Aliança FARO: Panorama ARGENTINA (Destaques de Março de 2022)

MARÇO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de março!

ARGENTINA
por Juampa Barbero / do site Indie Hoy

Sem dúvida, março será lembrado por ter deixado um grande número de lançamentos inesquecíveis. De colaborações inesperadas a retornos há muito esperados, a cena musical argentina dá como certo que 2022 será um ano especial. E isso é apenas o começo. Com uma agenda cultural repleta de shows, vários artistas aproveitaram para trazer seu arsenal para combater o frio do outono com estreias inéditas para todos os gostos. Conheça abaixo os destaques!

BABASONICOS – “BYE BYE”:Bye Bye” é o novo single liberado do próximo álbum dos Babasónicos, uma música dançante que mostra a vitalidade do lendário grupo argentino. Junto com a música foi lançado um vídeo dirigido pelo ilustrador David Maruchniak e com direção criativa de Juan Cabral, responsável por outros clipes da banda como “La Lanza”, “La Pregunta” e “La Izquierda de La Noche”, entre outros.

MARILINA BERTOLDI – “MOJIGATA”: Marilina Bertoldi liberou o tão esperado sucessor de “Prender un Fuego” (2018). Composto por 11 músicas, “Mojigata” exibe uma grande variedade de cores e nuances que vão do rock ao funk, passando pelo jazz e baladas, sem perder a força que caracteriza a proposta da cantora de Santa Fé. Lançado pela Pelo Music, o quarto disco de Marilina conta ainda com a participação especial de Javiera Mena em “Amuleto”.

RESIDENTE – “BZRP MUSIC SESSIONS #49”: O boom do mês foi o lançamento esmagador de Residente que aconteceu no BZRP Music Sessions #49. Afiado e implacável, René disparou rimas em forma de granadas por mais de oito minutos, dando conta de seu palavreado feroz que aponta contra a indústria da música e especialmente contra J Balvin. Essa já famosa tiração somou mais de 80 milhões de visualizações no Youtube em março e explodiu a internet dividindo o público em dois polos bem marcados.

SARAHEBE FEAT ANA TIJOUX – “ALMACÉN DE DATOS”: Depois de nos cativar com “Refix” e “México”, Sara Hebe publicou a terceira e última prévia de “Sucia Estrella”, seu próximo álbum. Com a participação da vocalista chilena-francesa Ana Tijoux e a habitual produção de Ramiro Jota, “Almacén de Datos” exibe uma crítica contundente à indústria da música em tom de ironia. A rapper diz tudo o que lhe vem à cabeça sobre um som de dancehall com flashes de afrobeats.

LEO GARCIA – “LEO PUNK”: Leo García surpreendeu seus seguidores com uma obra que mostra seu espírito camaleônico em 13 músicas que exibem sons que lembram o punk rock argentino sob seu filtro multicolorido e muito pessoal. Intitulado “Leo Punk”, o álbum traz ainda uma homenagem a Ricky Espinosa com uma reversão de “Talvez”, hino de Flema que faz parte do repertório de “Si el Placer Es Un Pecado… Bienvenidos al Infierno” (1997).

BAJOFONDO E YSY A – “SONIDO NATIVO DEL RIO”: Outra das boas surpresas do mês foi a colaboração entre Bajofondo e Ysy A. “Sonido Nativo Del Río” reúne dois projetos que, apesar das diferenças, têm muito em comum: tanto o rapper de 23 anos quanto o grupo liderado por Gustavo Santaolalla são reconhecidos por buscar as raízes de cultura argentina buscando criar melodias memoráveis. O vídeo dirigido por Elefante Diamante revela o misticismo da música com imagens de força natural.

CA7RIEL E PACO AMOROSO – “PAGA DIOS” / “EN EL AFTER”: Depois de lançarem discos separados, Ca7riel e Paco Amoroso se juntam novamente em “Temporada II”. A dupla dinâmica da cena urbana argentina reapareceu com “Paga Dios”, um single que amalgama sons eletrônicos, estética de verão e reminiscências dr rock. Pouco tempo depois, eles voltaram a agitar com “En el After”, single também produzido por Neekl, onde a dupla exibe sua energia entre o funk e a disco music.

PAULO LONDRA – “PLAN A”: Falando em retornos, Paulo Londra voltou depois de dois anos imerso na briga legal que o impossibilitou de publicar novas músicas. Como esperado, a fúria gerada pela nova música do músico de Córdoba não passou despercebida e o catapultou para o segundo lugar na parada global do Spotify. Com uma proposta pop punk, “Plan A” foi tendência em grande parte da América Latina, alguns países europeus e Estados Unidos.

MARINA FAGES – “LA CIUDAD NOS ILUMINA LAS CARAS”: Marina Fages entregou em março um novo fragmento do que será seu próximo álbum. A cantora e compositora estreou a música “La Ciudad Nos Ilumina Las Caras“, uma proposta rock com ares otimistas, mensagens de amor e a história de uma interioridade que é compartilhada com o mundo. Além disso, em seu novo single, Fages consegue mostrar seu lado de ilustradora e animadora.

ANDREAS FONTANA – “AZOR”: Depois de debutar na 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, o filme de estreia de Andreas Fontana chegou aos cinemas argentinos. “Azor” é uma co-produção suíço-argentina estrelada por Fabrizio Rongione, Stéphanie Cléau, Elli Medeiros e Juan Pablo Geretto. Um drama histórico que aborda as consequências do golpe de 1976 de uma forma nunca antes vista.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.