Aliança FARO: Panorama ESPANHA (Destaques de MAIO de 2022)

MAIO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de maio! E ouça nossa playlist.

ESPANHA
pela editoria dos sites Mundo Sonoro e Zona de Obras

Da convicção de que só se pode ser transgressor se agir com firme conhecimento e o mais puro respeito podemos afirmar enfaticamente que “Tercer Cielo” (Universal), da cantora Rocío Márquez e do produtor de música eletrônica Bronquio, é um álbum que transgride o flamenco para levá-lo a outro nível.

“Tercer Cielo” eleva o flamenco como só grandes obras podem fazer com todo um gênero carregado de uma tradição que costuma pesar mais que uma laje. A mesma tradição que eles quebraram com golpes do martelo, representados por cada um dos efeitos eletrônicos que o mágico Bronquio tirou de seu chapéu sônico.

Mas nada disso teria sido possível sem o espírito de busca constante que Rocío Márquez demonstrou em uma carreira que gosta de andar no fio do risco. Sua maestria e ousadia conferem ao “Tercer Cielo” aquela tradição que o protege da crítica dos heterodoxos, os guardiões da essência que se perdem em busca de um púlpito diante de tal anfitrião. Ouça aqui. (por Don Disturbios).


OUTROS DESTAQUES
– Guitarricadelafuente – “La Cantera”: Guitarricadelafuente finalmente apresenta sua estreia completa com um álbum produzido por Raül Refree no qual o artista experimenta como nunca antes. Um compêndio hipnótico de rumba marinado em jota (dança espanhola praticada numa grande parte do território e entendida como uma representação cénica cantada e bailada acompanhada de castanholas), eletrônica charmosa, lamento sagrado e avant-pop. Ouça.


– Amaia – “Cuando No Sé Quien Soy”: O novo LP de Amaia apresenta-nos uma artista cuja maturidade pode ter chegado antes do seu tempo, mas que reforça a sensação de uma figura com necessidade de se transcender como voz geracional (Amaia foi um dos destaques da cobertura do Scream & Yell no NOS Primavera Porto). Ouça.


– Cupido – “Sobredosis de Amor”: Pimp Flaco e Solo Astra, ou seja, Cupido, dão-se um tempo extra com “Sobredosis de Amor” (Primavera Labels/Universal), um trabalho definitivamente pop em que as guitarras soam frescas e as melodias cativantes. Ouça.


– Ginebras – “Alex Turner”: As madrilhenhas Ginebras pisam no acelerador em seu novo single, que leva o nome do líder dos Arctic Monkeys, soando mais guitarreiras do que nunca numa canção que fala de pessoas interesseiras que, por algum motivo, após nos ignorar durante anos, nos procura com segundas intenções. Um hino pop rock para cantar em uníssono com toda força de seus pulmões através de seu novo grito de guerra: ‘Eu ainda sou o mesmo e você ainda é um idiota’.


MAIS CULTURA
Com experiências imersivas, instalações e encontros e mais de 65 artistas e coletivos nacionais e internacionais, o Festival Urbano de Arte Digital MMMAD foi realizado em Madrid.

Também em Madrid decorreu a primeira edição do Estación Podcast, um festival ibero-americano de criação sonora que ofereceu várias propostas consagradas e outras mais emergentes ao vivo durante cinco dias.

Em outros dois dias, Barcelona tornou-se o ponto de encontro da cultura e do pensamento crítico com a oitava edição da Feira Literal, um espaço dedicado aos livros radicais e políticos.

Com uma programação crítica comprometida com a realidade e focada na experiência audiovisual coletiva, foi realizada uma nova edição do Documenta Madrid.

Álvaro Martínez Bueno não é apenas o cantor de Templeton, mas também um cartunista de renome internacional. Por isso, não surpreende que “A Bela Casa no Lago”, junto com o roteirista James Tynion IV, tenha sido indicado na categoría de Melhor Série Nova no Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.