Aliança FARO: Panorama BOLIVIA (Destaques de JULHO de 2022)

JULHO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de julho! E ouça nossa playlist.

BOLIVIA
por Pato Peters / do site Sonidos de Acá

O mês de Júlio passou voando e já podemos falar de uma nova normalidade. Os eventos públicos são cada vez mais comuns na Bolívia e as pessoas perderam completamente o medo do Coronavírus, apesar dos relatos de que três cidades do país ultrapassam mil casos por dia, enquanto o histórico nesses dois anos acaba de nos colocar acima do número de um milhão de infecções desde março de 2020.

Apesar de tudo isso, vemos com alegria como os artistas estão voltando a ocupar regularmente os principais espaços e muitos se atrevem a percorrer o país (um ou outro fora das nossas fronteiras), em alguns casos estreando fora das suas cidades. Quanto aos lançamentos do mês, estes são alguns dos mais destacados:

DESTAQUE DO MÊS
VADIK BARRÓN – “VALLE”: Após ter deixado um álbum inacabado, primeiro devido à pandemia, depois devido a uma mudança de cidade, o cantor e compositor orureño Vadik Barrón lançou um novo álbum de estúdio, sucessor de “Suite Bee”, de 2018.

Sob o título de “Valle”, em alusão à sua nova casa na cidade de Cochabamba, a obra traz sete músicas, incluindo “Karma” que serviu de primeiro single. Tendo Mao Khan (Quimbando) como produtor, Vadik contou com a participação de músicos consagrados como Mauricio Cardona (bateria), Inti Medina (baixo) e Juan Ernesto Saavedra (guitarra), num álbum que transita entre o rock, o folk, a valsa e os ritmos andinos huayño e kaluyo.

Valle” é o nono álbum do cantor, guitarrista, escritor e poeta que – após a dissolução da banda Camaleón – publica música desde 2007. Se você quiser saber mais sobre o trabalho de Barrón, ouça este episódio do podcast Sonidos de Acá.


OUTROS LANÇAMENTOS
SILVERBONES – “SILVERBONES”: Sob a liderança da boliviana Ibelisse Guardia, a banda holandesa Silverbones lançou nas plataformas seu álbum de estreia autointitulado, um trabalho de seis músicas que se inspira no país de origem de Ibelisse. Com títulos como “Altiplano”, “Tinku” e “Al cautiverio”, o material é uma jornada sonora que vai do rock, passando pela eletrônica, folclore andino e experimentação. Pode confiar: Silverbones vai te dar os melhores 30 minutos do seu dia, não deixe de ouvir!


MARIANA MASSIEL – “EL DÍA LLEGARÁ”: Após o sucesso de “Lunita Camba” (set, 2021), a solista de Santa Cruz apresenta uma música de cunho autobiográfico que mais uma vez evidencia a sua grande capacidade como compositora, e também como co-produtora, juntamente com Marko Lukana. O single conta com um videoclipe criado e dirigido pela produtora audiovisual QiFrame.


ALVARO MENDOZA – “MIRANDO LA LUNA”: Após sua participação no Concurso de Cantores Emergentes da Sonidos de Acá, o talentoso músico de Chuquisaca disponibilizou sua música de estreia, um número emocionante que fez parte de seu repertório nas diferentes fases do evento. Inspirada em sua mãe, é uma daquelas músicas que carrega muito sentimento.


SERCHA RAMIREZ – “ASTROLABIO”: Como uma das melhores vozes de sua geração, e depois de liderar bandas como Ragga Ki e Son Fusión, o artista de La Paz lança seu primeiro material solo, um EP de quatro músicas produzido por Jotape Villalba chamado “Astrolabio“. Além de “Por Todos Los Que Fuimos “, que foi o primeiro single, ele promove “Quiero Estar Con Vos “, colaboração com Nia Cole.


MAIS CULTURA
No dia 10 de julho foi realizada a final do Concurso de Cantores e Compositores Emergentes de Sonidos de Acá, com dois participantes da cidade de Cochabamba, um de La Paz e outro de Santa Cruz. O vencedor da segunda edição foi o paceño Camilo Caetano, que ganhou como prêmio a gravação de um single (incluindo produção, mixagem e masterização) e um videoclipe com alguns dos melhores estúdios e produtores do país. Atualmente, o cantor e compositor de 22 anos está gravando sua primeira música no estúdio Gravity, na cidade de La Paz.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.