21 recomendações e apostas da 26ª edição do Festival de Cinema do Rio

texto de Leandro Luz

A 26ª edição do Festival do Rio está prestes a começar e, como acontece com todo grande festival de cinema de perfil panorâmico – são mais de 300 títulos neste ano -, muita gente acaba se perdendo no meio de tanta informação. Para ajudar a trilhar os caminhos de quem irá se enveredar por essa densa floresta que é o Festival, cuja realização será de 3 a 13 de outubro na cidade do Rio de Janeiro, o Scream & Yell preparou uma lista com 21 recomendações e apostas para você se esbaldar, que contempla desde filmes premiados em importantes festivais internacionais e estreias brasileiras até midnight movies e grandes clássicos.

Antes de encarar a lista, pode ser importante citar a presença de diretores aclamados que apresentam seus novos filmes no Festival: Pedro Almodóvar (“O Quarto ao Lado”, vencedor do Leão de Ouro em Veneza); Paolo Sorrentino (“Parthenope”, com Gary Oldman no elenco); Andrea Arnold (“Bird”, vencedor do Prêmio Cidadania em Cannes); Bruno Dumont (“O Império”, vencedor do Urso de Prata com o Prêmio do Júri em Berlim); e Antonio Pitanga (“Malês”, que teve sua primeira exibição recentemente no Festival Maranhão na Tela) são alguns exemplos que podem gerar interesse de admiradores habituais.

Outro alerta vai para filmes bem cotados que devem lotar as salas (portanto, sugiro correr para garantir o seu ingresso): “The Seed Of The Sacred Fig”, dirigido pelo iraniano Mohammad Rasoulof, exilado na Europa, vencedor do Prêmio Especial do Júri e do Fipresci Award em Cannes e escolhido para representar a Alemanha no Oscar 2024; “O Aprendiz”, do iraniano-dinamarquês Ali Abbasi, que retrata a ascensão de Donald Trump nos anos 1970 e 1980, com Jeremy Strong (“Succession”) no elenco; “Meu nome é Maria”, dirigido pela francesa Jessica Palud, que retrata a vida da icônica atriz francesa Maria Schneider; e, por fim, “Emilia Pérez”, obra escolhida para a abertura do Festival, vencedora de dois prêmios em Cannes – Melhor Interpretação Feminina, para o quarteto Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz; e o Prêmio do Júri.

Duas características saltam aos olhos na programação deste ano: a primeira delas é o investimento em apresentar filmes de todos os continentes, com especial destaque para os países latino-americanos (ação incentivada pela perpetuação da mostra Première Latina, uma das mais tradicionais e longevas do Festival), tais como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Peru e Uruguai, e os de países asiáticos (uma enxurrada de filmes dos mais diversos gêneros), incluindo Butão, Camboja, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Índia, Japão, Mongólia, Nepal, entre outros.

Cabe um último aviso antes das indicações propriamente ditas. Uma das coisas mais legais no ato de vivenciar um festival de cinema é se permitir “mergulhar na surpresa” (como diria o grande compositor paulistano Maurício Pereira). Claro, não deixe de ver o novo filme do seu diretor favorito ou aquele título que está na crista da onda (ainda que ele já tenha uma data de estreia próxima – o mais gostoso sempre é ver um troço quando a gente tá morrendo de vontade!), mas não esqueça, ainda, de deixar-se surpreender com o inesperado. Uma coisa que sempre acontece comigo durante uma cobertura como essa é ter que mudar de planos na última hora, seja porque a sessão planejada esgotou ou porque a anterior atrasou e não deu tempo de chegar na sala de cinema do outro lado da cidade. Aceite o imponderável. E, claro, não se esqueça de aproveitar a repescagem do Festival, que acontece de 14 a 16 de outubro nos cinemas do Estação. Sem mais delongas, vamos à lista.

