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Dois shows bonus do Primavera Sound

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Barcelona não para, e o Primavera Sound segue o ritmo da cidade. Após três dias intensos e dezenas de shows no Parc Del Fórum, dois eventos marcavam o encerramento da edição 2011 do festival: no Poble Espanyol, BMX Bandits e Mercury Rev. E para aqueles que ainda tinham pique, no Apolo, já na madrugada de domingo para segunda-feira, Simian Mobile Disco e Black Angels jogavam uma pá de cal sobre a ótima edição 2011 do Primavera Sound.

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O Poble Espanyol é um vilarejo recriado no alto de Montijuïc que tenta contar – através de ruas e casas – a história de todas as regiões da Espanha (em escala reduzida, claro). Fica alguns metros acima do Pavelló Mies van der Rohe, e se (ao contrário da magnifica obra do arquiteto alemão) ostenta um ar meio fake e cafona, por outro tem a vantagem de se transformar em um ótimo anfiteatro para a realização de shows para até duas mil pessoas. O clima era de quermesse com direito a copos enormes de sangria e pipoca.

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Duglas Stewart abriu os trabalhos com a BMX Bandits, veterana banda indie escocesa dos anos 80, que segue na ativa distribuindo melodias doces aos fãs de power pop. Stewart é daqueles frontmans que dominam a arte de entreter o público. Ele gasta seu sotaque escocês, diz que “ama o amor” e apresenta uma canção da época em que “Crazy Cat (a violinista ruivinha fofinha) ainda não tinha nascido”. E ao apresentar a moça, se orgulha: “Eu roubei ela do Belle and Sebastian”. Velhos hits e canções novas fizeram o público sorrir até o fim da apresentação.

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Na seqüência, o Mercury Rev subiu ao palco mais uma vez para apresentar a integra de seu álbum mais famoso, “Desert’s Songs”. O roteiro era o mesmo do show apresentado no sábado no anfiteatro do Parc Del Fórum, mas o clima era outro. Muitas coisas podem fazer um show em um dia ser ok e no outro, sensacional: o tesão da banda, a empolgação do público, o atmosfera do lugar. No Poble Espanyol, tudo parecia conspirar a favor, e o Mercury Rev não desperdiçou a oportunidade.

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Jonathan Donahue subiu ao palco, novamente, com uma garrafa de cerveja, que logo foi trocada por uma “botella” de vinho (que seria bebida inteira durante toda a a noite). “Holes” surgiu linda, cintilante, abrindo caminho para as demais canções do desertor. “Tonite It Shows” e “Endlessly” apareceram em versões encorpadas, com a bateria marcando forte o ritmo. Até a instrumental “I Collect Coins” brilhou, mas a divisora de águas, a canção que mostrou que este não era um show qualquer foi “Opus 40”, em versão estendida, inebriante, quase dez minutos de encantamento.

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Encarnando um maestro meio mágico, meio bruxo, Donahue sorria, arremessava energia para a plateia e aplaudia a entrega da banda e a cumplicidade do público enquanto as luzes no palco flutuavam sobre a densa nuvem de gelo seco. “Delta Sun Bottleneck Stomp” fechou o show de forma dançante, mas a banda ainda voltaria para tocar “Dark is Rising”, a música que resume o Mercury Rev a perfeição, com versos que dizem que “tudo é sonho” (título do álbum pós “Desert’s Song”) para concluir “nos sonhos eu sou forte”. Não só nos sonhos, Jonathan. No palco também. Impecável.

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 Primavera Sound, agora sim: até 2012.

Leia também
– Os destaques dia a dia do Primavera Sound 2010 (aqui)
– Os destaques dia a dia do Primavera Sound 2011 (aqui)

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