por Marcelo Costa
Está oficialmente confirmada a edição brasileira do Sónar 2015. O festival acontece na capital paulista de 24 a 28 de Novembro e volta em novo formato, que privilegia os três pilares do evento: música, criatividade e tecnologia.
Criado em Barcelona em 1994, o festival Sónar possui uma importância reconhecida mundialmente pela cuidadosa oferta de conteúdo artístico que combina a vanguarda da música com experimentações multimídia.
A primeira edição do Sónar São Paulo aconteceu em 2012 com Kraftwerk, James Blake, Justice, Emicida, Chromeo, Mogwai e muito mais em dois dias de evento no Pavilhão do Anhembi. A cobertura completa do Scream & Yell (em cinco olhares) você pode relembrar aqui.
Em 2012, o Scream & Yell conversou com Enric Palau, um dos fundadores do evento: “Quando falamos do Sónar parece que estamos falando de tecnicismos, coisas especializadas e intelectuais, e essa não é nossa intenção. O festival é aberto para todo mundo”, defendeu.
A segunda edição já estava marcada para 2013, com data fechada e line-up para ser anunciado, quando a crise brasileira que havia derrubado o SWU Festival (e quase pós fim ao Planeta Terra, que acabou no ano seguinte) complicou o mercado, e o festival foi cancelado.
Três anos depois, o Sónar novamente será realizado em São Paulo e estica seus braços para Buenos Aires (03/12), Santiago (05/12) e Bogotá (07/12). A edição 2015 do Sónar Barcelona, que irá acontecer entre 18 e 20 de junho, terá The Chemical Brothers, Skrillex, Duran Duran, Die Antwoord, FKA Twigs, Flying Lotus, Róisín Murphy e Hot Chip, entre outros.
A assessoria do festival avisa que mais informações sobre o Sónar São Paulo serão anunciadas no dia 22 de junho. O evento segue sendo produzido pela Dream Factory e, neste ano, será patrocinado pela Desperados. Quem você espera que esteja no line-up brasileiro? O Scream & Yell torce por três nomes: Portishead, Swans e Björk.
– Marcelo Costa (@screamyell) edita o Scream & Yell e assina a Calmantes com Champagne
Leia também:
– Entrevista: Enric Palau, um dos criadores do Sónar, conversa com o Scream & Yell (aqui)
– Sónar São Paulo 2012: algumas frestas de inteligência musical marcaram presença (aqui)
Traz o BRMC e a vida está feita.
Portishead seria um sonho realizado, mas fui olhar a programação deles e eles tem só dois shows em festivais marcados para este ano: Montreux e Latitude, os dois em julho. Será que se animariam descer até aqui em novembro?
E eu gostaria muito de ver o Caribou ao vivo
se tivesse o Chemical Brothers, por exemplo, eu venderia os meus ingressos do Rock in Rio e iria no Sonar
Talvez seja pedir demais, mas Björk deve essa ao Sónar SP e ao Brasil. Era a minha oportunidade de vê-la ao vivo em 2012, mas ela cancelou. Mesmo assim, curti muito os dois dias de Sónar na última edição.
Todd Terje é o nome que eu queria nesse festival
Sigur Ros. O Sonar pode e deveria querer. 😛
Sigur Rós.
Björk Björk Björk e Dj Lenchilada
Poderia ter o War On Drugs e a Courtney Barnett.Se o festival for foda mesmo vai ter esses dois.