Aliança FARO: Panorama BOLIVIA (Destaques de Março de 2022)

MARÇO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de março!

BOLIVIA
por Pato Peters / do site Sonidos de Acá

Parte brincadeira, parte séria, o ano na Bolívia sempre começa após as férias de carnaval, então março marcou o início ou a reativação das atividades para muitas pessoas. As escolas, em sua maioria, retomaram as aulas presenciais após dois anos e pela primeira vez desde o início da pandemia tivemos relatos diários sem óbitos em nível nacional. E enquanto a política volta as atenções para a eleição do Defensor do Povo, com uma série de candidatos que parecem ser tirados de uma versão ruim dos Vingadores, os artistas voltam aos palcos quase sem restrições, além do uso de máscaras em espaços fechados. As aglomerações massivas no Carnaval não aumentaram os casos e acreditamos que estamos nos aproximando de um retorno a uma espécie de “normalidade”.

Estes foram alguns dos destaques de março na Bolívia:

LA OTRA MININA FEAT MILA MAGAL E FIERA – “MARIPOSAS MUDAS”: Coincidindo com o 8M, a solista de Santa Cruz La Otra Minina apresentou uma música com uma mensagem forte. A emocionante “Mariposas Mudas” conta com a colaboração de outros dois artistas de Santa Cruz, a cantora e compositora Mila Magal e a rapper Fiera. As três cantam sobre feminicídio e indiferença, tanto das autoridades quanto das pessoas em geral. A esse respeito, a compositora comentou: “Gostaria que não tivéssemos que fazer essa música, gostaria que não doesse tanto, gostaria que a palavra feminicídio não existisse e não estivesse em nossas conversas”. Como se já não bastasse o assunto, termina com estas palavras que ficam gravadas: “me machucam, elas me machucam, que não te machuque é o que mais dói”.

@NONI FEAT FIERA – “JUDAS (TANTO POR DECIR)”: Também lançada no Dia Internacional da Mulher, e novamente com a participação da rapper Fiera, @Noni liberou “Judas (Tanto por Decir)”, homenagem a todas as mulheres que foram traídas. “Não escrevemos com a intenção de lançar nesta data, naquela sessão só escrevemos sobre o que sentimos e vivenciamos”, comentou @Noni. Com vídeo dirigido por Agustín Klarik, esse é o single sucessor de “Perdón”, publicado em 31 de dezembro do ano passado.

OMAR RÍOS – 1977/2022: A música boliviana se vestiu de luto pela partida de Omar Ríos, vocalista fundador da banda Deszaire. Afastado dos palcos há quase uma década devido a uma enfermidade, o músico de 44 anos foi voz marcante de importantes sucessos do cancioneiro local, como “Eres”, “Grabados del Ayer”, “Todos Mis Anelos” e ” Reggae Alone”, tendo lançado quatro álbuns com o grupo de La Paz entre 2003 e 2012, o último dos quais foi intitulado “Libre”.

LUIS GAMARRA – “LIBRE”: O cantor Luis Gamarra lançou seu primeiro álbum em março, um trabalho bastante íntimo e pessoal, como o próprio músico descreve sua estreia. Com seis músicas e uma introdução em forma de poema, “Libre” traz alguns dos singles que Luis vem promovendo nos últimos dois anos, como “Por Un Beso”, “No Cambio Por Ti” e aquele que dá ao EP seu título. O cantor de Santa Cruz de la Sierra começou na música há quase uma década, tendo participado do American Idol em 2013 e do reality show “La banda” na Univisión em 2015. “Libre” chega depois de uma etapa muito complicada para ele, que considerou se afastar completamente da música.

NICO PEÑA E LOS PRANA – “LA BAILABLE”: Nico Peña, cantor e compositor boliviano radicado em Berlim, e a banda Los Prana, de La Paz, uniram seu talento em “La Bailable“, uma música colaborativa que nasceu durante a passagem de Peña pela Bolívia em 2021. Trata-se da primeira amostra de um projeto ambicioso que terá o vencedor da primeira versão do concurso Sound Singer-Songwriters publicando três EPs este ano, todos com músicos convidados de diferentes cidades do país, incluindo Gaby Ferreyra, Mila Magal, Fer Villarroel e Feluval. O primeiro mini-álbum chegará no final de maio.

