Aliança FARO: Panorama COLÔMBIA (Destaques de Março de 2022)

MARÇO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de março!

COLÔMBIA
por Sebatian Peña do site Shock.co

Desde 2021 sabíamos que março de 2022 seria um mês movimentado para a indústria da música na Colômbia, mas nunca esperávamos que tantas coisas acontecessem. A banda local Morat se apresentou cinco noites no Movistar Arena em Bogotá batendo o recorde de shows esgotados da casa. Miley Cyrus visitou a Colômbia como parte de sua turnê de festivais pela América Latina e cantou a música “Angels Like You” pela primeira vez em muito tempo. Caifanes e Fito Páez ofereceram shows esgotados em La Macarena em Medellín e Barranquilla celebrou com sucesso seu famoso Carnaval. E agora vem a montanha russa…

O Jamming Festival foi cancelado um dia antes de começar. Cerca de 150 mil pessoas eram esperadas para participar do evento ao longo de três dias. Iria acontecer em Ibagué, já havia plataformas armadas, artistas internacionais viajando para a Colômbia e participantes com hospedagem separada. Foi uma tragédia para o renascimento dos eventos ao vivo e, sobretudo, um pesadelo para os comerciantes que se endividaram comprando produtos que não vão poder vender. É um episódio sombrio na história da cidade de Ibagué e um festival que dificilmente se recuperará disso, apesar do respeito que conquistou em 10 edições.

Quem aconteceu com graça e delicadeza foi o Estéreo Picnic Festival que, embora tenha preenchido o vazio que tínhamos de grandes festivais, foi ofuscado pela morte repentina do baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins. Veja aqui o nosso especial sobre o Estéreo Picnic.

E, bem, como sempre, muita música nova. Esses foram os lançamentos que mais gostamos do mês.

NICOLÁS Y LOS FUMADORES – “DIOS Y LA MATA DE LULO O ¿QUÉ HACER EN CASO DE QUE HAYA PERDIDO LA LUZ?”: Quatro anos se passaram entre “Como Pez en el Hielo”, o álbum de estreia da banda bogotana Nicolás y los Fumadores, e “Dios y la mata de lulo (o qué hacer en caso de que haya perdido la luz)”. Este é um dos álbuns mais esperados da música alternativa colombiana e certamente terá um impacto significativo na América Latina.

GOYO – “EN LETRA DE OTRO”: Gloria Martínez é a voz feminina do Chocquibtown, mas, depois de quase 20 anos com o grupo, ela decidiu começar a trilhar seu caminho como artista solo com a publicação de algumas músicas originais e covers de músicas que a inspiraram a ser a artista que é hoje . Em seu primeiro álbum, que vem de mãos dadas com um documentário da HBO gravado em Condoto, Chocó, ela faz covers de Soraya, Joe Arroyo, Carlos Vives e Tito Puente.

HA$LOPABLITO – “BACK TO LO BÁSICO”: Quatro anos depois de “Es el Puto Sueno”, o bogotano Pablito apresenta todas as faixas que compõem seu segundo projeto discográfico, “Back To Lo Básico“, no qual colabora com Soelia, Ruzto, Nicolás y los Fumadores e Hi-Kymon. Para Pablito, “mais do que tratar da minha infância, este álbum é uma saudade daquele momento. Espero que gostem. Que tempos lindos e raros”.

LAS ÁÑEZ – “DE CURVO CUERPO”: Este tema, composto por Valentina Añez, nasceu do desejo de capturar os reflexos de uma mulher em uma música. A música se concentra em incorporar o desejo de uma pessoa por se valorizar, não importa a aparência de seu corpo. “Não quero ser deusa, nem depender do meu corpo; não quero ser santa, quero ser o que eu quiser”, diz um dos versos. Nas palavras das gêmeas, “depois de compô-la com um violão, sentimos a necessidade de ouvi-la com acompanhamentos diferentes do pedal de loop e dos instrumentos minimalistas e não convencionais que normalmente usamos”.

KOMBA, RUZTO, D’AVILA – “A FIN DE MES”: Uma canção que fala sobre estar com pouco dinheiro, chegar aos últimos dias do mês com poucos pesos no bolso e ainda poder festejar com os amigos. Traz um trabalho visual feito por Tilo Gómez e Juan Triana onde a música é homenageada. O clipe é protagonizado pelos três músicos e de um momento para o outro tudo aumenta; o apartamento vira uma discoteca improvisada para dançar, festejar e se divertir.

FARINA – “FLOW CALLE”: A cantora e rapper colombiana Farina é a figura principal do filme “Flow Calle”, que conta a história de uma artista de bairro chamada Queen Yiselle que terá que enfrentar muitos obstáculos para perseguir seus sonhos. O projeto conta com participações de Yandel, Lenny Tavarez, Myke Towers, Zion, Kiko el Crazy, Bulin 47, Gabriel, La Ross Maria e Musicólogo.

MATILDA NOX – “MALA HIERBA”: Lançada como parte da comemoração do mês da mulher, “Mala Hierba” é uma música composta pela cantora de Tolima em que se respira a força feminina e onde há um convite para abrir os olhos para deixar de ter em mente superficialidades que atingem as pessoas. “Quem disse que a única coisa bonita são as flores, se as pedras também têm mil cores?”, diz um dos versos da música.

ARTISTAS COLOMBIANAS – “DE FUEGO”: A canção fala sobre a luta feminina pela independência, liberdade, renovação e poder. “De Fuego” foi escrita por María Alejandra Plata (Lunalé) e Julián Bernal e estreou há alguns meses, mas ganhou nova força com a interpretação de 10 vozes que lutam pela arte feminina na música independente e participam com voz e instrumentos nesta versão como parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher: María Cristina Plata, Natalia Medina, Juliana Velásquez, María McCausland, Lunalé, Pilar Cabrera, Brina Quoya, Paula Van Hissenhoven, Nicole Ocampo e Sabi Satizabal.

A música nos une!

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.