Literatura: Editor Ede Galileu e autora Vivian Mota falam sobre o financiamento coletivo da revista “Japy — Heroísmo”

por Leonardo Tissot

A revista Japy é um projeto de quadrinhos independente criado em 2018 pelo editor Ede Galileu. Com revistas temáticas — a primeira, com o mote “Tudo é Finito”, e a segunda intitulada “Japy — Superação”, de 2021 — a iniciativa reúne autores da região de Jundiaí (SP), que vão de iniciantes a nomes consagrados.

“Desde que eu lancei a primeira edição, recebi muitos pedidos pra participar da próxima, e aconteceu o mesmo quando lançamos a segunda edição. Então, eu vou anotando os nomes dos interessados e convido outros artistas que eu conheço fazendo a proposta”, explica Galileu.

A nova edição, em fase de financiamento coletivo no Catarse (conheça e apoie aqui), aborda a temática do “heroísmo”. A revista trará oito histórias criadas por 14 autores em 72 páginas coloridas no formato 16,5 x 25 cm (similar ao formato americano).

“Cada edição tem um tema, apenas pra que tenha algo pra unir as histórias, mas eu deixo livre para que cada autor defina qual gênero literário ou estilo de arte vai seguir”, detalha o editor. “E isso faz com que tenhamos uma obra com uma diversidade grande de HQs”, complementa.

O tema, aliás, não foi escolhido por acaso. No texto de apresentação da campanha no Catarse, Galileu defende que, no momento atual, “precisamos tanto de heróis, sejam eles os da ficção, que nos proporciona momentos de entretenimento e lições importantes, ou os heróis da vida real, que muitas vezes passam despercebidos”.

O intercâmbio de artistas, com cada uma das histórias tendo uma ilustração de abertura desenhada por alguém que participou de outra HQ da série, é mais um destaque da Japy. A capa desta edição, por exemplo, foi criada por Michel Ramalho (de “Légume e o Tempo”).

Uma das 14 autoras da “Japy — Heroísmo”, a paulistana Vivian Mota, radicada em Jundiaí, trabalha com ilustração para publicidade e o mercado editorial há 20 anos e, pela primeira vez, terá a oportunidade de publicar uma história autoral em formato físico.

“Fazer quadrinhos sempre foi uma vontade muito grande, que tinha desde criança, mas só comecei a produzir mesmo há quatro anos, quando lancei o projeto Mothacomics, no Instagram. A partir daí veio o convite para publicar no projeto Mulheres e Quadrinhos e na Revista Japy”, conta Vivian.

A experiência é algo totalmente novo para a artista, com a criação de uma história completa com roteiro, arte, arte-final e colorização de sua autoria. “Eu só havia feito isso como brincadeira, na infância e na faculdade”.

Vivian dá uma palhinha do que o leitor vai encontrar na sua história na revista “Japy — Heroísmo”: “Eu quis fugir um pouco dos clichês envolvendo super-heróis”, explica a artista “Procurei abordar uma visão mais feminina, mostrando um pouco como foi crescer sendo uma menina que gostava de quadrinhos, mas que por não se ver representada neles, precisou buscar esse heroísmo em outros lugares. Nesse ponto eu acho que existe uma relação com o Mothacomics, mas dessa vez, me representando como filha”, finaliza.

Além de Vivian, “Japy — Heroísmo” conta com trabalhos de Celio Luigi, Fabio Cobiaco, Patrícia Andrade, Rodrigo Bertoli, Gabizine, Davi Simão Junior, Tuka Vilhena, Maurício Owada, Vinicius Velo, André Kondo, Fabrício Nogueira, Rodrigo Pie e do próprio editor Ede Galileu.

A campanha de pré-venda da revista “Japy — Heroísmo” vai até o próximo dia 11 de junho e você pode apoiar diretamente no site do Catarse. A entrega está prevista para até o final do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.