Aliança FARO: Panorama CUBA (Destaques de MAIO de 2022)

MAIO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de maio! E ouça nossa playlist.

CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM

Ancestros Sinfónico” (Fac Music, 2022) é o álbum que identificará a família Alfonso Valdés nesta era. Um fonograma de 10 músicas, com ideia original de X (Equis) Alfonso, em colaboração com sua irmã Eme e seus pais Carlos Alfonso e Ele Valdés, juntamente com Síntesis, banda que fundaram em 1976. Um álbum explosivo que, ao ouvir pela primeira vez, paralisa o corpo, devido à sua poderosa orquestração sinfônica combinada com nossas raízes religiosas, e isso eleva os ritos afro-cubanos daqueles primeiros álbuns – “Ancestors 1” (1987) e “Ancestors” 2 (1990) – a um novo nível sonoro.

Entre “Ibaragó Moyugba (Elegguá)” e “Iyamilé Oro (Oshún)” se desenrolam os cantos e rezas às divindades da religião iorubá, só que diferente das originais, essas novas versões com arranjos sinfônicos trazem um pouco de tudo: renovação sonora, engenhosidade criativa, experimento harmônico-timbrico-mágico (ouça a introdução de “Aguanileó Oggún”), coros cantados em uníssono, harmonias em quartas e oitavas. Emoções poderosas que dominam o corpo ao ouvir.


OUTROS DESTAQUES
– Yerba Buena, Jon Batiste, Daymé Arocena, Pedrito Martínez, Alain Pérez y Ron Blake – “The Man with the Hat and the Tan (ManHatTan)”: Uma colaboração cheia de boa energia, misturando gêneros como bossa nova, jazz e son (gênero de música e dança que se originou nas terras altas do leste de Cuba durante o final do século XIX. É um gênero sincrético que mescla elementos de origem espanhola e africana). O vídeo da música é pura descarga cubana.


– Pedrito Martínez – “El Jícamo me habló”: Tema rítmico onde se destaca o timbre da rumba do percussionista cubano juntamente com a precisão dos blocos percussivos das congas e dos tímpanos, os tumbaos de piano, os mambos, improvisações e coros cheios de sabor.


– Septeto Nacional Ignacio Piñeiro y Gilberto Santa Rosa – “Que me lo den en vida”: Esta música faz parte da produção discográfica do Septeto Gran Combo pa’ rato (Bis Music, 2022), em homenagem aos 60 anos do Gran Combo de Puerto Rico e seu diretor Rafael Ithier. Uma versão ao ritmo do son cubano para mexer os pés.


– Pedro Guerra y Silvio Rodríguez – “Cuando tú no estás”: faixa bônus pertencente ao álbum “El Viaje” (2021), do trovador canário Pedro Guerra e lançado recentemente nas plataformas digitais este mês. Uma música extremamente linda, daquelas que trazem lágrimas e apaixonam.


MAIS CULTURA:
Nos dias 28 e 29 de maio, e alterando as datas programadas para os showcases, ocorreu o Havana World Music – um dos festivais mais esperados pelo público cubano. Na Fábrica de Arte Cubano foram apresentadas as novas bandas premiadas no Concurso Primeira Base em 2021 (Misifuz, Los Monos Lácteos, Kambu, Raulito Prieto, Isla Escarlata e Kill The Party) enquanto no Coliseo de la Ciudad de Wesli as apresentações de Mateo, Rommel, Haydée Milanés, X Alfonso, Real Project, Carlos Varela, Héctor Téllez Jr., entre outros, aconteciam.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.