Aliança FARO: Panorama CUBA (Destaques de JUNHO de 2022)

JUNHO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de junho! E ouça nossa playlist.

CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM

Estamos cansados de dizer que o que estamos vivendo em Cuba não pode ficar pior, e acontece que cada mês supera o anterior. A escassez de alimentos e produtos, a inflação, a precariedade do transporte público, a Covid-19 e a dengue que nos ameaçam novamente e, como se não bastasse, a deterioração gradual do serviço de energia elétrica. Tudo isso agravado pelo calor, está muuuuito quente na Ilha. A abertura de alguns serviços consulares na Embaixada dos Estados Unidos traz uma ponta de esperança para alguns cubanos que, infelizmente, só pensam em emigrar.

Enquanto isso, ouvimos através da mídia não oficial que muitos dos que tentam emigrar ilegalmente morrem tentando cruzar as fronteiras. Não bastasse tudo isso, o câncer ainda tirou recentemente de nós Alexis Díaz de Villegas, o ator principal do filme cubano “Juan de Los Muertos” (2011), além da poetisa Fina García-Marruz, que nos deixou quase com 100 anos. Entre tantos motivos de ansiedade, buscamos o incentivo na música, e continuamos criando espaços para relaxar as tensões e nos ocuparmos fazendo o que somos apaixonados: a arte.

A Sweet Lizzy Project, banda cubana de pop-rock sediada em Nashville, nos Estados Unidos desde 2017, acaba de lançar o single que dá nome à sua segunda e nova produção discográfica: “Pirate Radio/ Radio Pirata”. Trata-se de uma música com uma força incrível que defende os ideais de liberdade e usa o texto como arma contra a censura e o controle opressor. “Eles podem decidir o que é proibido, mudar o canal, o sinal para barulho, sempre me dizer não, mas nunca vão desligar minha rádio pirata”. O álbum, com 11 músicas, será publicado em inglês e espanhol, mais uma conquista desta banda que pretende abrir espaço no difícil circuito do rock anglo-saxão.


OUTROS DESTAQUES
PAUZA Y ALEXANDER ABREU — “LA CONGA”: O duo cubano de DJs PAUZA juntou-se desta vez com o trompetista e líder do Havana D’ Primera, Alexander Abreu. Em ritmo de conga com eletrônica, trompete e reveille cantado, eles adicionam um sabor bem cubano à música


LA DAME BLANCHE — “A LA VERITA TUYA – SHANGÓ REMIX”: O flow hip hop que envolve Yaite Ramos, cantora e flautista cubana radicada em Paris mais conhecida como La Dama Blanche, reaparece nesta música. Melodias e melismas do flamenco ligados à eletrônica e ritmos afro-latinos acompanham essa forma de representar o hip-hop, que já faz parte de sua identidade.


SEPTETO NACIONAL IGNACIO PIÑEIRO — “SOL DE VERDAD”: Este novo single faz parte do tracklist de oito músicas de “Gloria a Los Soneros” (Boumqueur Edition, 2022), a nova produção do grupo son que comemora seu 95º aniversário este ano. Um belo álbum, cheio de tradição elegante e de boa sonoridade.


EL INDIVIDUO — “EL BERRO”: A canção, com música e produção do baterista, compositor e produtor cubano Marcelo Camacho, representa a sonoridade atual de Rafael Bou, o rapper cubano que mora em Miami há algum tempo e que não para de lançar novas músicas. Ouça o single para que você sinta vontade de dar “el berro”, como dizemos em Cuba para “se comportar mal” e expressar uma alegria; Aliás, leia a entrevista que fizemos um tempo atrás com o rapper em nossa revista, para que você possa conhecê-lo um pouco melhor.


MAIS CULTURA
De 28 de junho a 2 de julho, com a participação de mais de 100 corais de toda a Ilha, o XIV Festival de Coros Corhabana 2022 foi realizado na modalidade presencial na capital de todos os cubanos. De 5 a 9 de julho, eles continuaram, mas de maneira virtual. Durante a segunda quinzena de junho, também aproveitamos a programação nos cinemas do 23º Festival de Cinema Francês, que trouxe filmes como “En Guerra” (“En guerre”), de Stéphane Brizé e “La confesión”(L’aveu) de Costa-Gavras. Este mês de julho, com o início do verão, vem carregado de eventos musicais: o Festival del Changüí em Guantánamo, o Festival Ciudad del Mar em Cienfuegos, a Piña Colada em Ciego de Ávila e o Maxim Rock Fest em Havana, quase no final do mês.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.