7 filmes que eu já assisti e que merecem atenção

Entre clássicos restaurados, parceria com a Cinemateca Brasileira e algumas novidades, o Festival do Rio acertou em cheio ao convidar para a sua programação bons filmes que fazem a ponte entre o passado e o presente. Você vai poder assistir à cópia em 4k de “Paris, Texas”, obra-prima de Wim Wenders, e navegar pela história do cinema brasileiro com os grandes “A Opinião Pública”, “Iracema – Uma Transa Amazônica” e “Manhã Cinzenta”. Além disso, dê uma chance para três filmes super recentes que podem te surpreender: “As Aventuras de uma Francesa”, do prolífico diretor sul-coreano Hong Sang-soo, que volta a trabalhar com a premiada atriz Isabelle Huppert; “Avenida Beira-Mar”, primeiro longa-metragem de Maju de Paiva e Bernardo Florim, que ganhou os prêmios de Melhor Roteiro no FRAPA e Melhor Direção no Festival de Guadalajara; e “Stopmotion”, um filme de terror britânico que brinca com a técnica do stop motion, como já anuncia o seu título, para manipular com muita habilidade a sua narrativa.

A Opinião Pública
Arnaldo Jabor | Brasil | 1966 | 72′
Por meio de depoimentos de estudantes, a classe média carioca é retratada de maneira a salientar seus gestos, seus gostos e, sobretudo, a sua distância diante da realidade brasileira.


As Aventuras de uma Francesa / Yeohaengjaui Pilyo
Hong Sang-soo | Coreia do Sul | 2024 | 90′
Uma francesa que costumava tocar flauta em um parque supera suas dificuldades financeiras ensinando francês a duas mulheres na Coreia do Sul. Ela encontra conforto deitando em pedras e recorre ao makgeolli — vinho de arroz típico da Coreia — para se sentir bem. Grande Prêmio do Júri Berlim 2024.


Avenida Beira-Mar
Maju de Paiva e Bernardo Florim | Brasil | 2024 | 92′
Durante o inverno, a praia de Piratininga, em Niterói, está deserta. Rebeca, de 13 anos, acaba de se mudar para lá e está de castigo. Ela só vê a rua por cima do muro. Um dia, a garota observa Mika, uma menina trans, nadar no mar aberto. O mundo então se abre para Rebeca.


Iracema – Uma Transa Amazônica
Jorge Bodanzky e Orlando Senna | Brasil | 1974 | 90′
Um caminhoneiro que trafega pela Transamazônica, a grande rodovia brasileira que atravessa a Floresta Amazônica, conhece uma prostituta e aos poucos percebe os problemas daquela região.


Manhã Cinzenta
Olney São Paulo | Brasil | 1969 | 18′
Um casal de estudantes segue para uma passeata onde o rapaz, militante, lidera um comício. Eles são presos durante a manifestação, torturados na prisão e sofrem um inquérito absurdo dirigido por um robô e um cérebro eletrônico. *Em exibição na mesma sessão do média-metragem “Greve!” (João Batista de Andrade, 1979).


Paris, Texas
Wim Wenders | Alemanha, França | 1984 | 145′
Do nada, um homem magro, de terno escuro e boné de beisebol vermelho, aparece no calor escaldante do deserto entre os Estados Unidos e o México. Ele bebe o último gole de sua garrafa de água e segue em frente, obstinadamente, para a área inóspita que os habitantes locais chamam de “The Devil’s Playground”. Travis pode parecer mudo e amnésico, mas é movido pelo desejo de se reconectar à sua família. Palma de Ouro Cannes 1984. Em 2024, o filme foi apresentado no Festival de Locarno em versão restaurada em 4k.


Stopmotion
Robert Morgan | Reino Unido | 2023 | 94′
Ella Blake, uma animadora de stop motion lutando para controlar seus demônios após a perda de sua mãe autoritária, embarca na criação de um filme que se torna o campo de batalha de sua sanidade. À medida que a mente de Ella começa a se fragmentar, os personagens de seu projeto ganham vida própria.




7 midnight movies para abraçar o cinema de gênero

A mostra Midnight Movies reúne títulos de gêneros cinematográficos diversos, mas, como de praxe, garante um espaço de destaque para o horror e o exploitation. Tem filme brasileiro dirigido por brasileiro (“A Herança”) e filme brasileiro dirigido por argentino (“Abraço de Mãe”, estrelando Marjorie Estiano). Quero muito assistir também ao trabalho mais recente do veterano Bruce LaBruce (“O Intruso”), diretor e artista visual do underground canadense, mas que há tempos vem recebendo grande atenção internacional. A queridinha A24 está com um novo filme (“Herege”, estrelado por Hugh Grant), e deve arrastar multidões para duas sessões especiais dentro do Festival (uma delas em exibição no Estação Botafogo, no insólito horário da meia-noite). Além disso, vale conferir “A Tristeza”, do estreante em longas-metragens Rob Jabbaz, cineasta canadense que vive e trabalha em Taipei, “Infestação”, debut do cineasta francês Sébastien Vaniček, que atualmente desenvolve um novo capítulo da franquia “Evil Dead”, e “Mad God”, dirigido pelo pioneiro em animação e efeitos especiais para o cinema Phil Tippett que, dentre outras realizações, ganhou o Oscar pelos efeitos especiais de “Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi” (1983) e “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” (1993).

