Ladies Love Oracle, Grant Lee Phillips
04/05/2005

Grant Lee Phillips é um dos grandes compositores dos anos 90, tendo deixado ao menos um álbum clássico para a história do rock, o sensacional Fuzzy, estréia de sua banda Grant Lee Buffalo, em 1993. Ladies Love Oracle porém, marca outra estréia do músico, a da carreira solo.

Quando o Buffalo foi dispensado por sua gravadora em 1999, Grant Lee Phillips entrou em depressão. Terminou a banda, e começou a compor material novo, sozinho. Em três dias de outubro de 1999 o músico registrou em um estúdio caseiro as canções do que viria a ser Ladies Love Oracle, que começou a ser vendido apenas no site oficial do cantor, e ganhou versão oficial apenas em 2004, após Grant Lee lançar dois outros discos, Mobilize e Virginia Creeper (lançados no Brasil pela Sum Records).

Porém, é em sua estréia que a musicalidade fluí de maneira muito mais leve e bela. Se Mobilize veria (bons) experimentos com eletrônica, e Virginia Creeper soa como uma homenagem ao folk e ao country, Ladies Love Oracle flagra um músico ciente de sua poesia, melodia e voz. O disco é recheado de belas canções acústicas, que ora até ganham acompanhamento eletrônico, como no caso de Squint, mas são recheadas com gaitas, violões e muita voz arranhada, como se as palavras partissem o coração ao sair pela garganta.

A linda dobradinha de abertura (You're A Pony - Heavenly) e Flamin' Shoe se destacam em um disco passional e romântico, em que Phillips assume todos os instrumentos, as letras, os vocais. A edição nacional ainda traz uma faixa bônus, Snow Flakes, gravado com a banda de Grant Lee.

Marcelo Costa

Leia também: Mobilize e Virginia Creeper do Grant Lee Phillips, por Marcelo Costa