Garimpo Sonoro: o som de Selda  Bağcan, a cantora turca presa pela ditadura militar

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Um dos nomes pioneiros do anadolu rock (uma fusão do folk turco com o rock’n’roll junto de uma pegada psicodélica), Selda Bağcan começou a carreira nos anos 70, aos vinte e poucos anos, e continua na ativa até hoje, aos 73 anos.

Dona de uma voz poderosa, Selda compôs canções com letras de crítica social e em defesa da classe trabalhadora. As canções de protesto incomodaram as forças armadas da Turquia, que deram o golpe militar em 1980. De forma parecida com o que aconteceu no Brasil, houve perseguição a quem estava no outro espectro político, e muitos artistas partiram para o exílio. Selda Bağcan seguiu no país, e foi presa três vezes por causa de sua música.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro também destaca o disco homônimo da cantora, lançado em 1976, que foi relançado em 2006 e chamou a atenção dos rappers norte-americanos Dr. Dre e Mos Def, que samplearam uma das músicas de Selda. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.