Aliança FARO: Panorama MÉXICO (Destaques de Abril de 2022)

ABRIL 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de abril!

MÉXICO
por Cynthia Flores do site Indie Rocks!

Abril começou com o pé direito celebrando mais uma edição de dois festivais muito queridos na República Mexicana. O Festival Pal’ Norte aconteceu em Monterrey nos dias 1 e 2 de abril, apresentando performances de The Strokes, Natanael Cano, C.Tangana, Bizarrap e outros para mais de 120 mil pessoas por dia. Durante o mesmo fim de semana, no centro do país, especificamente na Cidade do México, milhares de participantes desfrutaram de mais um encontro do Ceremonia com o retorno do Wu-Tang Clan, C. Tangana (também), ARCA, Nathy Peluso, Nicola Cruz e Nicki Nicole, para citar alguns.

No entanto, em meados do mês, dentro de um espaço que foi projetado para se tornar um dos locais mais aconchegantes para curtir música ao vivo no coração da Cidade do México, ocorreu uma tragédia que deixou muitas pessoas feridas. O grupo Maskatesta estava fazendo um show na Terraza Franciscana quando um ato de violência encerrou a apresentação. O vocalista Israel Villanueva ficou gravemente ferido e agora os membros de sua equipe estão buscando US$ 20 mil para cobrir os custos de intervenção médica e tratamento. Uma situação que deixa o país numa situação de vulnerabilidade onde se percebe a mágoa, a raiva e, sobretudo, a tristeza.

Infelizmente as más notícias continuam e nesta ocasião ressoa mais um caso de feminicídio. O desaparecimento de Debanhi Escobar aconteceu em Nuevo León. O corpo da jovem de 18 anos foi encontrado mais tarde sem vida. As investigações e declarações de amigos e familiares mão cessam. #NiUnaMenos

Sem mais delongas, iniciamos as estreias culturais deste mês.

DANIEL CRAFT E SILVER ROSE – “LAS OLAS”: Daniel Craft e Silver Rose se unem desde a Cidade do México para apresentar uma balada soft pop rock que alcançará todos aqueles que passaram por uma situação amorosa complicada. “Las Olas” refere-se àquelas ocasiões em que um dos membros do relacionamento se sente sobrecarregado. Isso aconteceu com você?


SILVANA ESTRADA – “CLANDESTINA”: Acompanhada de seu violão, a talentosa cantora veracruzana Silvana Estrada compartilha sua versão para “Clandestina”, original de Manu Chao. A faixa tece entre uma instrumentação fina em que o toque principal é a voz suave da intérprete, que depois explode entre címbalos e acordeões.


MARION RAW – “LLORO”: Também é bom aceitar a derrota e chorar se isso acalmar seu coração. Marion Raw entende isso perfeitamente e transforma essa sensação em música em seu novo single “Lloro”, uma música cheia de sua voz eletrizante e o guincho de algumas guitarras. Além disso, possui um videoclipe, uma filmagem dramática feits por Marcelo Quiñones em colaboração com o artista.


BUDAYA – “TU COLOR”: Depois de passar por uma fase complicada como o confinamento, o grupo de León estende os braços para apoiar seus fãs. “Tu Color” é o último single de Budaya para o qual eles apresentam um videoclipe muito colorido e brilhante filmado ao vivo no Brooklyn. Aprecie o trabalho visual feito por Sary Hernández.


OLA MAGENTA E NIÑO VIEJO – “LUCES”: Uma letra cheia de poesia espera por você em “Luces”, o novo single dos nativos de Mexicali, Ola Magenta, em colaboração com Niño Viejo. O punk rock melódico que abraça essa música é ouro puro para os ouvidos. Uma canção que em breve se tornará um clássico para curtir em um dia de sol na praia.


DISCO BAHIA – “NOSTALGIA”: Recentemente, nasceu um projeto musical cheio da energia da juventude mas com uma essência musical que flui através do vintage. Grupo de León, Guanajuato, Disco Bahía, acaba de apresentar seu single “Nostalgia”, uma música que convida a dançar suavemente com aquela pessoa especial.


ISLAS – “LOS OJOS”: De Mérida surge uma proposta que o fará viajar pelo dream pop. Islas está fazendo sua estreia com o vídeo de seu single “Los Ojos”; faixa que com suas vibrações cósmicas fará você evocar a sensação de nostalgia. A Mental Films se encarregou de dirigir as filmagens que acompanham, nas quais podemos ver um casal de estranhos andando entre os flashes.


CARO VALENZUELA – “NUBE”: Como sequela de “Bolsita de Té”, Caro Valenzuela partilha “Nube”, mais um single do seu álbum de estreia, “Milkshake”. A cantora de Hermosillo apresenta uma produção da Cachora Filmes onde é vista compartilhando momentos de felicidade com uma pessoa por quem sente tanto carinho a ponto de chamá-lo de parte de sua casa e seu refúgio. Single que te convidamos a dedicar àquela pessoa especial.


COSTA DE ÁMBAR – “LA VIDA DE OTROS”: O grupo de Guadalajara Costa de Ámbar compartilha “La Vida de Outros”, um material que fala a verdade e te incentiva a mostrar seus sentimentos. O toque do violão, a bateria e a voz do interprete alcançam essa interação com o seu coração. São 14 faixas que compõem este LP que chega de forma independente.


CHARLIE RODD – “ALGO MEJOR”: Nativo de Monterrey, Charlie Rodd está fazendo sua estreia com sua nova produção discográfica “Algo Mejor”, que chega via Warner Music para refletir um pouco de ondas românticas ao ritmo do folk country pop.


NORTEC: BOSTICH + FUSSIBLE – “DE SUR A NORTE”: Um dos projetos eletrônicos mais destacados do México, Nortec: Bostich + Fussible apresenta seu novo álbum de estúdio “De Sur a Norte” através do qual eles realizam uma jornada colorida que continua seu estilo tradicional de techno norteño. O mais recente do coletivo de Tijuana é apresentado via La Tuna Entertainment.


GIRL ULTRA – “EL SUR”: Intérprete da Cidade do México, Girl Ultra apresenta seu terceiro EP, “El Sur”, um projeto no qual trabalhou durante anos para poder conceber uma faceta nova e atualizada de sua música, afastando-se de seu tradicional R&B, mas mantendo seu estilo vocal firme. Dentro das faixas ela apresenta uma colaboração com Little Jesus em um single novo e divertido; cada um deles com uma personalidade bem definida.

O que vem em maio:
Em maio haverá uma grande onda de festivais no México. Pulse GNP, Akamba, GNP Bravo e Corona Capital Guadalajara serão alguns dos pontos de encontro para os amantes da música. Além disso, o grupo australiano King Gizzard & The Lizard Wizard oferecerá um passeio por diferentes cidades; uma iniciativa apresentada pela Hipnosis que finalmente compartilhou que sua quinta edição será realizada em 5 de novembro.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.