Aliança FARO: Panorama CUBA (Destaques de Março de 2022)

MARÇO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de março!

CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM

Mais um mês que se passa e continuamos incomodados. A difícil situação econômica de Cuba, com inflação crescente e falta de suprimentos básicos, é praticamente insuportável. Em parte, como resultado desse cenário, aumentam as notícias do êxodo massivo de jovens cubanos por diferentes rotas. Às vezes, parece que o país está se esgotando. Assim, o retorno do festival Havana World Music em maio —após dois anos inativo devido à pandemia— é uma das boas notícias que nos enchem de esperança, em meio ao desencanto. Entretanto, aproveitamos os lançamentos musicais, dos quais deixamos algumas recomendações.

ADRIÁN ESTÉVEZ – “DESPERTAR”: “Despertar” (Egrem, 2022) é o primeiro álbum do jovem pianista Adrián Estévez. Nele, respiram-se ares de jazz, matizados com sons do pianismo clássico através de harmonias abertas e improvisações que lembram raízes cubanas, hispânicas e latinas. Destacam-se neste álbum composições como “Buscando La Salida” ou “Nova” onde, além disso, o jovem músico é acompanhado por Samuel Burgos no baixo e Marcos Morales na bateria, companheiros de muitas rotas.

RESIDENTE E IBEYI – “THIS IS NOT AMERICA”: Residente (Calle 13) e Ibeyi apresentaram “This Is Not America”, o mais recente single do rapper porto-riquenho. Fortes percussões afro, belos coros das irmãs franco-cubanas e uma clara mensagem de protesto contra a situação das Américas abaixo do Rio Bravo, são recriados em um videoclipe repleto de referências semânticas que lembram parte da história do nosso continente.

JESÚS PUPO – “ORO”: Jesús Pupo é outro dos jovens pianistas que não param de criar e lançar música. Em seu segundo fonograma, “Oro” (Egrem, 2022), suas histórias de amor, esperança, espiritualidade e harmonia com a natureza são desenvolvidas em formato de banda de jazz com várias colaborações, entre elas, Danay Suarez, que dá voz e autoria ao single “En Ti”.

MAIKEL VISTEL E DAYMÉ AROCENA: “LA JAIBERA”: “La Jaibera” é um chachachá que faz parte da mais recente produção discográfica do saxofonista cubano Maikel Vistel com sua Orquestra Gigante: “Azul Presents En El Mar”. Ele é acompanhado nesta música pela cantora Daymé Arocena, que, de seu timbre amplo de contralto, mostra suas habilidades interpretativas para a música tradicional cubana.

INTERACTIVO – “EN FÁ SONSTENIDO. 20 AÑOS NO ES TODO”: “En Fá Sostenido. 20 Años No Es Todo” (Bis Music, 2022) é o álbum recém-lançado do Interactivo. Eles comemoram duas décadas de banda, então é lógico que seja protagonizado por quem cresceu na banda e teve a ver, de certa forma, com sua criação e desenvolvimento musical, desde os mais experientes até os novatos. Um fonograma que entrega 12 canções de puro prazer cubano, onde se juntam as vozes de Cimafunk, Telmary, William Vivanco, Yusa, Brenda Navarrete, Francis del Río e muitos outros. Como homenagem estão” La flor de mi Jardín”, em que Suylen Milanés aparece fazendo coros, e “Buenos Aires Muerte del 92”, lembrando seu criador, Santiago Feliú. É um álbum histórico, que contém também a versão interativa da música “Viene la Cosa”, de Silvio Rodríguez, mas sobretudo traz, como ele já têm nos habituado, muito sabor.

DANIELA BARRETO – “TE CONOZCO”: A pianista Daniela Barreto estreou recentemente como cantora. Uma garota com uma sensibilidade de partir o coração e um tom de voz muito bonito. Do EP que gravou na República Records, com canções que vão do jazz fusion ao indie, lançou o primeiro single, “Te Conozco”, escrito pelo trovador Silvio Rodríguez, e acompanhada por ninguém menos que Gastón Joya no baixo. Trova cubana e jazz se unem aqui.

TUMBAKIN FEAT FREDYCHAN – “PONTE”: Tumbakin é um novo projeto musical cubano que nasceu da união entre Alcibiades Durruty e Albertico Muguercia, ambos ex-membros da orquestra Pupy y los que Son Son. Para “Ponte”, seu primeiro single audiovisual, eles colaboraram com o dançarino e rapper cubano Fredy-Clan e sua gravadora F-ClanEntertainment, que também os acompanhará em futuras produções. Você respira e dança no mais puro estilo da timba cubana, junto com um pequeno aceno à cultura flamenca com suas palmas e danças características. Tumbakin soa de Barcelona e já está ressoando na cena musical cubana.

RAPZODIA E PIQ MONTANO – “BLACK SUGGAH”: Há meses Rapzodia e Piq Montano, ex-vocalista do Toques del Río, cozinham essa colaboração que finalmente chega às plataformas digitais. “Black Suggah” é uma música sensual que combina as vozes de Piq com Daniela e as desafia, para destacá-las, dentro dos estilos de soul, R&B, hip hop e funk e fundi-las com a inventividade poética que Leonard Acosta exala em seus bares.

JOTA BARRIOZ – “HAVANA 4:00 AM”: “Havana 4:00 am” é o álbum que Jota Barrioz lançou recentemente nas plataformas digitais, distribuído pela Puntilla Music. Um álbum que, segundo o próprio artista, foi escrito nas madrugadaa e revela outra faceta da sua música. “Cada música é uma fase da minha noite, uma fase lunar.” Já conhecíamos “Cada Foto” e “Fantasma”, esta último em colaboração com David Blanco; Agora completa-se com outras cinco canções, entre as quais se destacam “Mala Cancíon de Amor” e “Hot Chat”, além de colaborações com jovens expoentes do hip hop local como Dj Asere, El Individuo e Alfie.

AREMA AREGA – “YOUR BEAUTIFUL EYES”: Arema Arega é uma das artistas mais versáteis da cena musical cubana atual. Assim, “Your Beautiful Eyes” é mais um sucesso de sua parte, que mais uma vez se mostra experimental, diferente e inovadora. Através de sons do soul, jazz, reggae e R&B, o single conta histórias de uma mulher que não consegue deixar seu passado para trás.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.