A Herança
João Cândido Zacharias | Brasil | 2024 | 80′
Após receber a notícia da morte de sua mãe, Thomas retorna ao Brasil com o namorado, Beni. Chegando ao destino, descobre ser o único herdeiro de uma avó que nunca chegou a conhecer. Curioso para se reconectar com a história da família, eles visitam a casa e Thomas é recebido por duas tias idosas que o tratam como um filho há muito perdido. À medida que Thomas fica cada vez mais encantado com o lugar, Beni começa a suspeitar que algo maligno se esconde sob a fachada de uma vida tranquila no campo. A Herança é um terror queer com toques de melodrama.


A Tristeza / Ku Bei
Rob Jabbaz | Taiwan | 2021 | 109′
A cidade de Taipei de repente entra em um caos sangrento quando pessoas comuns são compulsivamente levadas a cometer os atos mais cruéis e horríveis que se possa imaginar. Um jovem casal é levado aos limites da sanidade enquanto tenta se reunir em meio à violência e depravação. A era da civilidade e da ordem não existe mais. Assassinato, tortura e mutilação são apenas o começo…


Abraço de Mãe
Cristian Ponce | Brasil, Acrotíri e Deceleia | 2024 | 91′
Em fevereiro de 1996, durante um dos temporais mais impiedosos que já atingiram a cidade do Rio de Janeiro, Ana e uma equipe de bombeiros precisam evacuar um asilo com risco de desabamento — mas descobrem que os misteriosos moradores da casa têm outros planos com a chegada da chuva.


Herege / Heretic
Scott Beck e Bryan Woods | Estados Unidos | 2024 | 105′
Duas jovens missionárias devotas acabam presas na casa de um homem misterioso e diabólico. Elas são forçadas a participar de um jogo perturbador que desafia sua fé e põe em xeque tudo aquilo que acreditam.


Infestação / Vermines
Sébastien Vaniček | França | 2024 | 106′
O jovem Kaleb, fascinado por animais exóticos, encontra uma aranha venenosa em um bazar e a leva para o seu apartamento no subúrbio de Paris. Quando o animal escapa e se reproduz, o prédio inteiro é transformado numa terrível armadilha de teias. Para evitar o contágio, a polícia isola o local com os moradores dentro e todos terão de lutar pela própria sobrevivência.


Mad God
Phil Tippett | Canadá | 2023 | 83′
O Assassino percorre um mundo ameaçador de almas torturadas, bunkers decadentes e monstruosidades desprezíveis forjadas a partir dos horrores mais primordiais do subconsciente. Indo cada vez mais fundo no reino de pesadelo, ele gradualmente atinge seu destino final: o coração desta grotesca torre de flagelo. Cada cenário, criatura e figura do filme foi feito artesanalmente e animado meticulosamente ao longo de 30 anos, usando técnicas tradicionais de stop motion.


O Intruso / The Visitor
Bruce LaBruce | Reino Unido | 2024 | 101′
Londres, hoje. Um refugiado aparece nu dentro de uma mala na margem do rio Tâmisa. O enigmático visitante se apresenta a uma família burguesa de classe alta e é convidado a morar com eles como funcionário. Ele passa a seduzir cada membro do clã em uma série de encontros sexuais explícitos, virando o mundo deles de cabeça para baixo e permitindo que se redefinam de maneiras radicais. Mostra Panorama Berlim 2024.