IRE TORRICO – “ENJAULADA”: A adolescente Ire Torrico compartilhou o vídeo de “Enjaulada”, uma das três músicas de seu segundo EP lançado em fevereiro. O mini-álbum é a primeira coletânea de músicas da solista de 13 anos após seu EP de estreia “Sigue Tu Sueño”, de 2019. Cumprindo tarefas de compositora, a jovem cantora conta com a colaboração de Mila Magal nesta música, que também tem a participação de Cinthia Valenz nos coros.

AVIÓNICA – “NO SABES”: Nove anos depois de “Desde Cero”, seu álbum de estreia, e quase três anos depois de sua última música lançada, Aviónica, o projeto de José “Joti” Mrochek, de Cochabamba, voltou com a primeira amostra de “Lo Mejor Que Me Pasó”, um disco de 12 músicas gravadas no lendário estúdio Sunset Sound em Los Angeles. O primeiro single e vídeo do álbum a ser lançado em abril chama-se “No Sabes”.

NACIÓN – “DESTINO”: A banda de metal Nación apresentou o primeiro single e vídeo do álbum “Destino”, obra que contou com a produção do argentino Andres Giménez, conhecido como guitarrista e voz principal de grupos como A.N.I.M.A.L. e De La Tierra. Os trabalhos do quinto álbum do quinteto de La Paz começaram antes da pandemia e ele será lançado em maio deste ano. O videoclipe da música que dá nome ao álbum foi dirigido pelo videomaker e músico argentino Penumbrart.

IGNACIO VAL – “LIVE FROM HOLLYWOOD”: De Los Angeles, Ignacio Val apresentou seu álbum “Live from Hollywood”, um disco ao vivo que serve como um resumo da carreira de 10 anos do músico de La Paz. Com 10 músicas próprias e uma versão de “Come Together”, dos Beatles, o material foi gravado em novembro do ano passado no Bourbon Room, em Hollywood, e foi transmitido pela TV aberta de Los Angeles. O show fez parte da promoção do EP “Si Mañana No Hay Mañana”, que foi publicado no final de 2021.

OUTRAS ARTES
KIRO RUSSO – “EL GRAN MOVIMIENTO”: Março foi o mês do lançamento nos cinemas do país de “El Gran Movimiento”, o premiado filme do diretor Kiro Russo. Em seu segundo longa, o jovem cineasta oferece em quase 90 minutos uma visão diferente da cidade de La Paz, do ponto de vista de um mineiro doente. O filme vem de ter conquistado várias distinções internacionais, como o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza, Melhor Filme no Festival Márgenes de Cádiz, Melhor Filme Internacional no FIDOCS em Santiago do Chile, Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Autor da Sérvia e Melhor Diretor no Bosphorus Film Festival em Istambul.

LILIANA COLANZI – “USTEDES BRILLAN EN LO OSCURO”: Complementando o que foi anunciado em março, a escritora boliviana Liliana Colanzi foi a vencedora do VII Prêmio Internacional Ribera del Duero, por seu livro “Ustedes Brillan en Lo Oscuro”, que será publicado na Bolívia, Colômbia, Espanha, México e Uruguai em 11 de maio, enquanto a Argentina o fará em 1º de junho deste ano. O trabalho vencedor foi anunciado no dia 24 de março, tendo sido selecionado entre quase mil candidatos de 37 países.

O QUE VEM
FESTIVAL MUSICA COM M DE MUJER – Entre os dias 20 de abril e 14 de maio, durante quatro finais de semana na cidade de Santa Cruz, será realizado o festival Música com M para Mulheres, uma iniciativa da Sonidos de Acá que reunirá muitas das mais importantes artistas femininas do país. De La Paz marcaram presença Vero Pérez, Mayra Gonzales e Feluval; de Cochabamba, Timpana e Fer Villarroel são algumas das artistas convidadas a compartilhar seu talento com artistas locais como Las Majas, Mila Magal, Mariana Massiel, Lu de la Tower e Fer Gómez, entre muitas outras.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.