Roteiros de uísque e cerveja
Irlanda
Dublin, a capital da Irlanda, localiza-se na costa oriental da ilha, e merece muito mais o epíteto de Terra da Garoa do que São Paulo, pois o tempo fica constantemente nublado, com frio e chuva fina em boa parte dos 12 meses do ano. Para esquentar, o irlandês especializou-se na produção de uísque, que o acompanha desde o café (o Irish Cofee tradicional é uma experiência inesquecível) até a noitada em pubs (existem centenas pela cidade). Conhecido em gaélico como “Uisea Beatha” (pronuncia-se “Ishka baha”), que significa “Água da Vida”, o uísque chegou à Irlanda e (na vizinha Escócia) no século 12, e de lá para cá se tornou mundialmente conhecido. O país chegou a ter mais de 100 destilarias, mas hoje em dia apenas quatro estão em atividade. A Old Jameson Distillery, em Dublin, virou museu – depois que a bebida passou a ser produzida em Cork – e pode ser visitada em um tour caprichado que conta a história do uísque irlandês mais vendido no mundo e explica as fases de preparação da bebida, da maltagem à destilação. O tour termina no bar da velha destilaria em que o visitante pode beber o uísque da casa em drinks que levam strawberry e ginger ale ou ainda comparar uma dose do legitimo representante Jameson com um bourbon norte-americano e um exemplar escocês – valendo um certificado de provador de uísque.
Old Jameson Distillery
Bow Street, Smithfield, Dublin 7, Irlanda
De segunda a sábado: de 9h às 18h
Domingo: de 10h às 18h
Preço: 13 euros o tour (8 euros o Teste de Uísque)
Informações: http://www.tours.jamesonwhiskey.com/
James Joyce escreveu em seu romance mais famoso, “Ulisses”, que era impossível atravessar Dublin sem passar na frente de um pub. Já que eles estão por toda parte, melhor se render ao ritual e entregar-se a um pint da cerveja escura mais famosa do mundo, a Guiness. Para corroborar a fama, a cervejaria construiu uma Storehouse de causar inveja aos concorrentes. São seis andares de informações sobre a famosa stout que vão desde o processo de produção da cerveja até uma área com as clássicas propagandas da Guiness. O visitante aprende ainda a tirar o pint perfeito (e, claro, pode bebê-lo na sequencia) com direito a certificado. O passeio termina no último andar do prédio, uma redoma de vidro que abriga um bar com uma vista impressionante de toda a cidade. A loja é uma tentação para cervelogos.
Guiness Storehouse
St James’s Gate, Dublin 3, Irlanda
Todos os dias: de 9h30 às 17h
Preço: 14 euros
Informações: http://www.guinness-storehouse.com/
Estados Unidos
Lynchburg é a capital de Moore County, o menor condado do Tennessee. Foi aqui que Jasper Newton Daniel fundou, em 1866, uma destilaria para produzir aquele que viria a ser um dos uísques mais famosos do mundo. Lynchburg – 120 quilômetros de Nashville – recebe anualmente mais de 250 mil pessoas interessadas em conhecer a história do Jack Daniels. A destilaria funciona todos os dias, mas não abre em alguns feriados (confira o site). Um inconveniente: a Lei Seca ainda vigora em Moore County, então se prepare para ouvir muito sobre uísque, mas não beber.
http://www.jackdaniels.com/TheDistillery/
Escócia
Fundada em 1786 em Keith, uma cidadezinha de 5 mil habitantes no nordeste da Escócia, a Destilaria Strathisla carrega o peso de ser uma das mais antigas destilarias do mundo. Ainda em atividade (e com a maior produção de uísque em terras escocesas), a casa espiritual do Chivas Regal promove um tour que parece uma volta no tempo: os edifícios do século 18 pouco mudaram e a paisagem contemplativa, cujo destaque é o rio Isla (que ainda movimenta o moinho da destilaria), formam um cenário idílico para a produção de um dos melhores uísques do mundo.
A Escócia que produz a água da vida é dividida em quatro áreas: Highlands, Lowlands, Speyside e Islands. Se você quer aprender a diferenciar os aromas do uísque produzido em cada uma dessas regiões, seu lugar é o Scotch Whisky Experience, um tour que já começa especial em sua localização: numa casa vizinha ao Castelo de Edimburgo, antiga fortaleza imponente que domina a paisagem da capital da Escócia. Há três tipos de tours (Prata, Ouro e Platina) que permitem ao visitante conhecer a história da bebida e admirar a maior coleção de uísque escocês do mundo. E, claro, beber também.
0 comentário
Faça um comentário