7 apostas para dar um giro pela programação

A música está bem representada na programação deste ano com “Janis – Amores de Carnaval, Memórias de Ricky Ferreira e Convidados”, que parte do acervo fotográfico de Ricky Ferreira para contar a famosa, porém rarefeita história da passagem de Janis Joplin pelo Brasil, “Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinicius”, documentário sobre o grande disco brasileiro dirigido pelo incansável Emílio Domingos, “Salão de Baile”, dirigido por Juru e Vitã, a respeito da cultura ballroom e “Centro Ilusão”, de Pedro Diógenes, que se passa em Fortaleza e traz Fernando Catatau (da grande banda Cidadão Instigado) no elenco. Paz Encina, cineasta paraguaia, se debruça sobre a figura do gênio Eduardo Coutinho. Por fim, duas apostas quentes: “As Mulheres da Sacada”, segunda incursão na direção de longas-metragens da francesa Noémie Merlant; e “Black Tea” – O Aroma do Amor”, que o premiado diretor Abderrahmane Sissako, da Mauritânia, filmou na China.

As Mulheres da Sacada / Les Femmes Au Balcon
Noémie Merlant | França | 2024 | 104′
Quando uma onda de calor faz ferver um bairro de Marselha, três colegas de quarto se intrometem alegremente nas vidas dos vizinhos a partir de sua varanda. Isso se repete até a ocasião em que um drink noturno se transforma num caso sangrento. Midnight Screenings Cannes 2024.


Black Tea – O Aroma do Amor / Black Tea
Abderrahmane Sissako | China | 2024 | 110′
Aya, uma jovem africana, deixa o noivo no altar e a Costa do Marfim para trás a fim de recomeçar a vida na China. Morando numa zona marcada pela diáspora africana, ela começa a trabalhar em uma loja de exportação de chá onde conhece Cai, um chinês de 45 anos. Apesar das barreiras dos preconceitos sociais, Aya e Cai se apaixonam. Mas será que eles conseguirão sobreviver à turbulência dos seus passados e aos preconceitos alheios? Competição principal Berlim 2024.


Carta a un Viejo Master
Paz Encina | Brasil | 2024 | 73′
Uma homenagem ao mestre Eduardo Coutinho, documentarista brasileiro que registrou diversas vidas no famoso Edifício Master há 20 anos. A cineasta busca vestígios da presença ainda forte do realizador no cenário/objeto de seu longa-metragem, costurando uma carta afetuosa a partir do encontro com esse espaço — e seus atuais moradores — e dialogando com os vazios, fantasmas e memórias de um filme e um lugar.


Centro Ilusão
Pedro Diógenes | Brasil | 2024 | 85′
Dois músicos de gerações diferentes se conhecem em uma audição para um concorrido laboratório de música na cidade de Fortaleza. Tuca tem 50 anos e se sente frustrado com sua carreira. Kaio, de 18 anos, é um aspirante a artista que deseja fazer sucesso com suas próprias composições. Tentando conquistar essa vaga importante, os dois jogam suas esperanças e sonhos na possibilidade de serem aprovados.


Janis – Amores de Carnaval, Memórias de Ricky Ferreira e Convidados
Ana Isabel Cunha | Brasil | 2024 | 76′
No verão de 1970, Janis Joplin, ícone da contracultura, veio ao Brasil para se afastar da heroína. O detox virou uma passagem meteórica e quase anônima em que ela viveu intensamente seu último Carnaval: foi expulsa do Copacabana Palace, bebeu muito, fez topless e conheceu o amor de sua vida. O documentário explora o acervo do fotógrafo Ricky Ferreira, mostrando a intimidade da cantora. Seu visual hippie contrasta com o autoritarismo da época, numa história que aborda feminismo, liberdade e amores livres.


Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinicius
Emílio Domingos | Brasil | 2024 | 93′
Lançado em 1966 por Vinicius de Moraes e Baden Powell, o disco Os Afro-Sambas é um dos mais cultuados do Brasil. Participantes da gravação original, críticos, amigos e familiares dos músicos revivem a criação dessa obra-prima. Filmado entre Salvador e Rio de Janeiro, o documentário reúne imagens de arquivo e entrevistas exclusivas com Maria Bethânia, Dori Caymmi, Russo Passapusso e Nelson Motta. Uma homenagem a um clássico que transformou a música brasileira.


Salão de Baile
Juru e Vitã | Brasil | 2024 | 94′
Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia a cultura ballroom. Rio is burning! *Em exibição na mesma sessão do curta-metragem “Linda do Rosário” (Vladimir Seixas, 2024).

– Leandro Luz (@leandro_luz) escreve e pesquisa sobre cinema desde 2010. Coordena os projetos de audiovisual do Sesc RJ desde 2019 e exerce atividades de crítica nos podcasts Plano-Sequência e 1 disco, 1 filme.



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