Aliança FARO: Panorama CHILE (Destaques de JUNHO de 2022)

JUNHO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de junho! E ouça nossa playlist.

CHILE
pela editoria do site POTQ Magazine

CENTELLA Y ODDÓ – “LÍNEAS DE NAZCA”: Esse é o mais novo single que continua a antecipar aquele que será o álbum de estreia do Centella, projeto liderado por Antonio Caballero. Aqui o músico se reúne com o produtor e artista Oddó, e juntos eles percorrem as ruas de Santiago para representar nossa identidade pessoal e coletiva através de linhas gráficas urbanas tendo os mesmos transeuntes como protagonistas de um clipe dirigido por Sebastião Ciavaglia.

“Este single é uma das minhas primeiras abordagens ao som minimalista, mais direto em termos de letras”, conta Caballero. “Estamos falando de identidade, algo complexo e denso, mas abordado aquí de um ponto de vista simples, aplicado ao cotidiano, com contradições e sem querer soar como uma declaração de princípios. É uma conversa que pode ser tanto sobre a identidade chilena, como a de cada um”, completa Centella.

No clipe, vemos como nossas próprias cidades vão tomando forma com o tempo, vão se reconfigurando, novas Linhas de Nazca que compõem uma identidade caótica, revolta de influências. Uma continuação das infinitas definições que o latim pode ter. Nosso verso favorito da música que estamos ansiosos para cantar ao vivo em breve é:

entre latinos no se apropia
siendo chilenos que te toca
me apropio de puros gringos
de lunes a domingo


OUTROS LANÇAMENTOS
PACO MIRANDA – “YAOI”: Pop eletrônico experimental beta, com “YAOI”, Paco busca mergulhar no momento de amor e realização sexual que significa conhecer uma pessoa que faz você se sentir como ninguém jamais fez você se sentir. Essa primeira abordagem soa como a primeira vez que alguém na escola lhe mostrou “Gravitation” ou como um beijo inocente que termina em sexo.


ALINA VENUS – “NADIE SABE”: Depois de alguns singles que percorreram o urbano/pop, Alina Venus se junta a La Peluquera para entregar “Nadie Sabe”, com batidas muito mais próximas do reggaeton à moda antiga, dos sintetizadores gritantes às cordas, que dão à música aquela seriedade e qualidade épica que o reggaeton tem para retratar cenas normais de romance. O single foi lançado sob a asa da La Peluquería Records, um dos selos chilenos mais interessantes da cena atual. Aqui você pode ler uma entrevista com seu fundador.


YORKA – “CHAO”: O quarto álbum de uma carreira que conseguiu se expandir a partir do biográfico. As irmãs Pastenes apresentam “Chao”, compilado de 10 canções em que as chilenas recolhem suas experiências como amor, amizade e luto para repensar o que são as despedidas. Fim de relacionamentos, mortes familiares, laços que se transformam em uma entrega que continua moldando as melodias de uma das duplas mais queridas do cancioneiro chileno atual.


DIEGO LORENZINI – “COMO UN GUIRI EN BARCELONA”: Nesta primeira prévia de seu novo álbum, escrever a partir da experiência é central. Diego Lorenzini mora em Barcelona há dois anos e foi lá que aprendeu o termo “guiri”, sinônimo de gringo que é usado por lá, para se referir a quem vem do Norte. E embora Diego venha do Sul global, ele mergulhou na fantasia com uma rumba lorenzinizada, possuída pelo espírito de Peret e claro, como sempre, de mãos dadas com seus amigos, com quem grava este maravilhoso videoclipe:

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.