Aliança FARO: Panorama BOLÍVIA (Destaques de MAIO de 2022)

MAIO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de maio! E ouça nossa playlist.

BOLIVIA
por Pato Peters / do site Sonidos de Acá

Sete anos depois de “Árbol de La Vida”, seu primeiro álbum solo, a cantora e compositora paceña Mayra Gonzales está trabalhando em um novo álbum para 2022, neste caso um EP ainda sem título que será lançado no final do ano.

Como primeira prévia desse trabalho de cinco músicas, Mayra lançou “Sunshine” no início de maio, uma música com uma proposta fresca e moderna que flerta com o R&B e o pop eletrônico, afastando-se da sonoridade tradicional de seu primeiro álbum. Composta pela solista em colaboração com a cruceña @Noni, a música foi produzida por Lacho, músico argentino radicado na cidade de Santa Cruz.

Para acompanhar o lançamento, “Sunshine” conta com um videoclipe dirigido por Pablo Mattos e gravado no bioparque Guembe, um dos mais importantes pontos turísticos da capital oriental.

O EP da cantora agora radicada em Santa Cruz de la Sierra será apresentado no dia 5 de novembro com um show na cidade de La Paz.


OUTROS DESTAQUES
– Maleja – “Strong Enough”: Com apenas 11 anos, Maria Alejandra Ardila, conhecida pelo nome artístico de Maleja, estreou com esta música própria em inglês, mas com a intenção de se aventurar no espanhol em breve. Ouça também no Spotify.


– Aliss – “Crecí”: Depois debutar fazendo música em inglês, com alguns EPs lançados em 2020 e vários singles lançados em 2021, o jovem cantor e compositor cochabambino Aliss apresenta sua primeira música em espanhol, a confessional e autobiográfica “Crecí”. Ouça tamnbém no Spotify.


– Matamba – “Ciudadano”: Com forte mensagem social, Matamba apresentou o vídeo de “Ciudadano”, música antidiscriminação inspirada em um evento recente em que o músico foi protagonista. O clipe foi dirigido por Yenka Algarañaz Estevez e conta com a participação de atores como Sergio Mier, Oliver Montoya e Carolina Bessolo.


Raroneat’s – “Hazte Cargo”: O grupo cochabambino publicou seu quinto e último álbum, coincidindo com a despedida anunciada que os levará a visitar cidades como Santa Cruz e La Paz, antes de uma apresentação final em sua cidade natal em 9 de julho. Com quatro músicas, “Hazte Cargo” é o sucessor do celebrado “Hijos Del Viento”, de 2020. Ouça o EP também no Spotify.


MAIS CULTURA
Entre os dias 12 de junho e 10 de julho, será realizada a segunda versão do Concurso Nacional de Cantores-Compositores Emergentes da Sonidos de Acá, com a participação de mais de 20 solistas que foram selecionados a partir de uma chamada aberta através das redes sociais. Vale lembrar que em uma elogiada primeira versão destacaram-se cantores e compositores como Nico Peña, Mila Magal, Fer Villarroel, La Otra Minina e Mateo Cuiza, entre outros.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.