Garimpo Sonoro: o space age pop de Esquivel 

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Considerado o rei do space age pop, ou pop da era espacial, o mexicano Juan García Esquivel inovou no uso do sistema estéreo nas gravações entre o final dos anos 50 e o começo dos anos 60, ao ponto de colocar duas orquestras em estúdios diferentes e mixar o som ao vivo na cabine.

Pianista, arranjador e diretor de orquestra, era engenheiro eletrônico por formação e aproveitou o que aprendeu na eletrônica para criar experimentações no som que fazia. Criou um pop instrumental que depois ficou conhecido como música lounge, com pitadas de jazz e de ritmos latinos como o mambo e a bossa nova.

Entre os filmes e séries que usaram o som de Esquivel nas suas trilhas estão “Better Call Saul” e “O Grande Lebowski”. Mais você descobre no vídeo abaixo! Assista!

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.