Alceu, 75: As mais tocadas!
Alceu Valença é considerado um dos mais importantes representantes da música nordestina, com canções de estilo próprio e muita poesia. Dois de seus sucessos, “Anunciação” e “Tropicana”, se destacaram no estudo realizado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) sobre a sua obra, em homenagem ao seu aniversário. O cantor e compositor pernambucano, que completou 75 anos na quinta-feira, dia 01 de julho, tem 298 canções e 620 gravações cadastradas no banco de dados da instituição.
“Anunciação” e “Tropicana” ficaram em primeira e segunda colocação, respectivamente, nos rankings das músicas de Alceu Valença mais gravadas por outros intérpretes e mais tocadas nos últimos cinco anos no Brasil. Neste período, mais de 65% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música destinados ao cantor foram referentes aos segmentos de Shows, Música ao vivo e TVs.
No Scream & Yell, Alceu foi homenageado nos seus 70 anos, cinco anos atrás, com o tributo “Ainda Há Coração”, que junta as guitarradas do duo sergipano The Baggios (aqui em formato quarteto com teclas e baixo) que colocou peso sem perder o carinho em “Vou Danado Pra Catende”, com a delicadeza new caipira de Judas em “Cópias Malfeitas”, mais a batucada latina dos pampas que une o rosarino Ariel Migliorelli com a gaúcha Lara Rossato em “Batendo o Tambor” ou mesmo na comovente e delicada interpretação de Nevilton para “Tropicana”. Há, ainda, a new psicodelia de Luiza Lian, Bruno Souto e Tagore (em “Anunciação” e “La Belle de Jour – Girassol”) e a eletrônica a favor da canção na bonita versão de “Coração Bobo” pela uruguaia Papina de Palma. Ouça tudo aqui.
Abaixo, você confere o ranking de músicas mais tocadas de autoria de Alceu Valença nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo), segundo o ECAD.
01 Anunciação
02 Tropicana (Vicente Barreto / Alceu Valença)
03 La belle de jour
04 Táxi lunar (Zé Ramalho / Alceu Valença / Geraldo Azevedo)
05 Como dois animais
06 Girassol
07 Coração bobo
08 Ciranda da rosa vermelha
09 Caravana (Alceu Valença / Geraldo Azevedo)
10 Pelas ruas que andei (Vicente Barreto / Alceu Valença)
11 Solidão
12 Cabelo no pente (Vicente Barreto / Alceu Valença)
13 Bicho maluco beleza
14 Dia branco
15 Flor de tangerina
16 Papagaio do futuro
17 Eu quero ver você dizer que eu sou ruim (Aracílio Araújo / Alceu Valença / Alcymar Monteiro)
18 Estação da luz
19 Na primeira manhã
20 Cavalo de pau
julho 2, 2021 No Comments
Podcast Cópias Originais: Belchior
O queridíssimo jornalista e amigo Gil Luiz Mendes, colaborador do Scream & Yell e parceiro das boas botecagens, me convidou para participar de seu novo podcast, o Cópias Originais, focado em versões (não covers!) pessoais da obra de um determinado artista.
Para o episódio em que recebi o convite, o escolhido foi Belchior, e elencamos juntos oito covers bem maneiras (incluindo essa do post, lançada num tributo do Scream & Yell) além de declararmos nosso amor por esse artista incrível. Ouça aqui. Prestigia a gente <3
julho 2, 2021 No Comments