Garimpo Sonoro: os 50 anos de “Exile on Main Street” dos Rolling Stones

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

O único álbum duplo de inéditas dos Rolling Stones (o trio “Voodoo Lounge” de 1994, “Bridges to Babylon” de 1997 e “A Bigger Bang” de 2005 foi lançado posteriormente em vinis duplos, mas saíram originalmente em mídia – CD – simples), “Exile on Main Street” foi lançado no dia 12 de maio de 1972 e dominou as paradas britânicas duas vezes – num intervalo de 38 anos.

O disco veio na sequência dos três melhores trabalhos dos Stones: “Beggars Banquet” (1968), “Let It Bleed” (1969) e “Sticky Fingers” (1971), e marca o fim de um período da banda de resgate das raízes norte-americanas do rock.

Na época em que foi lançado, “Exile” foi chamado pela crítica de denso e impenetrável. E o próprio Mick Jagger ficou incomodado com o som cru que resultou da mixagem. Em 2010, o disco foi remasterizado numa nova edição, que trouxe ainda versões alternativas de canções já conhecidas e o documentário “Stones in Exile“.

Considerado o álbum de Keith Richards, que buscou reduzir o som dos Stones ao básico, “Exile on Main Street” já nasceu clássico. É um trabalho envolto pelas histórias das gravações feitas numa mansão no sul da França, onde a banda se exilou para escapar dos altos impostos do governo britânico.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro fala sobre algumas dessas histórias e comenta sobre as dezoito faixas do disco definitivo dos Rolling Stones. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.