Random header image... Refresh for more!

Opinião do Consumidor: Blanche de Brabant

blanche1.jpg

Fundada em 1909 em Merchtem, uma cidadezinha de pouco mais de 15 mil habitantes na região flamenga de Brabant, na Bélgica, a cervejaria John Davis segue ainda sobre o controle da família, mas em 1993, ao adquirir a Timmermans Brewery, cervejaria criada em uma vila na região dos Flanders, passou a utilizar esse nome (e quadruplicar o número de rótulos). Dentre vários títulos, um dos que andam viajando pelo mundo é a Blanche de Brabant, que homenageia um herói do século 12 que pertenceu à dinastia real francesa

A cor e o aroma cítrico da Blanche de Brabant não enganam: estamos diante de uma tradicionalíssima witbeer belga. No nariz, notas frutadas e cítricas que remetem a limão, laranja, maçã, trigo e coentro – e também certa doçura. No paladar, bastante leveza. O trigo surge mais presente com as mesmas notas do aroma (limão, caramelo, maçã e especiarias – com ênfase no coentro) marcando o paladar. Segundo algumas peças publicitárias, ela pede compania de uma rodela de limão, o que dispenso: para mim, ela é ótima ao natural.

Concorrente da bastante conhecida (e popular até no Brasil) Hoegaarden (e, agora, da nacional Wäls Wit), a Blanche De Brabant perde no fiel da balança devido ao preço. A bela garrafa rolhada de 750 ml pode ser encontrada no Brasil entre R$ 40 e R$ 55 em bons empórios, o que torna seu custo beneficio elevado em comparação às concorrentes. Ainda assim, eis uma cerveja refrescante, que merece uma chance, principalmente em terras belgas, onde custa cerca de 4,50 euros a mesma garrafa de 750ml.

Blanche de Brabant
– Produto: Witbier
– Nacionalidade: Bélgica
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 2,87/5

Leia também:
– Top 100 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário