Conheça a Série Postal
Apesar de estar a 17 anos online, o Scream & Yell nasceu onpaper nos primórdios da internet brasileira como fanzine xerocado, em 1996. Era uma época diferente em que, apesar de eu já ter um e-mail do Hotmail, 99,9% da correspondência que eu trocava com o mundo não saia de um computador, mas sim via Correio. Foi um período de intensa troca de cartas com poemas, fanzines, opiniões sobre o mundo, desabafos, paixões e tudo mais com um grupo enorme de pessoas.
Já nessa época eu achava que o envelope era muito tímido, e sempre colava uma tirinha de jornal no verso, tentando acrescentar alguma história àquele papel que seguiria viajando país afora. Isso fez com que vários amigos fizessem o mesmo e essa troca de tirinhas divertia não só a nós como também aos entregadores. Outra maneira divertida era trocar postais, muitos deles distribuídos gratuitamente (como vários desses na foto que fecha o post, enviados pela Flávia, uma amiga queridíssima do Rio).
Lembrei disso tudo porque o jornalista Ramon Vitral está lançado hoje o primeiro cartão postal do projeto Série Postal, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural. A ideia é apresentar todo mês, durante um ano, histórias sequenciais em quadrinhos em cartões postais visando divulgar novos talentos do mercado nacional tanto quanto difundir nomes estabelecidos, mas desconhecidos pelo grande público. Além, de sugerir novas formas de narrativas para a modalidade.
Quem assina o postal número 1 é Pedro Fraz (que conta com citações de um certo golpista e de um cantor folk xingado de Judas), e já estão confirmadas as participações de Taís Koshino, Pedro Cobiaco, Felipe Portugal, Bianca Pinheiro e Ana Manzanna. Os postais serão distribuído em espaços culturais, livrarias, lojas especializadas em quadrinhos e bibliotecas públicas, de SP e outros estados. O projeto conta com um tumblr (http://seriepostal.tumblr.com/), que hospedará entrevistas dos artistas convidados e as etapas de produção do postal.
Adorei o projeto e já quero colecionar a série! E, quem sabe, voltar a ir ao correio. No mundo hiper conectado da atualidade, uma série como essa soa deliciosamente (e nostalgicamente) provocativa, pois sugere que reservemos tempo (tal qual ouvir um vinil) para as coisas que a gente realmente valoriza na vida seguindo um mantra quase esquecido no mundo moderno: pense em alguém, escreva algo, vá ao correio, envie o postal, imagine a pessoa recebendo. Sorrisos.
Alguns locais em que você poderá pegar a Série Postal gratuitamente:
São Paulo
– Banca Tatuí – Rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília
– Gibiteria – Praça Benedito Calixto, 158, 1º Andar Pinheiros
– Loja Ugra – Rua Augusta, 1371, Loja 116, Consolação, São Paulo – SP
Florianópolis (SC)
– O Sítio – Rua Francisca Luisa Vieira, 53, Lagoa da Conceição
– Bar Tralharia – Rua Nunes Machado, 104, Centro
Curitiba (PR)
– Itiban Comic Shop – Avenida Silva Jardim, 845, Água Verde
João Pessoa (PB)
– Comic House – Avenida Nego, 255, Tambaú
Porto Alegre (RS)
– Galeria Hipotética – Viconde do Rio Branco, 431, Floresta
Rio de Janeiro (RJ)
– Beleléu – Rua Visconde de Pirajá, 459, Apto. 303, Ipanema
Macapá (AP)
– Margem – Avenida Procópio Rola, 1572, Centro
janeiro 28, 2017 No Comments