Aliança FARO: Panorama URUGUAI (Destaques de MAIO de 2022)

MAIO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de maio! E ouça nossa playlist.

URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA

A música pop pode ser tanto escapismo quanto um reflexo do contexto e da realidade. E às vezes são os dois. No segundo álbum do músico e produtor Eros White, as canções funcionam como uma saída para a confusão da mente, as depressões e as questões de viver em um país tão pequeno, a ponto de alcançar uma libertação necessária e inevitável, seja através do humor irônico (o velho e amado “rir do infortúnio”) ou da dança selvagem e catártica.

Tentando não se censurar, o músico explora novos temas e formatos em “Psicosis”, abrindo-se mais ao público e conectando-se mais diretamente ao cantar em espanhol. “Eu me permiti muitas coisas. Eu me permiti fazer músicas, porque antes eu fazia desabafos no Twitter com beats”, disse ele em entrevista.

Com influências que vão da produção de Kanye West ao novo advento do disco, “Psicosis” experimenta diferentes referências musicais e misturas criativas que completam o conteúdo lírico. Poucos conseguem tornar a negatividade cativante, a introspecção tão próxima e versos como “tudo é uma merda” dançáveis e cantáveis. Ouça o disco.


OUTROS DESTAQUES
– Sofacha – “Jardín”: Este trabalho de estreia produzido por Paul Higgs condensa aquele momento entre a adolescência e a juventude em 8 canções acústicas e ensolaradas, como se fosse a trilha sonora de um filme de amadurecimento do final dos anos 2000. Ouça.


– Knak – “Korta”: Um dos jovens talentos uruguaios que se apresentará no Primavera Sound Buenos Aires apresenta 5 músicas onde brilha com um trap de fluxo elegante e melódico e sua gíria pós-internet. Ouça.


– Gonzalo Deniz – “Hay Cosas que el Tiempo No Va a Curar”: Depois de abandonar seu pseudônimo Franny Glass, o músico apresenta esta nova música – uma chamarrita com toque de bandoneon – e que adianta seu próximo trabalho “Mientras Tanto, Em Montevideo”, um cancioneiro com novas versões e composições. Ouça.


– Alfonsina y Duality – “Cambio la Mirada”: Em uma sutil chave de candombe, essa faixa eletrônica nos convida a dançar e buscar uma reconexão que talvez tenhamos perdido nesses tempos. É a primeira prévia da mixtape “Sindrome Post Covid”, de Alfonsina, criada em colaboração com Duality. Ouça.


MAIS CULTURA
Em 26 de maio se celebra o Dia Nacional do Livro e, entre suas atividades, foi realizada a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Montevidéu em sua 20ª edição. Com apresentações, palestras e shows musicais para todas as idades, marcou seu retorno após a pandemia.

Vários filmes uruguaios também foram lançados com grande sucesso: “El Empleado y El Patrón”, de Manuel Nieto, “Años Luz”, de Joaquín Mauad; e os documentários “Delia”, de Victoria “Pitoka” Pena Echeverría e “Bosco” de Alicia Cano Menoni.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.