Garimpo Sonoro: Os 95 anos do rei do calypso, Harry Belafonte

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

O primeiro artista solo a vender um milhão de cópias, Harry Belafonte completou 95 anos no dia 1º de março. De origem jamaicana, Belafonte popularizou o calypso, um estilo afro-caribenho que surgiu em Trinidad e Tobago em meados do século XIX, com letras politizadas. O disco “Calypso”, lançado pelo cantor em 1956, ficou 31 semanas no topo das paradas da Billboard e vendeu mais de um milhão de cópias.

Cantor, compositor, ator e ativista do movimento pelos direitos civis, Belafonte foi amigo próximo de Martin Luther King, um dos convidados do programa “The Tonight Show”, quando o músico ancorou a atração por uma semana.

Apesar de ser mais conhecido pelo calypso, que depois influenciou ritmos como o reggae e o ska, o músico começou a carreira no jazz, se interessou pela música folk – inclusive, um jovem Bob Dylan participou do disco “Midnight Special” de Belafonte – e ainda gravou blues, gospel e standards. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.