corner Of Miles And Gil, Shack 27/06
138 – Keep Breathing, The Durutti Column 07/03
139 – Just Like the Fambly Cat, Grandaddy 09/05
140 – The Stars Look Different From Down Here, Cosmic Rough Riders 23/05

141 – Classics, Ratatat 22/08
142 – Walkabout, Najwa 01/01
143 – Versions , Thievery Corporation 16/05
144 – The Rose Has Teeth in the Mouth of a Beast, Matmos 09/05
145 – Stadium, Arcadium, Red Hot Chilli Peppers NACIONAL
146- Silent Shout, The Knife 25/07
147 – Drum’s Not Dead, The Liars 21/03
148 – The Hardest Way To Make An Easy Living, The Streets NACIONAL
149 – Scale, Matthew Herbert 07/03
150 – Socialize, Metal Hearts 21/02

11 thoughts on “Fim de semana de shows e 200 discos

  1. marcelo, preciso que vc me informe, em se tratando às 13 bandas que importam, qual é número referente à minha banda! leva mal, não! mal aí! é que sou muito ligado em numerologia! abraço

  2. Salve, salve…

    O Goiânia Noise desse ano está com uma escalação e tanto…

    O show do The Bravery eu iria sem medo algum, gosto bem do som que a banda faz…

    Tambem achei forçado essa historia do CSS, é bacana, mas va la melhor que do disco do Tv On The Radio, Sonic Youth e Kasabian….menos, menos…

    Mas, listas são listas enfim :))

  3. é claro que entraria, mané? tu tá é de conluio com essas escrotas psycho do underground carioca que vivem me enchendo o saco, me seguindo na rua, etc. são tudo amiguinhas suas…

    de qq forma, vc tem um lado pop de quem tá velho de espírito, do tipo “já vivi muito o cenário roqueiro e agora posso ouvir a nova música da banda mais soporífera do universo porque tenho uma bagagem, sabe?”. me refiro principalmente a esse negócio dessas bandas todas fofinhas, bonitinhas, etc… não que seja contra isso, mas ficar só falando disso é uma MEEEEERDA! e eu sei que vc pode fazer melhor, não faz por causa da politicagenzinha alternativa.

    daqui a pouco tá arregimentando incautos para a passeata contra a guitarra elétrica e fazendo apologia ao violão batendinnnho (blergh)!

  4. tá bom, querido! fique com suas ironias e eu continuo achando algumas suas uma %!@$&@# abraço

  5. E mais. Aproveito pra avisar pro pessoal rock estresse que a porrada vai comer se vagabundo ficar me vuduzando. peço a sua gentileza de publicar este comentário. grato!

  6. se a corja ficar de vuduzagem, a porrada vai comer! tô avisando e acumulando vontade de amassar a cara de algumas pessoas…

  7. Adoro listas, desde as mais comuns até as mais bizarras.
    Quanto ao Supercordas, acho legal, mas não consigo gostar tanto assim. Super por super prefiro o Superguidis, é uma das bandas que mais tenho escutado atualmente, e também estava entre os 13 nomes lá da Bizz.
    Outra banda daquela lista que gostei bastante é o Los Alamos da Argentina, ouvi algumas músicas e achei bem legal, mas não ouço ninguém falar quase nada deles, será que além da Bizz só eu gostei?

    Falow

  8. Bem, listas como essas são das coisas mais discutíveis desse mundo, mas o que não entendo é a ausência de The Road to Escondido, de J.J. Cale e Eric Clapton, que certamente entraria no meu top 3. Tudo bem, foi lançado agora em 7 de novembro lá fora e aqui no dia 20… mas, mesmo assim, muito pouco ouvi falar dele… E se até eu já me cansei de escutar, será que os bam bam bans não tiveram um tempinho pra perder com os mestres?

  9. O Los Pirata é uma das bandas mais bacanas que eu conheço. Como eles mesmos enfatizam… “A Percepção Exige Participação”.

  10. “96 – Uninvited, Like The Clouds, The Church 18/04”

    Esse album estaria no meu top 10 ao lado dos discos do TV On The Radio, Ladytron e outros.Belo blog, curto o Scream & Yell desde 2002 e de vez em quando interajo com alguns dos seus comentários lá na comunidade da BIZZ no orkut.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.