Garimpo Sonoro: a harmonia vocal de The Mills Brothers

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Em certo momento do filme “Não Olhe Para Cima”, uma música começa a tocar enquanto o personagem de Leonardo DiCaprio dirige. Ele cita o nome da banda, que foi descoberta por Duke Ellington e comenta sobre a canção “Till Then”, que fala de soldados indo para a Segunda Guerra Mundial, que sentem saudade de casa. A música foi lançada em 1948 por The Mills Brothers, um grupo conhecido como os quatro reis da harmonia.

A banda surgiu no final dos anos 1920 e era formada por quatro irmãos (Harry, Donald, Herbert e John) nascidos em Ohio, nos Estados Unidos. Acompanhados por uma apenas por uma guitarra, os irmãos gravaram um repertório de pop e jazz, e inovaram na época com uma técnica vocal de imitar instrumentos como saxofone, trompete e baixo. Donos de uma harmonia extraordinária, The Mills Brothers emplacaram vários hits ao longo dos anos 30 e 40 do século passado.

Apadrinhados pelo grande Duke Ellington, trilharam um caminho que inclui uma apresentação para a rainha da Inglaterra, um programa numa rádio, parcerias com nomes como Louis Armstrong e Ella Fitzgerald, trilhas para desenhos animados e canções natalinas. Assista ao episódio do Garimpo Sonoro, que estreou na véspera do último Natal.

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.