Random header image... Refresh for more!

Cinco fotos: Salvador

Clique na imagem se quiser vê-la maior

salvador6.jpg
O mar

salvador5.jpg
Casa Velha

salvador1.jpg
Por-do-Sol no Solar

salvador4.jpg
Boi

salvador3.jpg
Luz no Pelourinho

Leia também:
– Top 5 – Conexão Vivo Salvador 2011 (aqui)
– Três dias e meio em Salvador, por Marcelo Costa (aqui)

Veja mais imagens de cidades no link “cinco fotos” (aqui)

abril 2, 2012   No Comments

Opinião do Consumidor: Bernard Brewery

bernard1.jpg

 O carro chefe da Úvodní Stránka, ou melhor, cervejaria Bernard, da República Tcheca, é a Bernard Dark, que já ganhou medalha de ouro em premiação internacional, e segue levando o nome desta pequena cervejaria do século 16 que, falida, foi recuperada em 1991 por três irmãos, que colocaram a fábrica de pé com receitas originais até que a Duvel Moortgat entrasse com um aporte financeiro. Hoje a Bernard é exportada para 26 países, e além da Dark (link sobre ela no fim do post), outras duas chegam ao Brasil: Amber e Celebration.

A Bernard Amber (conhecida na República Tcheca como Bernard Polotmavý Ležák 11°) é uma lager escura cujo aroma adocicado remete com leveza a malte de caramelo e chocolate. Não espere intensidade, mas sim suavidade. O paladar transforma em realidade o que o aroma pronuncia, com o malte de caramelo dominando o conjunto e o lúpulo marcando de amargor uma proximidade com café torrado em uma cerveja leve e saborosa, que até parece um pouco mais aguada do que deveria, mas ainda assim tem um saldo bastante positivo.

Já a Bernard Celebration, que começou a ser fabricada em 1995, é uma autêntica pilsen tcheca (Humpolec, a cidade da Bernard, fica a duas horas da cidade de Pilsen) com o lúpulo e o malte marcando presença de forma intensa no aroma e no paladar (de final amargo e seco). Refermentada na garrafa, a Bernard Celebration sugere equilíbrio e tradição, mas fica no fim da fila das cervejas da Úvodní Stránka, distante da versão Amber e, principalmente, da Bernard Dark (que é premiada e tal, mas também não é tudo isso).

As três Bernard estão chegando ao Brasil com preço que varia de R$ 11 a R$ 14 (a garrafa de 500 ml com flip-top, uma tampa de pressão bonita e bastante funcional). Vale experimentar.

Bernard Amber
– Produto: Amber Lager
– Nacionalidade: República Tcheca
– Graduação alcoólica: 4,7%
– Nota: 3,05/5

Bernard Celebration
– Produto: Premium Lager
– Nacionalidade: República Tcheca
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 3,01/5

Leia também
– Bernard Dark, por Marcelo Costa (aqui)
– Top 100 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)

abril 2, 2012   No Comments