Disco do dia: Damon & Naomi
Disco da noite: Num bate papo com o Lúcio, capo da Sensorial Discos, confessei minha paixão pela melancolia encharcada de lirismo do duo Damon & Naomi, romance que teve início no show que eles fizeram em São Paulo, 2002. Resenha da época (disponível no Scream & Yell):
“Nós vamos tocar ‘The Navigator’. Ela fez parte da trilha sonora de um filme. O filme era muito divertido. Já a música é miseravelmente triste”. Palavras de Damon Krukowski, parceiro de Naomi Yang, mais conhecidos como Damon & Naomi, o duo que seguiu junto após o termino do Galaxie 500 (o outro membro, Dean Warehan, montou o Luna). Mais do que explicar uma canção, a frase de Damon serve para explicar todas as canções do duo, pequenas elegias musicais em que dois, no máximo três acordes menores (dó, ré e lá, eventualmente um fá) constroem paisagens sonoras soturnas e delicadas. Se em álbum a música funciona como nostalgia de um tempo que sabe se lá se vivemos, ao vivo a simplicidade ganha forma e contornos especiais. A iluminação é simples. O palco, idem. De um lado, Damon e seu violão. No meio, Naomi dividindo-se entre o harmonium (um primo distante da nossa sanfona) e o contrabaixo e do outro lado, o guitarrista Michio Kurihara. A leveza paira no ar. Damon explica todas as canções, faz brincadeiras e conta “oneeeeee. twooooooooooo. threeeeeeeee” de um forma tão pesarosa que parece que não vai chegar ao “fouuuuuuuuuur”. Melancolia tocante e bonita.”
Desse show em diante passei a ir atrás de tudo que o duo lançou, como o maravilhoso “Within These Walls”, de 2007, resenha no site também: “Se alguém um dia lhe perguntar qual a definição da palavra melancolia, dispense o dicionário, pegue este maravilhoso disco e coloque pra tocar. Damon e Naomi (auxiliados pela guitarra charmosa de Michio Kurihara e, pela primeira vez, por cordas, sax e trompete) criam elegias sonoras que acolhem a alma, embalam sonhos e são capazes de fazer até o Capitão Nascimento pedir um lenço. Cuidado: ‘Red Flower’, ‘Cruel Queen’ e a faixa título podem derreter o seu coração.”
E tem a resenha de “Damon & Naomi With Ghost”. Ela se chama… “você já se apaixonou por um disco?” <3
0 comentário
Faça um comentário