"A Ilha"
por Marcelo Miranda
Fotos - Divulgação

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19/08/2005

Os filmes de Michael Bay servem de vitrine para as principais características do cinema-lixo: pouca atenção aos enredos, preocupação com o visual moderninho, efeitos visuais de altíssimo nível utilizados na elaboração das mais alucinantes seqüências de ação, câmeras rodopiantes em cenários cheios de beleza e "estilo" e o pressuposto de que o público não quer "pensar", mas "se divertir" (como se uma coisa eliminasse a outra). Lembre-se da filmografia de Bay: de Bad Boys, A Rocha, Armageddon e Pearl Harbor.

Mas, além disso, Bay conseguiu algo que parecia impossível: tornou previsível o previsível. Em seus filmes, tudo funciona como um jogo de xadrez de peças marcadas: os personagens estão sempre onde deveriam estar, os fatos surgem na hora em que deveriam surgir, o desenrolar das narrativas e da aventura segue ritmo idêntico com o objetivo de levar a platéia a acompanhar estática e passivamente cada passo do que acontece na tela. Não é mais uma questão de prever o que vai acontecer. Isso é besteira, porque nem sempre o previsível é ruim.

A engrenagem dos filmes de Bay é mais complexa. É uma noção de que tudo deve estar encaixado de forma ao espectador não perceber que está assistindo a algo de uma estupidez imensa. Seja através da montagem rápida, dos diálogos intercalando as cenas mais movimentadas e das explosões que surgem na hora em que, aparentemente, os eixos do “jogo marcado” estavam se perdendo. Michael Bay, em sua obsessão em fazer o cinema comercial simplesmente lucrativo, e apostando alto numa potencial imbecilização do público, conseguiu criar uma monstruosidade que poderia ser chamada de “previsibilidade da previsibilidade” – ou seja, o que está na tela, o que é apresentado em imagens, não é apenas óbvio, mas manipuladamente feito para ser óbvio, tornando a experiência de se ver um filme algo absolutamente mecânico e frio.

A Ilha, novo petardo de Bay, curiosamente quase sai desses eixos. É sua primeira ficção científica (Armageddon não conta), sua primeira produção sem a parceria de Jerry Bruckheimer e seu primeiro fracasso de bilheteria. Ironicamente, é o seu melhor filme – não que seja grande coisa, mas significa muito em se tratando do cineasta. A primeira hora de A Ilha nem parece Michael Bay. Foco nos personagens, nas suas relações com os outros e com o ambiente, na curiosidade que leva à verdade. O futuro é 2019, o mundo está devastado por uma praga que confinou os sobreviventes num grande domo, onde eles realizam tarefas rotineiras e aguardam serem convocados para viajarem à Ilha, último lugar no planeta a salvo da contaminação. Só que um dos trabalhadores, vivido por Ewan McGregor, desconfia de toda a situação.

Assim como o filme trata do tema da clonagem humana, Bay parece ter levado a sério o assunto e também clonou referências de inúmeros exemplares do gênero. Estão lá citações explícitas a Laranja Mecânica, Blade Runner, O Planeta dos Macacos, THX-1138 e até alguns recentes, como Minority Report. Uma verdadeira salada que, a princípio, se não traz de novo, é muito bem trabalhada dentro dos padrões industriais. A presença magnética de McGregor se junta ao esplendor da beleza e talento de Scarlett Johansson (uma das grandes atrizes da nova geração – e se ela não tivesse feito Encontros e Desencontros, eu diria que aqui ela está mais linda do que nunca), o roteiro insinua um desenvolvimento cheio de ambigüidades e caminhos a serem definidos, inserindo na cabeça de quem vê questões sobre moral, ética, poder e liberdade. Enfim, um completo anti-Bay, o que soa altamente positivo.

Mas na segunda metade, o diretor deve ter sentido falta dos velhos tempos. Em vez de seguir no rumo bem sucedido do início, dá vazão a todas as suas obsessões e passa a se preocupar mais com a perseguição aos protagonistas do que ao que eles representam dentro daquela engrenagem. Assim, começa o espetáculo de ação e demolição. Impressiona o prazer e fetiche que Bay tem em destruir coisas – em especial carros, arrebentados de todas as formas e ângulos. Surge em cena um mercenário, interpretado por Djimon Hounson (Amistad e Terra dos Sonhos), contratado para prender os fugitivos. Bay o filma de forma tão maquiavélica que usa um recurso infantil e ingênuo para forçar uma vilania no personagem: focaliza-o quase sempre em contre-plongeé (câmera enquadrando de baixo para cima), como a reafirmar toda a sua onipotência a cada aparição na tela – sem falar na câmera lenta, música com acordes de tensão, óculos escuros e expressões de maldade pura. É de grande curiosidade, então, que esse algoz tão detestável acabe se tornando simpático à causa dos foragidos.

Não sei porque ninguém parece ter associado A Ilha a outro filme semelhante, lançado em 2000. O Sexto Dia, com o hoje governador Arnold Schwarzenegger, lidava com o mesmo tipo de drama sobre clones humanos, mas também descambava para a ação sem freios e deixava de lado questões muito mais estimulantes. Não se exige, aqui, que um filme de ação, criado para o público consumidor desse tipo de produção, não tenha ação. O que se pede é um mínimo de bom senso e respeito a quem assiste. É realmente necessária uma seqüência tão explosiva e longa como a da ferrovia, em que McGregor derruba na estrada rodas de locomotiva para detonar os veículos perseguidores? É preciso que a isso se siga outra caçada, em que a dupla principal pega uma moto e sai furando todos os prédios pelo caminho? Existe alguma real motivação para a briga final?

É difícil fazer esses questionamentos quando os filmes de Bay já renderem, de 1995 até hoje, U$ 2 bilhões. Significa que, ou o público embarca nas suas "viagens" ou o marketing é dos melhores. Mas assistindo-se a A Ilha, sente-se que Michael Bay pode oferecer mais. Sente-se que, no fundo daquele profissional acostumado a videoclipes e cenas desumanas (Bad Boys 2 é o filme mais detestável produzido por Hollywood em muitos anos), está um cineasta com boa mão para trabalhar em bons filmes. O que precisa é de incentivo – e ironia das ironias, uma espécie de incentivo inverso, ou seja, que esse tipo de produto não tenha público. A julgar pela pífia bilheteria de A Ilha em suas primeiras semanas de exibição, o cinema-lixo tão bem representado por Bay pode dar sinais de cansaço. Talvez isso o estimule a tentar vôos mais ambiciosos. Ele pode e consegue.


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Site Oficial do filme A ilha

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