Opinião do Consumidor: Bourganel Brewery
Inaugurada no sul da França em 1997, a Bourganel Brewery especializou em cervejas exóticas e aromáticas mantendo um nível de graduação alcoólica padrão de 5% em suas lagers, que, porém, desaparece no conjunto variado que inclui adição de castanhas portuguesas, mirtilo, mel e verbena. O foco é o paladar feminino, e tem dado resultados. A cervejaria – que começou artesanal – aumentou o maquinário em 2004 e lançou novas experiências nos últimos anos. São cervejas para poucos, mas vale a curiosidade.
Como o nome e o rótulo entregam, a Bourganel Au Miel de Châtaignier leva em sua formulação mel de abelha. O aroma dulcíssimo impressiona logo de cara. O mel vem à frente com o malte floral em segundo plano, distante, sem conseguir competir em balanço. O paladar segue o que aroma adianta com mel e caramelo se destacando bastante, mas com um bocadinho de amargo marcando presença – principalmente no final. No fim das contas até que a Au Miel de Châtaignier se prova interessante.
Já a versão Nougat da Bourganel é absolutamente estranha. Você consegue imaginar uma cerveja com aroma e sabor de… torrone? Parece que esqueceram uma barrinha do doce dentro de um copo da cerveja. O aroma tradicional de cerveja desaparece com amêndoas, chocolate e torrone encobrindo o malte, que desaparece na fórmula (apesar dos 5% de graduação). O sabor é enjoativo e lembra um suco aguado de amêndoas (talvez misturando horchata com uma pilsen tradicional você chegue ao mesmo resultado). Decepcionante.
Partimos então para a terceira representante da casa, a boa Bourganel aux marrons de l’Ardèche, uma cerveja com castanha portuguesa em sua formulação. O aroma interessante remete não só a castanha, mas também a chocolate, caramelo e nozes. O paladar, entre o aguado e o pastoso, é despido quase que totalmente de amargor, sem que apele excessivamente para a doçura – o final, inclusive, fica no meio termo. Eis uma cerveja extremamente leve com a característica Bourganel de não parecer uma cerveja.
Está achando tudo meio exótico? Imagine então uma cerveja verde. É a Bourganel Bière à la Verveine Velay, que ganha essa cor devido à inserção de extrato alcoólico de verbena, uma flor da região da cervejaria com poder de calmante contra nervosismo e distúrbios gastrointestinais relacionados ao estresse. É sério! O aroma não traz nada de álcool, mas sim uma disputa entre menta e erva cidreira. No paladar, esqueça o amargor. Ele até chega a tocar o céu da boca, só que desaparece em fração de segundos. O malte, no entanto, faz um charme maior, mas no fim a Verveine parece mais chá que cerveja.
Fechando o lote francês, a Bourganel Aux Myrtilles, uma especial de blueberry, uma pouquinho menor do que uma uva cuja característica principal é seu suco… azul. A versão Boruganel que traz o suco da fruta fica entre o azul e o vinho. O aroma é adocicado e muito frutado (que lembra o que, para nós, seria amora). Nada de malte nem de álcool. O paladar é levíssimo, com o amargor suave (remetendo a limão) manchando o adocicado do mirtilo. Parece um suco de uva que passou da validade.
Os cinco rótulos acima foram apresentados no 1º Beer Experience e estão sendo trazidos ao Brasil pelo bar Melograno, de São Paulo, custando entre R$ 20 e R$ 24 (a garrafa de 750 ml). Localizada no Vals-les-Bains, na região das Ardenhas, nos Alpes Franceses, a cervejaria fica a quase três horas de Marselha (sete horas de Paris) e recebe, anualmente, cerca de 4 mil visitantes. Não é uma cerveja para todos os momentos nem paladares, mas vale dar uma chance (principalmente se você não gosta do amargor tradicional).
Ps. as garrafas são lindas…
Teste de Qualidade: Bourganel Au Miel de Châtaignier
– Produto: Fruit Beer
– Nacionalidade: França
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 2,60/5
Teste de Qualidade: Bourganel Nougat
– Produto: Fruit Beer
– Nacionalidade: França
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 1/5
Teste de Qualidade: Bourganel aux marrons de l’Ardèche
– Produto: Fruit Beer
– Nacionalidade: França
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 2,67/5
Teste de Qualidade: Bourganel Bière à la Verveine Velay
– Produto: Fruit Beer
– Nacionalidade: França
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 1,75/5
Teste de Qualidade: Bourganel Aux Myrtilles
– Produto: Fruit Beer
– Nacionalidade: França
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 1,55/5
Leia também:
– Que tal uma cerveja de banana? E de manga? (leia aqui)
– Wells Banana Bread: uma cerveja que merece ser provada (aqui)
– Bacuri Beer, uma cerveja com fruto amazônico (aqui)
– Primeiro Beer Experience, em São Paulo, por Marcelo Costa (aqui)
0 comentário
Faça um comentário