No som, sobras de Billy Bragg
Um dos seguidores mais sérios da filosofia “essa máquina mata fascistas” de Woody Guthrie (não à toa, a filha da lenda o escolheu para musicar velhos textos do pai num projeto junto com o Wilco que rendeu as hoje clássicas “Mermaid Avenue” sessions), Billy Bragg soma cerca de 10 álbuns oficiais de um período que se inicia com “Life’s a Riot with Spy vs Spy” (1983) e chega até “Tooth & Nail” (2013) – boa parte deles inclusa nos dois boxes essenciais “Volume 1” e “Volume 2”, com sete CDs bônus e três DVDs extras. Ainda assim, dezenas de faixas raras foram ficando pelo caminho (algumas, disponibilizadas para download, renderam a coletânea “Fight Songs”, de 2011, com 11 socos de esquerda) e a coletânea “Reaching To The Converted”, lançada em 1999, passa uma peneira em boa parte deles salvando do esquecimento 17 números. Fui atrás desta coletânea por causa de uma versão alternativa de “Greetings to the New Brunette”, segundo single do álbum “Talking with the Taxman About Poetry” (1986 – lançado em vinil no Brasil na época), que na versão original conta com Johnny Marr na guitarra e Kirsty MacColl nos vocais, e nesta versão rara traz, segundo os créditos do CD, Billy Bragg na voz e “Johnny Marr em todo o resto” (leia-se: violão, guitarra, bateria, baixo e vocais). Ouça “Shirley (Greetings to the New Brunette)” abaixo, mas vale dizer que entre as outras 16 sobras de “Reaching To The Converted” ainda estão “The Boy Done Good”, de 1997, (com Johnny Marr novamente se desdobrando em vários instrumentos), uma singela versão de “Jeane”, dos Smiths, só com voz e guitarra, outra de “She’s Leaving Home”, dos Beatles, só voz e piano, e uma declamação de “Walk Away Renee”, single do The Left Banke em 1966, regravada com Johnny Marr no violão. Sobras que valem mais que muitos discos inteiros atuais…
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