Música: “I [primo]”, a estreia conceitual de Vieri Cervelli Montel

texto por Matteo Mannocci

Texto publicado originalmente no site italiano Kalporz, parceiro de conteúdo do Scream & Yell

“I [primo]” representa uma dupla estreia para a música italiana: é de fato o primeiro lançamento de Vieri Cervelli Montel, músico fiorentino já visto nos palcos italianos na abertura da última turnê do IOSONOUNCANE, e da Tanca, selo conectado a Trovarobato, de Bolonha, conduzida por Jacopo Incani.

Composto a partir de 2018 e publicado em 6 de maio, “I [primo]” é um álbum conceitual de formação, que, partindo da memória do pai do autor, segue a sua formação pessoal e artística, com um olhar para a infância e a relação amadurecida com os traumas sofridos.

Produzido por Vieri Cervelli Montel em conjunto com IOSONOUNCANE e Alessandro Mazzieri, o disco apresenta um conjunto de nove canções de títulos curtos (“nebbia”, “scale”, “alba”, “risveglio”) em que a qualidade das composições e arranjos consegue sobressair, dando-nos um excelente exemplo de como podemos renovar com estilo (e sobriedade) a forma canção.

Juntamente com Vieri Cervelli Montel, as músicas são tocadas por Nicholas Remondino (bateria, percussão, sintetizadores), Luca Sguera (piano, sintetizadores) e Alessandro Mazzieri (baixo elétrico, contrabaixo, sintetizadores). “I [primo]” foi lançado digitalmente e, também, em vinil branco.

Trata-se de uma excelente estreia para um autor que, em seu primeiro lançamento solo, já demonstra que sabe interpretar e dominar a música em italiano cruzando diferentes estilos (desde os mais eletrônicos, como techno e noise, até momentos em que, majoritariamente, a memória do rock prevalece) sem nunca perder a credibilidade.

Vieri Cervelli Montel também merece atenção pela coragem e caráter de debutar com um álbum conceitual em vez de uma coleção de músicas mais ‘confortáveis’. Ouça “I [primo]” no Bandcamp (ou abaixo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.